Pesquisar No Site

“Quarta Literária da Kaká” celebra cultura caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt

Julinho Mendes com o grupo Cantamar
“Quarta Literária da Kaká” celebra cultura caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe em abril mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro será no dia 29/4 (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação de Priscila Siqueira, Pedro Caetano, Julinho Mendes e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever.

O encontro dos autores representa um importante momento de reconhecimento da produção literária local e de fortalecimento da vida cultural do município. Ao reunir profissionais com trajetórias e experiências diversas, a iniciativa estimula a troca de saberes entre autores e leitores, amplia o diálogo em torno da literatura e contribui para o surgimento de novos leitores e talentos.

A ação também destaca o papel das bibliotecas como espaços vivos de convivência, preservação da memória e construção coletiva do conhecimento. Mais do que espectadores, os participantes são convidados a integrar essa celebração literária, compartilhando ideias, vivências e o prazer da leitura.

A iniciativa reforça ainda, o papel das bibliotecas como espaço de encontro, memória e construção coletiva do conhecimento. Mais do que assistir, o público é convidado a fazer parte dessa celebração literária, compartilhando ideias, experiências e o prazer pela leitura.

A Quarta Literária da Kaká – que leva este nome em homenagem à poetisa e escritora Aglaê Magalhães Daniel – é um projeto de união entre a Biblioteca de Apoio à Pesquisa (Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros), Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, Biblioteca Municipal Cecília Meireles e Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada.

A Biblioteca Municipal está localizada no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes, junto à sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações podem ser obtidas por telefone (12) 3897-5660 ou pelo site

www.fundacc.sp.gov.br.

Conheça os participantes

Priscila Siqueira

Formou-se em jornalismo em 1961, na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Trabalhou como correspondente nos jornais Folha de São Paulo, Imprensa Livre, Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Rádio El Dorado.

Morando em São Sebastião desde 1962, teve a chance de presenciar o processo de expulsão dos caiçaras de suas praias, iniciado com o Golpe Militar Empresarial ocorrido no Brasil em 1964. Daí seu primeiro livro “Genocídio dos Caiçaras”.

Estando envolvida contra a violência à mulher, escreveu o livro “Tráfico de Pessoas – Oferta, Demanda e Impunidade”, pela ONG Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas.

Também é autora dos livros “O Sonho de Julieta”, “A outra face de Eva: relações entre Religião, Violência e Mulher” e “Mulheres, sua Vida, sua Força” – testemunho de mulheres de nossa região litorânea.

Ainda coordenou com a professora da USP, Maria Quintero, o livro “Tráfico de Pessoas: Quanto vale o Ser Humano na Balança Comercial do Lucro?”. Foi uma das fundadoras das ONGs “SOS Mata Atlântica” e o “Movimento de Preservação de São Sebastião”, além de ter sido presidente do Movimento de Defesa do Litoral Brasileiro.

Pedro Caetano

Caiçara caraguatatubense, é Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Construção Civil e Técnico em Eletrotécnico. Ambientalista Presidente da ONG “Associação Caraguatás Ambiental” com os projetos “SOS Praia da Mococa” e “Preservar Manguezais”. É também conselheiro do Parque Estadual da Serra do Mar.

Mestre da Cultura Caiçara, é responsável pelo reconhecimento e difusão da confecção da rabeca como patrimônio Imaterial de Caraguatatuba, além de ser artesão e poeta. Foi coordenador da Comissão Setorial de Literatura da Fundacc, e atualmente atua na de Folclore e Tradições Populares.

Em 2025 lançou o livro Causos e Lendas Caiçaras – uma celebração da memória, da sabedoria popular e da cultura tradicional. Com ilustrações de Edson Macedo, também caiçara, a obra foi produzida pela editora Quatrô.

Julinho Mendes

Caiçara, nascido em Caraguatatuba, passou toda a sua vida desde os dois dias de nascimento em Ubatuba. É professor da rede pública estadual, com licenciatura em Matemática pela UNITAU e técnico em Agrimensura pela ETEC Cônego José Bento, de Jacareí.

Criou os grupos folclórico-musicais: “Bumba-meu-boi”, “Folia de Reis” e blocos carnavalescos. É pintor primitivista, contador e escritor de causos e crônicas, com contribuições em jornais e revistas da cidade e na enciclopédia Caiçara – Volume V, organizado pelo antropólogo Profº Antônio Carlos Diegues, da USP.

Compositor, autor de sambas enredos, marchinhas carnavalescas e músicas de raiz, lançou os CDs: “Caiçarando” e “Auto do Boi de Conchas”. É artesão, músico, ex-presidente do Museu Caiçara, e atual coordenador do grupo músico-cultural “Cantamar”.

Silvio Rangel

Caiçara, nascido no Sertão do Poço Verde, situado na Fazenda Mococa, em Caraguatatuba. Concluiu o primário na cidade e, posteriormente, foi morar em Ubatuba, onde trabalhou um breve período com a pesca.

Em Santos, foi militar da FAB. Voltou para Ubatuba, lugar em que iniciou sua vida profissional na área de topografia. Foi nesse período que conheceu todo o litoral de São Paulo e fez muitas amizades.

Foi para São Paulo, local em que concluiu os estudos de Agrimensura. No Rio de Janeiro, participou dos trabalhos de terraplanagem do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em São Paulo, fez parte do corpo técnico de Topografia da Sabesp.

Participou das obras de construção do Sistema Adutor Metropolitano e Sistema Cantareira, entre diversas outras. Hoje, aposentado, participa do grupo Fieira de Timbopeva, como escritor e poeta.

Serviço

Quarta Literária da Kaká – Abril

Dia 29/4 – quarta-feira – às 19h

Biblioteca Municipal Afonso Schmidt l Rua Santa Cruz, nº 396 – Centro de Caraguatatuba

Entrada gratuita l Livre

Fotos: Acervo Pessoal

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba oferece 116 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (8). Ao todo, estão disponíveis 103 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Vagas PAT Publicado em 08/07/2026
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba

A Paróquia Santa Terezinha, no bairro Martim de Sá, encerra o 26º Arraiá neste fim de semana, no domingo (26), com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa é tradicional na cidade e integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/07/2026
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até sexta-feira (17/7), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/07/2026
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/07/2026
PAT de Caraguatatuba oferece 88 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 96 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (29). Ao todo, estão disponíveis 96 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/07/2026