Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Entre os dias 24 e 26 de julho, de sexta-feira a domingo, Caraguatatuba recebe o I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no Centro Universitário Módulo, no bairro Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/387tj7us
O encontro é aberto ao público e deve reunir pesquisadores, estudantes e representantes de instituições ligadas ao patrimônio cultural para discutir as relações entre patrimônio, território, paisagem e temporalidade, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.
No decorrer dos últimos anos, o Observatório promoveu rodas de conversa, seminários, simpósios e encontros voltados à construção coletiva do conhecimento sobre o patrimônio cultural do Vale do Paraíba e do Litoral Norte paulista.
Este primeiro congresso representa um novo momento da iniciativa, ampliando o debate sobre a paisagem como elemento fundamental para a compreensão da identidade dos territórios e das relações entre as comunidades e seus lugares de pertencimento.
A programação prevê mesas temáticas sobre arqueologia, patrimônio material e imaterial, geografia urbana, museus, arquivos, produção de saberes e paisagem, reunindo especialistas de diferentes áreas. Também estão previstas apresentações de trabalhos acadêmicos, presenciais e online, além de uma visita técnica ao Sítio Arqueológico São Francisco, em São Sebastião, no último dia de programação.
Criado em janeiro de 2017, em São Luiz do Paraitinga, o Observatório da Paisagem surgiu durante as comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A iniciativa foi estruturada como uma rede colaborativa formada pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e Litoral Norte, pelos Departamentos de Arquitetura e História da Universidade de Taubaté e por diversos parceiros da região, com o objetivo de fortalecer ações de preservação, valorização e difusão do patrimônio cultural.
Para os organizadores, compreender a paisagem como um sistema complexo, formado por aspectos históricos, ambientais, culturais e sociais, é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento das comunidades e orientar políticas de desenvolvimento sustentável que respeitem a memória, a identidade e as referências culturais da população.
O Congresso é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A iniciativa conta com a parceria do Governo Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e Centro Universitário Módulo.
O Centro Universitário Módulo está localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, nº 1.000, na Martim de Sá, em Caraguatatuba. Mais informações:
Serviço
1º Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Dias 24, 25 e 26 de julho – sexta-feira, sábado e domingo
Local: Centro Universitário l Rua Maria D’Assumpção Carvalho, nº 1000 – Martim de Sá, Caraguatatuba
Gratuito l Livre
Programação:
Dia 24/7 – Sexta
9h – Abertura
9h30 – O Observatório da Paisagem e a Construção Participativa do Espírito do Lugar
10h – Mesa: O Papel do Tempo na Ideia de Patrimônio Cultural
11h – Mesa: A Arqueologia Como Instrumento de Construção do Pertencimento ao Lugar
12h – Almoço
13h30 – Mesa: A Geografia do Espaço Urbano e o Patrimônio Material
14h20 – Mesa: Imaterialidades e Territórios
15h20/15h40 – Intervalo
15h40 – Mesa: Museus e Territorialidades
Dia 25/7 – Sábado
9h30 – Mesa: Arquivos e Produção de Saberes
10h30/10h40 – Intervalo
10h40 – Mesa: Paisagem Como Olhar e Como Sistema
11h40 – Almoço
13h30 – Apresentação de Comunicações/Fórum de Discussões
18h – Encerramento
Dia 26/7 – Domingo
10h – Visita ao sítio arqueológico São Francisco – São Sebastião
Veja Também Recentes
Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Caraguatatuba cresce 33% em arrecadação do Imposto de Renda em 2026
O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Caraguatatuba registrou um avanço significativo no volume de doações recebidas por meio da destinação do Imposto de Renda, em 2026. O montante arrecadado atingiu R$ 79.563,72, crescimento de mais de 33% em comparação com os R$ 58.593,58 contabilizados em 2025. De acordo com o presidente do Conselho Municipal
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a
Operação Cata-Treco percorre 40 bairros de Caraguatatuba em agosto
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma nova fase da Operação Cata-Treco nesta segunda-feira, com atendimento previsto em 40 bairros para o mês de agosto. Até o dia 1º de setembro, as equipes devem percorrer localidades das regiões Sul, Centro e Norte para recolher móveis velhos,
Servidores públicos de Caraguatatuba participam do projeto “Patrimônio em Ação”
No mês de agosto teve início o projeto “Patrimônio em Ação”, que visa visitas guiadas aos servidores públicos de Caraguatatuba. A proposta é aproximar o patrimônio cultural e artístico da cidade, contribuindo para que os agentes conheçam e reconheçam a importância de bens históricos, manifestações, acervos, espaços e referências relacionadas à memória
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.
