Pesquisar No Site
Projeto Amanhecer Saudável retoma atividades com aulas no Centro Esportivo e Avenida da Praia

Projeto Amanhecer Saudável retoma atividades com aulas no Centro Esportivo e Avenida da Praia
Condicionamento físico para trabalhar o equilíbrio e o fortalecimento muscular e qualidade de vida, principalmente para o pessoal da Terceira Idade. Esses são os objetivos do Projeto Amanhecer Saudável que foi retomado nesta semana após o esvaziamento por conta da pandemia da Covid-19. As aulas são gratuitas.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, reforçou a importância do projeto, principalmente para as pessoas da Terceira Idade que foi o que mais sofreu com o afastamento social. “Teremos aulas no nosso ginásio – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) – e também na praia para quem não pode fazer durante o dia”.

#PraTodosVerem: Imagem do alto mostra dezenas de alunos na prática de atividade físicas em ginásio (Foto: Divulgação/PMC)
Na manhã desta quarta-feira (8) mais de 80 pessoas das mais variadas idades amanheceram no ginásio para acompanhar as aulas ministradas pelo professor de Educação Física, Alexandre Fernandes da Silva, idealizador da proposta abraçada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
“O projeto começou com a proposta de levar condicionamento físico e de motricidade e colocar esse pessoal na atividade há 8 anos, mas ficamos um pouco parado porque o grupo a ser atendido foi o que mais requeria cuidados durante a pandemia. Hoje, é com muita alegria que vejo o ginásio cheio de pessoas bem dispostas”, explicou.
Caso da Camila Renata Marques Santos, 40 anos, que frequenta a atividade desde o início. Para ela, participar do projeto é qualidade de vida, uma questão espiritual. “Aqui a gente se sente vida, faz novas amizades, conversa, cura da depressão. É uma família, com amor pelo próximo”.
Dona Rosa Aya Kira, 60 anos, iniciou no projeto neste ano está feliz. “É muito prazeroso, bom para nossa saúde, mente e pra nossa idade. Aqui a gente se gente se socializa, conhece os problemas e é bom pra refletir e pra saúde física e mental”.

#PraTodosVerem: Dezenas de alunos praticam atividade físicas em ginásio (Foto: Divulgação/PMC)
O Projeto Amanhecer Saudável é realizado todas as segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h, no Cemug e das 18h às 19h40, na praia do Centro, perto do Garuçá. Os interessados devem procurar o Cemug para fazer exame médico e depois se inscrever no programa.
O secretário Edvaldo Ormindo destacou que o prefeito Aguilar Junior teve a sensibilidade e elaborou o projeto em seu plano de governo, e hoje é uma realidade na cidade. “Além disso, esse projeto leva bem estar às pessoas. Quem tem maior qualidade de vida, encara o cotidiano de maneira mais leve, saudável e com resultados muito melhores”.
O professor Alexandre Fernandes é ex-jogador de futebol com passagens pelo Santos, Portuguesa, Atlético do Paraná, Universidad de Chile e o XV de Caraguatatuba, formado em Educação Física e pós-graduado em Motricidade. “O esporte é minha vida. Faço por amor. Ter o reconhecimento de todos é a melhor recompensa que posso querer”, disse.
Veja Também Recentes

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora