Pesquisar No Site

Prefeitura faz o desassoreamento dos rios da Paca e Guaxinduba

desassoreamento-1
Prefeitura faz o desassoreamento dos rios da Paca e Guaxinduba
foto de uma retroescavadeira

Fotos: Márcia de Paula/PMC

O desassoreamento do rio Guaxinduba é um dos trabalhos mais importantes que a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está realizando atualmente.

Uma escavadeira PC de grande porte faz a retirada da areia, no trecho da avenida Fioravante Paschoalim, entroncamento com a rua Ingá, bairro Martim de Sá, nas proximidades da praia.
O secretário da Sesep, Roberti Costa, acredita que os trabalhos devem ser encerrados em 10 dias. Ele explica que a limpeza do Guaxinduba é essencial para o escoamento das chuvas. “Com esse rio desassoreado, a drenagem dos bairros Cantagalo, Serraria, Cidade Jardim e Martim de Sá aumenta, evitando transbordamentos”.
Outros dois rios que estão em processo de dragagam são o rio da Paca, na região do bairro do Tinga, e o Juqueriquerê, no Porto Novo. Escavadeiras hidráulicas trabalham nas margens fazendo a limpeza para evitar novas enchentes.
Limpeza geral em diversos bairros
Diversos bairros da cidade passam por uma limpeza geral, com serviços de capina, roçada, varrição e retirada de detritos. Nas ruas do bairro Indaiá,  equipes da Sesep se concentram hoje (21) nas avenidas Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná e rua Aristides Anísio.
Ruas dos bairros Morro do Algodão, Martim de Sá, Olaria e Casa Branca  também recebem serviços de limpeza. Na praia do Centro, um caminhão pipa, desde ontem, faz a limpeza da ciclovia, atingida pela lama trazida pelas chuvas.

Fotos: Márcia de Paula/PMC

No bairro Cidade Jardim, próximo ao Cantagalo, a Praça da Avenida José Abel Galvão, esquina com Alameda das Seringueiras, foi totalmente roçada e as guias da avenida estão sendo pintadas.

Roberti Costa explica que a Secretaria está trabalhando de forma acelerada não só na recuperação dos bairros atingidos pelas chuvas, como também fazendo um trabalho geral de prevenção. “Pouco a pouco, retomamos nossa rotina de trabalho, fazendo o melhor por nossa cidade”.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Primeiro encontro da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda encantamento ao cliente
Primeiro encontro da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda encantamento ao cliente

Os preparativos para o tradicional Festival Gastronômico da cidade já começou. Teve início, terça-feira (16), a Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto, voltada aos empresários participantes do evento. A capacitação para os proprietários de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município, tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 17/06/2026
Vôlei feminino Sub-18 de Caraguatatuba estreia com vitória na Copa Regional de Guararema
Vôlei feminino Sub-18 de Caraguatatuba estreia com vitória na Copa Regional de Guararema

A equipe Sub-18 feminina de voleibol de Caraguatatuba começou com o pé direito sua participação na Copa Regional de Guararema. Na estreia da competição, realizada no último fim de semana (6 e 7), as atletas venceram a equipe de Tremembé por 2 sets a 0, demonstrando bom entrosamento, organização tática

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/06/2026
gincana (2)
Gincana mobiliza estudantes e arrecada recicláveis em escolas de Caraguatatuba

A conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos foram os temas centrais da gincana “Descarte Certo”, que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba entre os dias 18 de maio e 1º de junho. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/06/2026
set (3)
Estudantes premiados no Curta Caraguá participam de visita ao set do longa “Clamor”

Estudantes da EMEF Profº Euclydes Ferreira participaram de uma visita exclusiva ao set de filmagens do longa-metragem “Clamor”, em Santos (SP), na terça-feira (26). A atividade integrou uma premiação especial concedida durante a cerimônia do ‘Curta Caraguá’ 2025, pelo curta estudantil “A Esperança”, produção que chamou a atenção do produtor

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 27/05/2026
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba

Tecnologia, leitura, matemática e protagonismo estudantil se encontraram na EMEI/EMEF “Profº Jorge Passos”, no bairro Jaraguazinho, no dia 12 de maio, para cerimônia de certificação das plataformas ‘Elefante Letrado’ e ‘Matific’. A ação integra o projeto “Escola Conectada”, iniciativa que tem transformado a rotina dos alunos por meio do uso

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/05/2026