Pesquisar No Site

Ensino em tempo integral em Caraguatatuba une aprendizagem e alimentação de qualidade para mais de 4 mil alunos

Prefeito_Tempo Integral (3)
Ensino em tempo integral em Caraguatatuba une aprendizagem e alimentação de qualidade para mais de 4 mil alunos

Em Caraguatatuba, o ensino em tempo integral vai muito além da ampliação da jornada escolar. Um dos pilares do modelo adotado pela rede municipal está na alimentação: estruturada, equilibrada e elaborada para sustentar o ritmo de um dia inteiro de atividades dentro da escola.

Atualmente, mais de quatro mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II permanecem nas unidades em período integral e recebem quatro refeições diárias: desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar. O cardápio foi elaborado para atender cerca de 70% das necessidades nutricionais diárias, um fator determinante para garantir energia, concentração e desempenho ao longo do dia.

A organização das refeições segue critérios técnicos bem definidos, além da priorização de alimentos in natura e minimamente processados, reduzindo o consumo de ultraprocessados.

#PraTodosVerem – Aluna da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes almoça durante intervalo (Foto: Fernando Matos/Seduc)

Mais do que alimentar, a proposta também educa. Os estudantes passam a ter contato com hábitos alimentares mais saudáveis, variedade de alimentos e uma rotina nutricional equilibrada — aspectos que impactam diretamente no desenvolvimento físico e cognitivo.

O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, e a secretária de Educação, Roseli Morilla, estiveram na EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no bairro Barranco Alto, para conferir de perto a rotina dos estudantes na manhã desta segunda-feira (23).

“Em um ano e três meses, aumentamos mais de 300% o ensino em tempo integral em Caraguatatuba. Trata-se de uma política pública que impacta diretamente a qualidade do ensino, com tempo de qualidade, alimentação adequada e energia para aprender e um ambiente que favoreça o desenvolvimento completo dos nossos alunos. Investir em educação é investir no futuro da nossa cidade”, disse o prefeito Mateus Silva, que ficou no refeitório e almoçou com estudantes.

Mais tempo na escola com qualidade

O ensino em tempo integral está presente em 25 unidades escolares do município e integra uma política educacional que busca qualificar o tempo do aluno dentro da escola.

Com uma rede que atende 20.538 estudantes em 64 unidades e mobiliza 3.365 profissionais, Caraguatatuba organiza o ensino integral com foco no desenvolvimento completo dos alunos. A jornada inclui reforço pedagógico, atividades culturais e práticas esportivas.

#PraTodosVerem – Prefeito Mateus Silva almoça com alunos da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no bairro Barranco Alto (Foto: Fernando Matos/Seduc)

As atividades são estruturadas em cinco eixos: Língua Portuguesa, Matemática (incluindo matemática financeira), Ciências Humanas, Ciências da Natureza e vivências esportivas.

Na prática, o estudante passa a ter mais tempo para consolidar conteúdos, tirar dúvidas e participar de experiências que vão além da sala de aula tradicional.

Integração com cultura e esporte

As vivências esportivas e culturais contam com apoio da Fundacc e da Secretaria de Esportes e Recreação, ampliando o acesso dos alunos a atividades que envolvem movimento, expressão e criatividade.

Essa integração tem papel fundamental na escola como espaço de formação ampla, que considera não apenas o desempenho acadêmico, mas também aspectos sociais, emocionais e culturais. A escola em tempo integral quer ampliar oportunidades, qualificar resultados e projetar futuro de Caraguatatuba.

Confira as escolas em ensino integral em Caraguatatuba:

Na Educação Infantil (fases 1 e 2) ofertam ensino em tempo integral as seguintes unidades: CEI/EMEI Profª. Edith Castro de Morais – Jetuba; CEI/EMEI Profª. Maria Eugênia Aranha Chodounsky – Casa Branca; CEI/EMEI Messias Mendes de Souza – Ipiranga; CEI/EMEI Profª. Maria Elma Mansano – Tinga. Na fase 1, a CEI/EMEI Profª. Santina Nardi Marques – Estrela D’Alva. Já na fase 2 temos a CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schimidt Cardozo – Porto Novo; CEI/EMEI João Lino da Cruz – Barranco Alto; CEI/EMEI Stela da Silva – Travessão; e CEI/EMEI Insp. Waldete Ferreira de Souza – Pegorelli; EMEI/EMEF Prof. Antonia Ribeiro da Silva – Jd. Califórnia.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), integram o atendimento em tempo integral: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira – Tabatinga; EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro – Jetuba; EMEF Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca; EMEI/EMEF João Thimoteo do Rosário – Canta Galo; EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos / CIASE Sumaré; EMEI/EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva – Jardim Califórnia; EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada – Rio do Ouro; EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos – Tinga; EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga; EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes – Barranco Alto; EMEF Profª Débora Valle da Silva Pilon / CIASE – Travessão; EMEF Prof. Geraldo de Lima – Perequê-Mirim; e EMEF Masako Sone – Pegorelli.

