Pesquisar No Site

Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal

Publicado em: 09/11/2022
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal
Projeto piloto em parceria com a Sabesp desenvolve atividades com mais de 400 alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última semana o encerramento do projeto ‘Educa Sabesp’. Desenvolvido pelo Setor de Projetos em parceria com a Sabesp, a ação foi realizada como piloto em quatro unidades escolares, envolvendo 16 turmas e aproximadamente 450 alunos.

“O objetivo do projeto é ampliar o diálogo sobre a água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais”, explicou a articuladora Mayara Peixoto.

#PraTodosVerem: Montagem com fotos das exposições de trabalhos confeccionados pelos alunos durante atividades do projeto Educa Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)

Iniciado no 1º semestre letivo de 2022, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Este ano, com orientação dos professores Bruno da Silva Pereira, Ana Paula Accacio Veloso, Alessandra Regina Pinheiro da Costa, Alex Sandro e Bárbara Amaral Paiva, participaram as Emefs Profª Maria Aparecida Ujio; Profº Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e Emefebs Ricardo Luques Sammarco Serra.

Durante o projeto, os professores participaram de uma capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolveram e aplicaram planos de aula com tema ‘água e saneamento’ e realizaram com os alunos a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) no Porto Novo, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado.

Na atividade externa os alunos puderam ver como ocorrem todos os processos da água, da captação ao tratamento e distribuição. Como resultado final, os alunos produziram trabalhos e atividades que puderam ser apreciados em exposições das unidades escolares e que estão em exposição na sede da Secretaria de Educação até o final da próxima semana.

A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participaram das atividades com os estudantes, explicando sobre os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.

#PraTodosVerem: A secretária de Educação, Márcia Paiva, posa para foto com equipe gestora, aluna e representante da Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, esteve presente no evento de encerramento e destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, disse.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, em nome do prefeito Aguilar Junior, agradeceu a dedicação dos professores, equipes gestoras, do setor de Projetos e demais envolvidos nas atividades. Agradeceu também aos profissionais da Sabesp que se empenharam em receber educadores e alunos compartilhando suas experiências profissionais, contribuindo para seu desenvolvimento.

“A parceria entre a Prefeitura e a Sabesp vem enriquecer as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação. Sob o ponto de vista pedagógico, as práticas educativas do projeto fortalecem ainda mais essas ações, transmitindo aos alunos ensinamentos que podem transformar sua vivência e relação cotidiana com o meio ambiente para que possam ser mais saudáveis e sustentáveis”, finalizou.

Confira aqui alguns registros das cerimônias de encerramento do projeto Educa Sabesp.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024