Pesquisar No Site
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal

Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última semana o encerramento do projeto ‘Educa Sabesp’. Desenvolvido pelo Setor de Projetos em parceria com a Sabesp, a ação foi realizada como piloto em quatro unidades escolares, envolvendo 16 turmas e aproximadamente 450 alunos.
“O objetivo do projeto é ampliar o diálogo sobre a água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais”, explicou a articuladora Mayara Peixoto.

#PraTodosVerem: Montagem com fotos das exposições de trabalhos confeccionados pelos alunos durante atividades do projeto Educa Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)
Iniciado no 1º semestre letivo de 2022, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Este ano, com orientação dos professores Bruno da Silva Pereira, Ana Paula Accacio Veloso, Alessandra Regina Pinheiro da Costa, Alex Sandro e Bárbara Amaral Paiva, participaram as Emefs Profª Maria Aparecida Ujio; Profº Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e Emefebs Ricardo Luques Sammarco Serra.
Durante o projeto, os professores participaram de uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolveram e aplicaram planos de aula com tema ‘água e saneamento’ e realizaram com os alunos a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) no Porto Novo, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado.
Na atividade externa os alunos puderam ver como ocorrem todos os processos da água, da captação ao tratamento e distribuição. Como resultado final, os alunos produziram trabalhos e atividades que puderam ser apreciados em exposições das unidades escolares e que estão em exposição na sede da Secretaria de Educação até o final da próxima semana.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participaram das atividades com os estudantes, explicando sobre os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.

#PraTodosVerem: A secretária de Educação, Márcia Paiva, posa para foto com equipe gestora, aluna e representante da Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, esteve presente no evento de encerramento e destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do prefeito Aguilar Junior, agradeceu a dedicação dos professores, equipes gestoras, do setor de Projetos e demais envolvidos nas atividades. Agradeceu também aos profissionais da Sabesp que se empenharam em receber educadores e alunos compartilhando suas experiências profissionais, contribuindo para seu desenvolvimento.
“A parceria entre a Prefeitura e a Sabesp vem enriquecer as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação. Sob o ponto de vista pedagógico, as práticas educativas do projeto fortalecem ainda mais essas ações, transmitindo aos alunos ensinamentos que podem transformar sua vivência e relação cotidiana com o meio ambiente para que possam ser mais saudáveis e sustentáveis”, finalizou.
Confira aqui alguns registros das cerimônias de encerramento do projeto Educa Sabesp.
Veja Também Recentes

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma