Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (10), evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório da Fundacc.

#PraTodosVerem: Mulher em cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Participaram profissionais da área e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e do CAPS-AD. Foram promovidas palestras sobre o tema e uma dinâmica de reflexão.
O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde, elaborado em 1947 é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O objetivo da data é chamar a atenção para a necessidade desse cuidado que é fundamental, porque a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e droga ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, entre outras.

#PraTodosVerem: Homem cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em Caraguatatuba existem equipamentos que são especializados no atendimento da saúde mental, são eles, CAPS II, CAPS-AD, Protege, Ambulatório Infanto-juvenil e Centro Especializado em Reabilitação (CER) que atende pacientes com autismo.
A diretora do setor de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, reforça que todas as pessoas precisam melhorar sua saúde mental e nem todas dão atenção para essa área do corpo. “É muito importante dar valor a essa causa e o retorno pós-pandemia está sendo um desafio. É hora de renovar as energias e tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos”, destaca.
Foram realizadas as palestras sobre ‘Normatização da Violência na Infância e Adolescência’, ministrada pelo psicólogo Cristiano Lanza Liveraro; ‘Como conhecer as habilidades sociais e desenvolvê-las’, pela psicóloga Valéria de Souza Santana; e a sensibilização e Dinâmica: ‘Criatividade no Enfrentamento da Vida Cotidiana’, pela psicóloga Mirna Fleck de Sá e a terapeuta ocupacional Maíra de Paiva.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– CAPS-AD, no Perequê-Mirim, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, no Centro. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER – O setor de Reabilitação Neuro Infantil, no bairro Jardim Primavera, atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital
Ações continuadas: Prefeitura de Caraguatatuba reforça combate ao descarte irregular e crimes ambientais
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), mantém vigilância constante contra o descarte irregular de resíduos sólidos e crimes ambientais em diversas regiões da cidade. As vistorias realizadas ao longo do mês de setembro foram intensificadas após
Membros da CIPA para Gestão 2026/2027 são empossados nesta sexta-feira em Caraguatatuba
A posse dos representantes dos servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 é na próxima sexta-feira (9/10), às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O Treinamento dos Novos Membros da CIPA – Gestão