Pesquisar No Site
Caraguatatuba comemora centenário de Antonio Carelli com exposição no Macc
Caraguatatuba comemora centenário de Antonio Carelli com exposição no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) e o Núcleo Desenho Vivo realizam a exposição “O tom de uma vida inteira” em comemoração ao Centenário de Antonio Carelli. A abertura ocorre no dia 3 de julho às 19h e a exposição poderá ser visitada até o dia 19 de setembro, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Bel Galvanese, Bernadete Silva, Ana Dias, Edson Macedo e Rafael Marotti, integrantes do Núcleo Desenho Vivo, assinam a curadoria.
Com textos de apresentação de Eloíza Andrade Antunes de Oliveira e Bel Galvanese, e um filme do cineasta Vincent Carelli, filho do homenageado, o público pode conhecer um pouco mais sobre o artista plástico, ceramista, pintor, desenhista e mestre Antonio Carelli.
Com pinturas, mosaicos e painéis cerâmicos, a mostra traz um recorte da obra de Carelli, com seu olhar sensível sobre tucanos e a Mata Atlântica de Caraguatatuba, refletindo o cenário que o acolheu nos últimos 40 anos.
Bel Galvanese fala sobre seu olhar sobre Carelli, relação construída com o grupo que ele criou em 1999. “Na (sua) pintura aparece a verdade essencial da paisagem da Mata Atlântica. No entanto, no ‘natural da natureza’ está a potência da visão pessoal de Carelli. Não é possível desviar o olhar. Experiência intraduzível de cor, matéria, luz e calor”, relata a artista.
“Alimentador de filosofias, crítico de seu tempo, conseguiu construir um invólucro de cores que ora se definiam no traço espesso e forte do cinza, do negro, ora coreografavam em cores vibrantes, iluminadas, enchendo os olhos de surpresa e luz”, escreve Eloíza Antunes em seu texto sobre o artista.
Carelli faleceu em fevereiro de 2021.
Contribuição para arte regional
Antonio Carelli chegou à Caraguatatuba em 1986 e ao lado de Sandra Mendes, sua esposa e também artista, criou o Projeto Arte Litoral Norte, um movimento artístico que incluía a realização de exposições, debates, publicações e vídeos.
Em 1999 participou da criação do ‘Núcleo Desenho Vivo’ no Projeto Arte Litoral Norte. Carelli foi um dos responsáveis pela introdução da arte cerâmica em Caraguatatuba, ao lado de Mieko Ukeseki e Sandra Mendes. Também integrou a equipe de implantação da Rota da Cerâmica, em 2009.
Em parceria com a Fundacc realizou um curso de cerâmica, passando a atuar como colaborador e apoiador da Cultura em Caraguatatuba.
Em homenagem ao seu trabalho e trajetória, Carelli recebeu um lugar especial nas paredes do Teatro Mario Covas, onde está exposta, permanentemente, uma obra de 7m². Também foi homenageado como patrono das Salas de Exposições Temporárias do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc).
Trajetória
Nascido em 7 julho de 1926, em Mumbuca, distrito de Capivari (SP), Carelli iniciou seus estudos artísticos com Yoshiya Takaoka em 1945, frequentando sessões de modelo vivo na Associação Paulista de Belas Artes e no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
Na década de 1950 viveu em Paris, onde frequentou a Académie Julian e a Académie de La Grande Chaumière. Lá, estudou desenho e pintura com André Lhote. Em 1952, iniciou o curso de mosaico de ravenna na Escola de Arte Aplicada Italiana. Participou da equipe do mosaicista Lino Melano e realizou murais em edifícios franceses com base em maquetes de Fernand Léger.
De volta ao Brasil, fez pinturas murais e trabalhou com Bonadei, pintando paisagens do Litoral Norte de São Paulo. Lecionou Desenho na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), entre 1967 e 1983. Em 1979, criou o Ateliê 74, onde ensinou desenho, pintura e mosaico.
A partir de 1983, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura.
Publicações sobre o artista
Na obra” Antonio Carelli: visualidades de um artista em constante evolução”, de João Spinelli, publicada em 2010, sua história e inúmeras obras preenchem e inundam o olhar do leitor em suas 190 páginas.
No livro “O artista que teimava em ser muitos”, um painel multicolorido e poético pelas mãos de Arminda Jardim e Bel Galvanese, a vida do mestre Carelli é apresentada de forma lúdica para crianças e apresenta alguns aspectos da vida do artista paulista.
Ambas as publicações podem ser adquiridas na Loja do Museu.
O Macc está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72 no Centro de Caraguatatuba.
Crédito das fotos: João Luiz Musa/Bel Galvanese
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista 22 medalhas e garante 3º lugar geral na Copa Caçapava de Karatê
Os atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (14), da Copa Caçapava de Karatê, promovida pelo Centro Educacional de Artes Marciais e Condicionamento (Cemc), no município de Caçapava (SP). A competição, válida pela etapa paulista do circuito, reuniu cerca de 330 atletas de quatro estados brasileiros, São Paulo, Rio de
Refis 2026 da Prefeitura de Caraguatatuba com até 100% de descontos nos juros e multas começa segunda-feira
Os contribuintes do município poderão quitar seus créditos tributários e não tributários no Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) com a Prefeitura de Caraguatatuba, decorrentes de sanção por ato ilícito (multas administrativas), inscritos em Dívida Ativa, protestados e/ou ajuizados ou não, vencidos até o dia 31
Assistência Social disponibiliza suporte especializado na Delegacia da Mulher de Caraguatatuba
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba fortaleceu a parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), sob coordenação da delegada titular, Dra. Lilian Sayde, com a disponibilização de uma assistente social para atendimento às mulheres vítimas de violência na unidade. A iniciativa amplia o acolhimento e
Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para o curso gratuito de Mix de Salgados
Estão abertas até o dia 19 de junho, as inscrições para o curso de Mix de Salgados, uma parceria do Fundo Social de Caraguatatuba com o Instituto Gourmet. Estão disponíveis 20 vagas e a inscrição deve ser efetuada, pessoalmente, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa de curso de noções básicas de Meteorologia
A equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na terça-feira (23), o especialista em monitoramento ambiental, João dos Reis, e a meteorologista, Linda Muzareli, ambos da empresa Geopixel de São José dos Campos. Os profissionais vieram ministrar um curso de Noções Básicas de Meteorologia e sobre o Geopixel Monitor, um
