Pesquisar No Site
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan
Ação coordenada da Prefeitura de Caraguatatuba promove enterro de baleia Jubarte no Aruan

Foto: Cláudio Gomes/PMC
Em uma ação rápida e eficaz, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Instituto Argonauta trabalharam em conjunto para enterrar uma baleia Jubarte que apareceu morta e ficou encalhada na praia do Aruan, próximo à ponte sobre o Rio Lagoa.
Participaram da ação as Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), que seguiram orientações prestadas pelo Instituto Argonauta para fazer o enterro do animal. Além disso, a Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil coordenou a circulação de veículos e pedestres próximos ao local.
Segundo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, o enterro é a melhor providência a ser tomada no caso dessa baleia, levando em consideração o avançado estágio de putrefação do animal.
Gallo conta que o animal morto foi avistado pela primeira vez em 8 de outubro, boiando entre a Ilhabela e Caraguatatuba.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
“Fomos ao local tentar localizar e só a encontramos no dia seguinte. Rebocamos o corpo até a Ilha do Mar Virado, nas proximidades da Praia da Tabatinga e lá fizemos o seu fundeamento para que não fosse arrastado pela força da maré”, explica.
Ele acredita que durante a madrugada de hoje, com a agitação do mar, os cabos que prendiam o animal ancorado no fundo das águas devem ter se rompido e levado a baleia até à praia do Aruan.
“Mas graças à agilidade da Prefeitura de Caraguatatuba, tudo foi resolvido hoje mesmo, durante a manhã. O trabalho coordenado das secretarias solucionou o que poderia ser um enorme problema, se não fosse a presteza de todos os envolvidos na ação”.
O enterro

Foto: Cláudio Gomes/PMC
A Sesep levou à praia do Aruan uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, além de uma equipe de seis funcionários, que foram orientados a abrir uma cova com quatro metros de profundidade, 15 metros de comprimento e sete de largura. Foi necessário rolar o corpo do animal até a cova, que foi coberta com a areia que já tinha resquícios do animal.
Hugo Gallo acredita que o forte odor do corpo em putrefação ainda será sentido por aproximadamente dois dias. “Depois, a tendência é desaparecer”.
Os trabalhos foram coordenados desde o seu início, às 9h, até o encerramento, às 13h, pelos secretários da Smaap, Marcel Giorgeti, e Sesep, Roberti Costa.
Veja Também Recentes
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 133 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Caraguatatuba conta com 213 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 213 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Fundacc abre inscrições para oficina gratuita de acrobacia
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro de Caraguatatuba, recebe neste domingo (18), das 10h às 12h, a oficina “Parada de Mãos”, ministrada pelo acrobata circense Ronaldo Lopes. A atividade é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição pelo link https://tinyurl.com/3tnp46jb. A oficina integra a programação da 3ª edição
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31
Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), que são aniversariantes de outubro, podem fazer a prova de vida obrigatória presencialmente até o dia 29 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou até 31 de