Pesquisar No Site

Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana

Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana
Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapi) promoveu na primeira semana de outubro torneios de bilhar, bocha e dominó e também uma gincana, voltados aos idosos frequentadores do Centro Dia e do Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Palco do Ciapi. Imagem dos vencedores da gincana. (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo foi marcar a celebração do Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

De acordo com o professor de Educação Física, José Roberto da Silva, as competições tiveram o objetivo de promover a interação entre os mais de 800 idosos que frequentam o Ciapi, diariamente.

“Participaram das atividades usuários, professores e funcionários do Ciapi e da Acalento, onde propusemos tarefas de forma lúdica, recreativa, para que todos pudessem exercitar suas habilidades físicas e mentais e colaborativas”, disse.

#PraTodosVerem: Palco do Ciapi. Imagem dos vencedores no dominó Palco do Ciapi.. (Foto: Divulgação/PMC)

No bilhar foram 16 inscritos; na bocha, 14; e 34 pessoas no dominó. “A organização dos torneios foi um desafio prazeroso. Agradeço a oportunidade e que venham os próximos”, declarou a funcionária do Ciapi/Acalento, Jéssica Janer Rodrigues.

Os três primeiros colocados no torneio de bilhar foram: 1º lugar, Altair Alves; 2º lugar, Rodrigo Ribeiro; e 3º lugar, Eugênio Quintino. Na bocha a colocação final foi: 1º lugar, Odair Cornachione; 2º lugar, Dagoberto José Ávila; e 3º lugar, Amarildo Passos. No dominó: 1º lugar para a dupla Eugênio Quintino e Maria da Glória Gonçalves Silva; 2º lugar, Hamilton Bento e Isaura da Silva; e 3º lugar, Amélia Jaques e Ivaldo Tavares. Na gincana foram 150 inscritos divididos em duas equipes, amarela e vermelha, sendo a vencedora a equipe amarela.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Imagem dos vencedores do bilhar Palco do Ciapi. (Foto: Divulgação/PMC)

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 20/08/2026
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia

Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026
Atleta de Caraguatatuba conquista dois títulos no Mundial Feminino de Jiu-Jítsu
Atleta de Caraguatatuba conquista dois títulos no Mundial Feminino de Jiu-Jítsu

A atleta de Caraguatatuba Thuê Martins Peçanha conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial Feminino de Jiu-Jítsu Olímpico 2026. Aos 13 anos, foi campeã nas modalidades Gi e No-Gi no último domingo (9/8), no Centro de Capacitação Física do Exército, na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 13/08/2026
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil

Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 24/08/2026
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026