No 1º ano estão: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira – Tabatinga; EMEF Prof. Adolfina Leonor Soares/ CIASE – Sumaré; EMEI/EMEF Prof. Antonia Ribeiro da Silva – Jd. Califórnia; EMEF Bernardo Ferreira Louzada – Rio do Ouro; EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos – Tinga; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga; e EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes – Barranco Alto.

Fazem parte do 2º ano a EMEF Prof. Adolfina Leonor Soares/ CIASE – Sumaré; EMEI/EMEF Prof. Antonia Ribeiro da Silva – Jd. Califórnia; EMEF Bernardo Ferreira Louzada – Rio do Ouro; EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos – Tinga; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga; EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes – Barranco Alto; e EMEF Profª Débora Valle da Silva Pilon / CIASE – Travessão.

No 3º ano tem EMEF Prof. Adolfina Leonor Soares/ CIASE – Sumaré; EMEF Bernardo Ferreira Louzada – Rio do Ouro; EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos – Tinga; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga; e EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes – Barranco Alto.

O 4º ano conta com EMEF Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca; EMEI/EMEF João Thimoteo do Rosário – Canta Galo; EMEF Prof. Adolfina Leonor Soares/ CIASE – Sumaré; EMEF Bernardo Ferreira Louzada – Rio do Ouro; EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos – Tinga; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga; e EMEF Prof.ª Débora Valle da Silva Pilon/ CIASE Travessão.

E o 5º ano é composto pelas unidades escolares: EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro – Jetuba; EMEF Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca; EMEI/EMEF João Thimoteo do Rosário – Canta Galo; EMEF Prof. Adolfina Leonor Soares/ CIASE – Sumaré; EMEF Bernardo Ferreira Louzada – Rio do Ouro; EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos – Tinga; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga; EMEF Prof.ª Débora Valle da Silva Pilon/ CIASE Travessão; EMEF Prof. Geraldo de Lima – Perequê-Mirim; e EMEF Masako Sone – Pegorelli.

Já no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), participam do programa: EMEF Prof. Auracy Mansano – Jetuba; EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado – Casa Branca; EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz – Martim de Sá; e EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga.

No 6º ano, tem as escolas EMEF Prof. Auracy Mansano – Jetuba; EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado – Casa Branca; EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz – Martim de Sá; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga.

Já do 7º ao 9º ano, compõem a EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado – Casa Branca e a EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – Tinga.

Secretaria de Comunicação Social 23/3/2026

Foto: Fernando Matos/Seduc

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Foto Cláudia Moysés CAPA
Parceria promove oficina de horticultura e reúne famílias do Casa Branca e Olaria

O Fundo Social de Caraguatatuba, Rotary Clube Poiares e Pastoral da Criança realizaram a 1ª Oficina de Horticultura para famílias dos bairros Casabranca e Olaria, assistidos pela Pastoral da Criança da região, no ginásio poliesportivo do CIDE Casa Branca no último sábado (18). Na oportunidade, mães e filhos aprenderam como

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2026
Lançamento Plataforma Caraguá Libras-Foto Luís Gava(PMC) (16)
Plataforma Caraguá Libras facilita atendimento de pessoas surdas em todo serviço público municipal

A Plataforma Caraguá Libras, um serviço de intermediação, interpretação e tradução de Libras para Português e vice-versa, foi lançada na sexta-feira (24). A iniciativa é coordenada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e a Secretaria de Educação (Seduc). A ferramenta digital, com recursos de

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/04/2026
1000508085
3ª turma de agentes administrativos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participa de curso da Escola de Governo na próxima semana

A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba capacita a terceira e última turma dos 195 agentes administrativos da Secretaria de Educação em Gestão de RH, Saúde e Segurança no Trabalho, e de Gestão Documental na próxima terça-feira (5/4), na sede da secretaria, no Indaiá. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/04/2026
BMX (2)
Caraguatatuba conquista resultados expressivos na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX em São José dos Campos

A equipe de Caraguatatuba de BMX participou da 2ª etapa do Campeonato Paulista, realizada em São José dos Campos, no último domingo (26), com a participação de 12 atletas representando o município em diferentes categorias. Entre os principais resultados, Matheus Santos foi campeão na categoria Boys 13, garantindo o lugar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/04/2026
Caminhão da Operação “Cata-Treco” percorre ruas do Indaiá em Caraguatatuba
Caminhão da Operação “Cata-Treco” percorre ruas do Indaiá em Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba permanece com a com o caminhão da Operação Cata-Treco no Indaiá até a próxima quinta-feira (7/5) ou pelo tempo que for necessário. Desde março, a Operação Cata-Treco passou pelo Pontal Santamarina, Poiares, Jardim Gaivotas e Tinga, totalizando 58 caminhões de objetos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 04/05/2026