Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações do programa ‘Obras Regulares’

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações do programa ‘Obras Regulares’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem intensificado as ações para identificar e fiscalizar a existência de construções irregulares no município, como parte do programa ‘Obras Regulares’, criado pela pasta em junho do ano passado.

#PraTodosVerem: Imagem de prédio residencial em fase adiantada de construção (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo da iniciativa é evitar a execução de obras que estejam em desacordo com os requisitos técnicos e legais exigidos, como a necessidade de possuir projeto aprovado e contar com alvará emitido pela administração municipal. Uma força-tarefa, iniciada nesta semana, irá atuar nas três regiões da cidade.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a abordagem das equipes inclui a verificação de documentação e análise do terreno, para saber se a obra está regular e em local adequado para construção. A pena para o desrespeito à legislação pode variar entre multa e embargo pela fiscalização.
“Não justifica iniciar uma construção ou ampliação sem autorização da Prefeitura. O preço da negligência pode ser muito alto, principalmente, quando se coloca em risco a vida das pessoas, seja do trabalhador ou de quem transita perto dessas obras clandestinas”, alertou Cardozo.
Ele comentou ainda sobre a celeridade no atendimento dos pedidos que chegam à Secretaria. “O Setor de Análise e Aprovação de Projetos analisa a documentação e, se estiver correta, a aprovação pode sair em até 10 dias, além de termos bons técnicos que auxiliam em todo o processo”, destacou.

#PraTodosVerem: Imagem de prédio residencial em fase adiantada de construção (Foto: Divulgação/PMC)
Mercado aquecido
Desde o ano passado, a Secretaria de Urbanismo agilizou os processos de aprovação de projetos de obras, reformas, ampliações e regularizações.
Somente em 2022, a Secretaria de Urbanismo já soma mais de 1 mil alvarás emitidos para novas construções, demonstrando o aquecimento e crescimento do setor no município
O Setor de Análise e Aprovação de Projetos possui seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de 10 dias.
Eles chegam a ligar para o profissional e mandar e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que envie todos os documentos corretos, de forma a acelerar a análise.
A Secretaria de Urbanismo fica na Avenida Brasil, 749, no bairro Sumaré, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-6060 ou e-mail urbanismo@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba instaura protocolo de atendimento aos usuários com indicação para uso de cateter hidrofílico
O município vai implantar um protocolo clínico voltado ao atendimento de usuários com indicação para uso de cateter hidrofílico. O lançamento oficial será nesta quinta-feira (14), às 8h30, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), com a programação “Caraguatatuba em Ação – Um

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Macc lança “Doe História” para ampliar acervo sobre Escola Adaly Coelho Passos
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) dá início à campanha “Doe História” para arrecadar fotografias e objetos antigos referentes à antiga Escola Profª Adaly Coelho Passos, prédio onde está instalado desde 2002, o Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. O objetivo é enriquecer o acervo histórico do museu, coletar registros que retratam