Pesquisar No Site

Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal

Publicado em: 09/11/2022
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última semana o encerramento do projeto ‘Educa Sabesp’. Desenvolvido pelo Setor de Projetos em parceria com a Sabesp, a ação foi realizada como piloto em quatro unidades escolares, envolvendo 16 turmas e aproximadamente 450 alunos.

“O objetivo do projeto é ampliar o diálogo sobre a água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais”, explicou a articuladora Mayara Peixoto.

#PraTodosVerem: Montagem com fotos das exposições de trabalhos confeccionados pelos alunos durante atividades do projeto Educa Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)

Iniciado no 1º semestre letivo de 2022, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Este ano, com orientação dos professores Bruno da Silva Pereira, Ana Paula Accacio Veloso, Alessandra Regina Pinheiro da Costa, Alex Sandro e Bárbara Amaral Paiva, participaram as Emefs Profª Maria Aparecida Ujio; Profº Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e Emefebs Ricardo Luques Sammarco Serra.

Durante o projeto, os professores participaram de uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolveram e aplicaram planos de aula com tema ‘água e saneamento’ e realizaram com os alunos a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) no Porto Novo, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado.

Na atividade externa os alunos puderam ver como ocorrem todos os processos da água, da captação ao tratamento e distribuição. Como resultado final, os alunos produziram trabalhos e atividades que puderam ser apreciados em exposições das unidades escolares e que estão em exposição na sede da Secretaria de Educação até o final da próxima semana.

A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participaram das atividades com os estudantes, explicando sobre os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.

#PraTodosVerem: A secretária de Educação, Márcia Paiva, posa para foto com equipe gestora, aluna e representante da Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, esteve presente no evento de encerramento e destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, disse.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do prefeito Aguilar Junior, agradeceu a dedicação dos professores, equipes gestoras, do setor de Projetos e demais envolvidos nas atividades. Agradeceu também aos profissionais da Sabesp que se empenharam em receber educadores e alunos compartilhando suas experiências profissionais, contribuindo para seu desenvolvimento.

“A parceria entre a Prefeitura e a Sabesp vem enriquecer as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação. Sob o ponto de vista pedagógico, as práticas educativas do projeto fortalecem ainda mais essas ações, transmitindo aos alunos ensinamentos que podem transformar sua vivência e relação cotidiana com o meio ambiente para que possam ser mais saudáveis e sustentáveis”, finalizou.

Confira aqui alguns registros das cerimônias de encerramento do projeto Educa Sabesp.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba divulga convocação com 20 bolsistas do PEAD
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 16 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou outros 16 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para atuar na limpeza e manutenção de ruas, avenidas, vielas, margens de rios, praças e praias, entre outros espaços públicos do município. Os selecionados devem ir nesta quarta, quinta e sexta-feira (25, 26 e 27/1), das

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 24/01/2023
Secretaria de Esportes de Caraguatatuba inicia aulas na próxima segunda-feira para rematriculados
Secretaria de Esportes de Caraguatatuba inicia aulas na próxima segunda-feira para rematriculados

A partir de segunda-feira (23) tem início as aulas de esportes de 2023 no Centro Municipal Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) e nos núcleos esportivos, com exceção dos Ciases Travessão e Sumaré, para os atletas que já fizeram suas rematrículas. As aulas seguem a grade horária da turma que cada um

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/01/2023
Prefeito dá boas-vindas a professores de esporte e Corpo de Bombeiros faz palestra sobre primeiros socorros
Prefeito dá boas-vindas a professores de esporte e Corpo de Bombeiros faz palestra sobre primeiros socorros

O início do ano esportivo em Caraguatatuba foi marcado pela recepção feita pelo prefeito Aguilar Junior e pela equipe do Corpo de Bombeiros que ministrou uma palestra sobre primeiros socorros para cerca de 70 professores da Secretaria de Esportes e Recreação, por meio do Projeto Nova Onda. “Faço questão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 30/01/2023
Rematrículas e aberturas de novas turmas para atividade esportivas ocorrem na segunda quinzena de janeiro
Rematrículas e aberturas de novas turmas para atividade esportivas ocorrem na segunda quinzena de janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que a renovação de matrículas e abertura de novas turmas para atividades esportivas serão realizadas a partir da segunda quinzena de janeiro. “As datas e locais serão informados tão logo seja definido calendário”, explica o secretário da

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/01/2023
Prefeitura de Caraguatatuba retoma mutirão de limpeza ‘Bairro a Bairro’ na próxima segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba retoma mutirão de limpeza ‘Bairro a Bairro’ na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba vai retomar as ações do programa ‘Bairro a Bairro’ na próxima semana. O mutirão de zeladoria urbana, promovido pela Secretaria de Serviços Públicos, estava pausado desde o final de dezembro do ano passado devido às demandas da alta temporada. Entre os dias 9 e 13 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/01/2023