Pesquisar No Site
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC
O município de Caraguatatuba foi contemplado em um edital nacional voltado à seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O reconhecimento foi conquistado por meio do projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, em 2025.

#PraTodosVerem: Caraguatatuba ganha reconhecimento por projeto realizado pela educação infantil em tempo integral.
Representando o município, a professora Juliana Caldas, do CEI/EMEI Messias Mendes de Souza (Ipiranga) e a professora do Apoio Pedagógico, Maria de Fátima Nogueira da Rocha, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Caraguatatuba, participarão de visitas técnicas ao município de São José dos Campos (SP), entre os meses de julho e agosto. As atividades serão custeadas pelo Ministério da Educação (MEC) e têm como objetivo promover o intercâmbio de experiências na área educacional.
A seleção ocorreu no Eixo 3 – Territórios, Culturas e Saberes, no qual Caraguatatuba foi escolhida para integrar ações de difusão, mapeamento de experiências e redes de troca. A iniciativa busca incentivar a ampliação das matrículas na Educação Integral em Tempo Integral em todas as etapas e modalidades da educação básica pública brasileira, com foco na qualidade e na equidade do ensino.
O edital contempla experiências desenvolvidas em creches e escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo modalidades como Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo, Educação Bilíngue para Surdos e Educação Profissional e Tecnológica.

#ParaTodosVerem: Caraguatatuba ganha reconhecimento por projeto realizado pela educação infantil em tempo integral.
A proposta visa identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos que contribuam para o fortalecimento da Educação Integral em Tempo Integral em todo o país. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania.
Além do reconhecimento nacional, o projeto prevê a realização de intercâmbios pedagógicos entre os territórios contemplados. As práticas selecionadas em 2026 serão divulgadas por meio de um Mapa Interativo, de um Caderno de Narrativas e de uma Rede de Trocas entre os participantes.
Secretaria de Comunicação Social – 11/6/2026
Veja Também Recentes
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar
Primeira edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa celebra resultados e adesão do público
Durante quatro dias (21 a 24/10), os participantes da 1ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Caraguatatuba (Jompic), puderam disputar jogos em variadas mo dalidades e, principalmente, confraternizar e fortalecer amizades e estimular a saúde física e mental. Os 158 atletas 60+ tiveram a oportunidade de demonstrar suas
Vôlei feminino de Caraguatatuba conquista ouro e prata nas categorias Sub-13 e Sub-15
O projeto Caraguá Agita Esportes 2026 movimentou diferentes espaços esportivos de Caraguatatuba no último fim de semana, com partidas de diversas modalidades e categorias. A programação reuniu 12 equipes e 160 atletas, além de atrair cerca de 300 pessoas aos locais das competições. Ao longo de 24 horas de jogos,
Espetáculo musical “O Tempo Não Para” da Casa da Criança Beija-Flor movimenta público no Teatro Mario Covas
A Casa da Criança de Caraguatatuba, “Casa Beija-Flor”, realizou, na noite de terça-feira (20), o espetáculo musical “O Tempo Não Para”, no Teatro Mario Covas. A apresentação reuniu diferentes expressões artísticas e musicais, com grandes clássicos que marcaram gerações e proporcionaram ao público uma noite de emoção, cultura e celebração.
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado
A peça “Caravana do Circo sem Futuro”, do grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), abre neste sábado (17/10), às 19h, na Praça da Cultura, a programação do 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. A mostra é gratuita e prevê até domingo (18/10) mais de 20 atrações
