Pesquisar No Site
IBGE divulgará primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 em abril

IBGE divulgará primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 em abril
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a Etapa de Apuração do Censo Demográfico 2022 e divulgará os primeiros resultados no final de abril. A coleta alcançou 189.261.144 pessoas recenseadas, perfazendo 91% de cobertura da população estimada pelo órgão. O instituto encerrou o Censo na última terça-feira (28/2), em todo o Brasil.

#PraTodoVerem: Recenseadoras do IBGE aguardam em frente uma residência para fazer a coleta dados para o Censo Demográfico (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)
O IBGE publicou uma prévia da pesquisa censitária no dia 28 de dezembro de 2022. Na ocasião, a coleta contabilizou 132.558 habitantes em Caraguatatuba. O total representa um aumento de 31.718 moradores em relação ao Censo de 2010, correspondendo a um acréscimo de 31,45% no número de habitantes do município. Caraguá ainda lidera o ranking populacional do Litoral Norte e é a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
A Etapa de Apuração compreende os trabalhos de análise dos dados da pesquisa pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC), incluindo visitas de recenseadores ou supervisores em alguns domicílios. É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.

#PraTodosVerem: Agente censitário supervisor (ACS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazendo a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em rua do Jardim Britânia, em Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)
As informações do Censo Demográfico servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira. Os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas.
A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba envolveu 141 recenseadores, dois agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.
A coleta de dados estatísticos da população brasileira encerraria no dia 31 de outubro de 2022, mas o instituto estendeu a contagem por duas vezes em razão do déficit de recenseadores.
Veja Também Recentes

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da