Pesquisar No Site

Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan

DSC_0131
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia-franca no Aruan

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Em uma ação rápida e eficaz, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Argonauta trabalharam em conjunto para enterrar uma baleia Jubarte que apareceu morta e ficou encalhada na praia do Aruan, próximo à ponte sobre o Rio Lagoa.

Participaram da ação as Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), que seguiram orientações prestadas pelo Instituto Argonauta para fazer o enterro do animal. Além disso, a Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil coordenou a circulação de veículos e pedestres próximos ao local.

Segundo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, o enterro é a melhor providência a ser tomada no caso dessa baleia, levando em consideração o avançado estágio de putrefação do animal.

Gallo conta que o animal morto foi avistado pela primeira vez em 8 de outubro, boiando entre a Ilhabela e Caraguatatuba.

Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia-franca no Aruan

Foto: Cláudio Gomes/PMC

“Fomos ao local tentar localizar e só a encontramos no dia seguinte. Rebocamos o corpo até a Ilha do Mar Virado, nas proximidades da Praia da Tabatinga e lá fizemos o seu fundeamento para que não fosse arrastado pela força da maré”, explica.

Ele acredita que durante a madrugada de hoje, com a agitação do mar, os cabos que prendiam o animal ancorado no fundo das águas devem ter se rompido e levado a baleia até à praia do Aruan.

“Mas graças à agilidade da Prefeitura de Caraguatatuba, tudo foi resolvido hoje mesmo, durante a manhã. O trabalho coordenado das secretarias solucionou o que poderia ser um enorme problema, se não fosse a presteza de todos os envolvidos na ação”.

O enterro

Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia-franca no Aruan

Foto: Cláudio Gomes/PMC

A Sesep levou à praia do Aruan uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, além de uma equipe de seis funcionários, que foram orientados a abrir uma cova com quatro metros de profundidade, 15 metros de comprimento e sete de largura. Foi necessário rolar o corpo do animal até a cova, que foi coberta com a areia que já tinha resquícios do animal.

Hugo Gallo acredita que o forte odor do corpo em putrefação ainda será sentido por aproximadamente dois dias. “Depois, a tendência é desaparecer”.

Os trabalhos foram coordenados desde o seu início, às 9h, até o encerramento, às 13h, pelos secretários da Smaap, Marcel Giorgeti, e Sesep, Roberti Costa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CAPA
Caraguatatuba encerra edição do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade” com integração e fortalecimento de vínculos

O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), no centro da cidade, o encerramento do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade”, iniciativa que proporcionou quatro dias de experiências marcantes para um grupo de 36 idosos referenciados pelos equipamentos socioassistenciais do município de Cunha. Ao longo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2026
Banda Municipal Carlos Gomes
Banda Municipal Carlos Gomes comemora aniversário com concerto especial no Teatro Mario Covas

A Banda Municipal Carlos Gomes, de Caraguatatuba, apresenta nesta quarta-feira (15/4), às 20h30, no Teatro Mario Covas, um concerto especial com entrada gratuita em comemoração ao seu aniversário de 62 anos. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro com até uma hora de antecedência e têm como sugestão

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
TMC_Nos Bastidores do Teatro_Foto Gianni D'Angelo (4)
Alunos da rede municipal participam de visita educativa ao Teatro Mario Covas

Cerca de 70 alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram na última terça-feira (31/3), de uma visita orientada ao Teatro Mario Covas. A atividade marca o retorno do projeto educativo “Nos Bastidores do Teatro”. Os estudantes são do 7º ano das EMEFs Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/04/2026
Espetáculos do grupo Os Geraldos têm entrada gratuita na próxima semana no Teatro Mario Covas
Espetáculos do grupo Os Geraldos têm entrada gratuita na próxima semana no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe na próxima semana os espetáculos “Parará – Um Reino Pela Música” e “Saudade”, do grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. As apresentações têm entrada gratuita e integram a programação de aniversário da cidade, que completa 169 anos no dia 20 de abril.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2026
2026 0212 Governo - Hugo Labanca-1828
Projeto Bolsa de Estudos para cursos técnicos têm desconto diferenciado no mês das mulheres

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, firmou termo de parceria com o Colégio Tableau para concessão de bolsa de estudos para os cursos técnicos em Enfermagem, Farmácia, e Segurança no Trabalho. Neste mês, no qual é comemorado o Dia Internacional da Mulher, há desconto diferenciado para

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/03/2026