Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado

No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (10), evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório da Fundacc.

#PraTodosVerem: Mulher em cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Participaram profissionais da área e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e do CAPS-AD. Foram promovidas palestras sobre o tema e uma dinâmica de reflexão.
O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde, elaborado em 1947 é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O objetivo da data é chamar a atenção para a necessidade desse cuidado que é fundamental, porque a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e droga ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, entre outras.

#PraTodosVerem: Homem cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em Caraguatatuba existem equipamentos que são especializados no atendimento da saúde mental, são eles, CAPS II, CAPS-AD, Protege, Ambulatório Infanto-juvenil e Centro Especializado em Reabilitação (CER) que atende pacientes com autismo.
A diretora do setor de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, reforça que todas as pessoas precisam melhorar sua saúde mental e nem todas dão atenção para essa área do corpo. “É muito importante dar valor a essa causa e o retorno pós-pandemia está sendo um desafio. É hora de renovar as energias e tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos”, destaca.
Foram realizadas as palestras sobre ‘Normatização da Violência na Infância e Adolescência’, ministrada pelo psicólogo Cristiano Lanza Liveraro; ‘Como conhecer as habilidades sociais e desenvolvê-las’, pela psicóloga Valéria de Souza Santana; e a sensibilização e Dinâmica: ‘Criatividade no Enfrentamento da Vida Cotidiana’, pela psicóloga Mirna Fleck de Sá e a terapeuta ocupacional Maíra de Paiva.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– CAPS-AD, no Perequê-Mirim, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, no Centro. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER – O setor de Reabilitação Neuro Infantil, no bairro Jardim Primavera, atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre