Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba apoia ação de ONG para despoluição do Rio Tabatinga

Prefeitura de Caraguatatuba apoia ação de ONG para despoluição do Rio Tabatinga
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, se reuniu com representantes da ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), na segunda-feira (24), para firmar parceria em ação ambiental na região norte da cidade.
A reunião abordou o projeto ‘Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde’, uma iniciativa que visa preservar e despoluir o rio desde a nascente até a sua foz entre as praias da Tabatinga e Galhetas.

#PraTodosVerem: Pessoas em pé conversando próximo à uma cabana de madeira no Sítio do Jacu (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Na ocasião, o secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, e representantes do Setor de Projetos Ambientais foram recebidos pelo presidente do Ceepam, Eduardo Leduc.
A conversa teve por objetivo alinhar as propostas do mutirão de limpeza planejado para o dia 19 de novembro, que contará com setores da Prefeitura e apoio de voluntários.
A motivação do projeto se dá pelo fato de que há alguns anos a praia da Tabatinga se mantinha com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição por coliformes fecais da água do mar no trecho próximo ao rio.
Hoje, dados do último período de amostragem da qualidade da água pela Cetesb revelam que todas as praias da cidade estão próprias para banho. Por isso, é importante continuar preservando.
Cronograma
O evento será realizado de 8 a 19 de novembro com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde e Educação, além dos institutos Supereco, Argonauta, Associação Caraguatás Ambiental, Sabesp e outros voluntários de empresas parceiras.
Dia 8 – Oficina educacional, “Serra, Terra e Mar”, realizada pelo Instituto Supereco.
Dia 10 – Oficina Educacional “O lixo na casa dos animais marinhos”, realizada pelo Instituto Argonauta.
Dias 12 a 15 – Exposição educativa na praia Tabatinga (Quiosque do Chileno), sobre a poluição do rio e do mar.
Dia 14 – Limpeza de micro lixo liderada por Gigliardi Ferreira, o “Guardião das Costeiras, na costeira da Mococa/Gaivotas, visando a proteção das tartarugas que frequentam o local.
Dia 19 -Exposição educativa na praia e mutirão de limpeza no rio Tabatinga, costeira das Galhetas, praia e bairros da Tabatinga e Galhetas com apoio das entidades e voluntários.
Veja Também Recentes

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo