Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (10), evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório da Fundacc.

#PraTodosVerem: Mulher em cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Participaram profissionais da área e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e do CAPS-AD. Foram promovidas palestras sobre o tema e uma dinâmica de reflexão.
O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde, elaborado em 1947 é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O objetivo da data é chamar a atenção para a necessidade desse cuidado que é fundamental, porque a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e droga ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, entre outras.

#PraTodosVerem: Homem cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em Caraguatatuba existem equipamentos que são especializados no atendimento da saúde mental, são eles, CAPS II, CAPS-AD, Protege, Ambulatório Infanto-juvenil e Centro Especializado em Reabilitação (CER) que atende pacientes com autismo.
A diretora do setor de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, reforça que todas as pessoas precisam melhorar sua saúde mental e nem todas dão atenção para essa área do corpo. “É muito importante dar valor a essa causa e o retorno pós-pandemia está sendo um desafio. É hora de renovar as energias e tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos”, destaca.
Foram realizadas as palestras sobre ‘Normatização da Violência na Infância e Adolescência’, ministrada pelo psicólogo Cristiano Lanza Liveraro; ‘Como conhecer as habilidades sociais e desenvolvê-las’, pela psicóloga Valéria de Souza Santana; e a sensibilização e Dinâmica: ‘Criatividade no Enfrentamento da Vida Cotidiana’, pela psicóloga Mirna Fleck de Sá e a terapeuta ocupacional Maíra de Paiva.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– CAPS-AD, no Perequê-Mirim, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, no Centro. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER – O setor de Reabilitação Neuro Infantil, no bairro Jardim Primavera, atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes
Prefeitura promove terceira audiência pública da LOA 2027 de Caraguatatuba nesta quarta-feira no Massaguaçu
Moradores da região Norte podem participar da terceira audiência pública descentralizada da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027 da Prefeitura de Caraguatatuba nesta quarta-feira (30/9), às 19h, na Emef Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. A audiência será uma oportunidade para a população conhecer as informações sobre
Astromania leva ciência para a praia em campeonato de foguetes de Caraguatatuba
Garrafas PET, criatividade e conhecimentos aprendidos em sala de aula ganharam os céus da Praia do Aruan durante o 1º Campeonato Municipal de Lançamento de Foguetes – Astromania 2026. A competição, realizada na última semana, reuniu estudantes da rede municipal de ensino em uma experiência que uniu ciência, matemática e
Cinema e ciência colocam estudantes no centro do palco em manhã de premiações em Caraguatatuba
Teve personagens conhecidos, torcida, troféus, performances, ciência e muita emoção. O Teatro Mario Covas viveu uma manhã diferente na quarta-feira (23), com duas premiações da rede municipal de ensino: o 2º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema – e o Mentes Brilhantes. A primeira parte da programação foi dedicada
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (10/10), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a terceira edição do projeto “Noite Cubana – Vem Bailar”, uma celebração à riqueza cultural de Cuba, que se expressa por meio dos seus ritmos e
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e