Pesquisar No Site
Reunião define uso dos ranchos de pescadores e maricultores da Cocanha na próxima quarta-feira
Reunião define uso dos ranchos de pescadores e maricultores da Cocanha na próxima quarta-feira
Profissionais que vivem da pesca e da maricultura em Caraguatatuba terão um momento de organização e reconhecimento de seu trabalho. No próximo dia 11 de março, às 14h30, pescadores e maricultores se reúnem para a definição e assinatura dos termos de uso dos ranchos da Praia da Cocanha, espaços fundamentais para apoiar e manter a atividade pesqueira local.

Foto: Divulgação/PMC
A reunião será realizada no Rancho da Associação de Maricultores e Pescadores da Praia da Cocanha (MAPEC), localizado na Rua João Gonçalves Santana, nº 500, no bairro Massaguaçu, e contará com a participação da MAPEC, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba.
O encontro tem como objetivo oficializar a ocupação dos ranchos, garantir que esses espaços cumpram sua função social e atender prioritariamente pescadores artesanais e maricultores que têm na atividade sua principal fonte de renda. A iniciativa busca fortalecer a organização da categoria, além de preservar a identidade cultural e tradicional da pesca na Praia da Cocanha.
De acordo com as diretrizes definidas pela associação, a ocupação dos ranchos terá prioridade absoluta para associados da MAPEC que estejam em plena atividade profissional e com suas obrigações estatutárias em dia. Os espaços poderão ser utilizados de forma individual ou compartilhada entre associados, permitindo que mais trabalhadores tenham acesso à estrutura necessária para armazenar equipamentos e apoiar o trabalho diário no mar.
Antes da reunião, a MAPEC já está promovendo uma organização interna entre os associados. Nos casos em que ainda não houver definição de ocupação de algum rancho, a decisão poderá ser tomada durante o encontro, inclusive por meio de votação entre os próprios pescadores, se necessário.
Após as definições, serão assinados os termos de uso dos ranchos, além da apresentação oficial das regras estabelecidas previamente em reunião entre a associação e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Entre as principais normas definidas para o uso dos espaços estão restrições que garantem que os ranchos sejam utilizados exclusivamente para fins ligados à pesca e à maricultura. É terminantemente proibida a comercialização dos ranchos, incluindo venda, locação, arrendamento, permuta ou empréstimo. Como se trata de um bem público cedido para o trabalho, os espaços devem ser utilizados apenas por profissionais da atividade.
Também não será permitido utilizar os ranchos para estocagem de mercadorias ou realização de comércio que não estejam relacionados à atividade pesqueira. Os usuários deverão manter a limpeza interna e externa dos ranchos, preservar suas características artesanais e culturais e evitar reformas ou alterações estruturais sem autorização prévia.
O cumprimento das regras será acompanhado de forma conjunta pela diretoria da MAPEC, pelos próprios associados e pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que poderá atuar em apoio à associação sempre que necessário.
Em casos de descumprimento das normas, o associado será notificado e terá prazo de 10 dias para regularização. Caso a situação não seja resolvida, poderão ser aplicadas penalidades que vão desde suspensão temporária de 30 dias até a perda definitiva do direito de uso do rancho, especialmente em casos de inadimplência superior a três meses ou abandono da atividade profissional.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização da pesca artesanal e da maricultura, atividades que fazem parte da história, da cultura e da economia tradicional de Caraguatatuba.
Secretaria de Comunicação Social – 5/3/2026
Veja Também Recentes
3ª edição do Pirata Cup termina com título do Colégio Canópus
No último sábado (29), o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu a final da 3ª edição do Campeonato de Futsal Interescolar Pirata Cup 2026. A competição reuniu estudantes de escolas da região em uma programação que contou com partidas de futsal, apresentação de dança e transmissão ao vivo pelas
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão
Caraguatatuba e Estado alinham novas ações para fortalecer o Esporte na região
Na sexta-feira (21), o prefeito Mateus Silva representou Caraguatatuba em uma reunião de alinhamento com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer do Estado de São Paulo. O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo entre as equipes e a busca por novas ações para o desenvolvimento esportivo do
Audiência pública aborda metas fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba do 2º quadrimestre de 2026
O Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º quadrimestre de 2026 será tema da audiência pública no dia 29 de setembro (terça-feira), às 10h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda demonstram a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal nos
Caraguá em Movimento começa nesta sexta-feira com música e programação para toda família
A Praça de Eventos do Porto Novo recebe a partir desta sexta-feira (18) o Caraguá em Movimento, com três dias de música, gastronomia, artesanato, dança e atividades para diferentes públicos. A programação segue até domingo (20), com entrada gratuita. A abertura fica por conta da banda Terra Acústica, que se
