Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação das vias após chuvas fortes

Publicado em: 13/12/2022
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação das vias após chuvas fortes
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação das vias após chuvas fortes

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a execução de serviços de limpeza e desobstrução de ruas e valas atingidas pelas chuvas na segunda-feira (12/12). Em menos de uma hora, mais de 30 milímetros foram registrados, além dos fortes ventos que ultrapassaram os 60 km/h.

#PraTodosVerem: Maquinário da Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza de vala em área alagada na Região Sul (Foto: Divulgação/PMC)

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão atuando no atendimento às ocorrências de limpeza, desobstrução e manutenção de ruas em diferentes bairros do município.

Na Região Sul, que requer maior atenção neste momento, os trabalhos ocorrem com o apoio de três caminhões trucados, duas retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica para a desobstrução de valas e acelerar o escoamento de água até o Rio Itororó, eliminando os alagamentos.

Estão sendo monitoradas as ruas Alta Tensão, Nossa Senhora Aparecida e Izidro Paulino Ferreira, além de outros pontos do bairro Perequê-Mirim. Já na Região Central, a Sesep mantém o foco no Rio da Paca, no Tinga, na Rua Cotovia, no Jardim Gaivotas, na Rua Lucas Nogueira Garcez e Avenida Brasil, no Sumaré e Rua Paulo Ferraz da Silva Porto, na Prainha.

A força-tarefa também percorre ruas dos bairros Praia das Palmeiras, Jardim Britânia e Pontal Santamarina, áreas pouco impactadas devido às obras do Canal Extravasor que dão maior vazão das águas para o Rio Lagoa. Não foram registrados pontos graves de alagamento na Região Norte.

A equipe da Sesep continua percorrendo toda cidade para monitorar e atuar no apoio às intervenções da Defesa Civil, como na remoção de árvores caídas, e assim que as águas baixarem será realizado um mutirão para organização dos bairros. Um contingente de 80 homens deve trabalhar nas ações. A expectativa é da remoção de pelo menos 100 toneladas de material nas diferentes regiões.

Ocorrências

Até o momento, a Defesa Civil de Caraguatatuba atendeu 20 ocorrências. Quedas de árvores em residências e vias públicas foram os principais atendimentos em função dos ventos. Ninguém se feriu ou ficou desabrigado

Entre os bairros atingidos estão Perequê-Mirim, Estrada do Rio Claro, Travessão, Jardim Tarumãs, Porto Novo, Barranco Alto e Morro do Algodão. Pelo menos 15 ocorrências já foram finalizadas.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, as equipes ficaram até a manhã desta terça-feira (13) avaliando as áreas atingidas. Ele alerta que as chuvas e ventos devem continuar até à noite.

Escolas

Das escolas municipais que sofreram avarias, apenas a EMEF Professor Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim) permanece sem previsão de retorno das aulas devido à proporção do estrago provocado pela ventania que atingiu cerca de 60 km/h.

De acordo com a Educação, as unidades CEI/EMEI Stela da Silva (Travessão); CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros (Travessão 2); CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim); CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim); EMEF Profª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim); EMEI/EMEF Professor Alaor Xavier Junqueira (Travessão); CEI/EMEI Professora Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão) e  CEI/EMEI Professora Célia Rocha Lobo (Perequê-Mirim) retomam as atividades nesta quarta-feira (14).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Peça Prisma_Foto Cacá Bernardes (2)
Teatro Mario Covas apresenta peças gratuitas sobre espectro autista na próxima semana

Na próxima semana, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe duas peças teatrais voltadas ao público infantil, que abordam, de forma lúdica e descontraída, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As montagens propõem reflexões sobre diversidade e pertencimento, aliando entretenimento à conscientização. A entrada é gratuita. As apresentações dialogam com

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/04/2026
IMG_9458
Caraguatatuba divulga candidatos aptos e inaptos para eleição do CMDU 2026/2027

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o comunicado oficial com o deferimento e indeferimento das candidaturas para a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), referente ao biênio 2026/2028. O resultado pode ser consultado no Diário Oficial do município clicando aqui. O processo busca preencher as quatro vagas destinadas a

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 27/03/2026
Paraytinga em Cena
Caraguatatuba recebe programação cultural do Circuito Sesc de Artes 2026 neste sábado

Caraguatatuba recebe neste sábado (11/4), das 16h às 20h, na Praça da Cultura, no Centro, o Circuito Sesc de Artes 2026, com diversas atrações artísticas gratuitas para o público de todas as idades. Neste ano, o programa chega à sua 18ª edição e integra as comemorações do 80º aniversário do

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Procon de Caraguatatuba anuncia palestras on-line gratuitas da Escola de Defesa do Consumidor em abril e maio
Procon de Caraguatatuba anuncia palestras on-line gratuitas da Escola de Defesa do Consumidor em abril e maio

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba divulgou uma série de cursos e palestras on-line e presenciais da Fundação Procon-SP para fornecedores e público em geral interessado. A Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC) promove as capacitações nos meses de abril e maio, por meio da plataforma Microsoft Teams,

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/03/2026
Bailarinos de Caraguatatuba participam de competição internacional e conquistam bolsas de estudos no Canadá
Bailarinos de Caraguatatuba participam de competição internacional e conquistam bolsas de estudos no Canadá

A Escola de Bailados de Caraguatatuba participou, entre os dias 17 e 21 de março, em Nova York, do VKIBC – Valentina Kozlova International Ballet Competition, um dos mais importantes festivais de dança do mundo. O evento reuniu jovens talentos de diversos países e é reconhecido por revelar promissores nomes

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2026