Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba inaugura Padaria Artesanal no Morro do Algodão com a presença de Lu Alckmin
Fundo Social de Caraguatatuba inaugura Padaria Artesanal no Morro do Algodão com a presença de Lu Alckmin
O Fundo Social de Caraguatatuba retomou o Programa Padaria Artesanal no município, com a reinauguração da panificadora no Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba”, no bairro Morro do Algodão.
A presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, esteve em Brasília, em visita ao polo Padaria Artesanal, acompanhada idealizadora do projeto, Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, dona Lu Alckmin, segunda-dama do Brasil ainda em 2025.
O Programa Padaria Artesanal é uma iniciativa de capacitação profissional voltada para a produção de pães nutritivos, também para a geração de renda e inclusão socioprodutiva de pessoas em vulnerabilidade.
“Na visita à senhora Lu Alckmin me encantei pela história do programa e pela possibilidade de transformar vidas por meio deste projeto. Ficamos muito lisonjeados por sermos contemplados por esse programa em Caraguatatuba. Agradecemos a oportunidade e temos certeza que nossa nova panificação trará grandes oportunidades de trabalho e geração de renda para famílias do nosso município”, declarou Dra. Talita Carneiro.
A segunda-dama do país contou um pouco sobre o início do programa em 2001, quando o marido, Geraldo Alckmin, era governador do estado de São Paulo e ela presidente do Fundo Social da cidade, onde mais de 100 mil pessoas participaram da capacitação. Em 2023, já em Brasília, Lu Alckmin retomou o programa. Hoje são 44 unidades da padaria artesanal no país e mais de três mil pessoas qualificadas nos últimos dois anos.
“É uma alegria muito grande estar em Caraguatatuba para inaugurar essa nova padaria artesanal. Nos cursos de duração de 8h, as pessoas aprendem a fazer 10 tipos de pães nutritivos, que utilizam beterraba, cenoura, ervas, além de promover a interação social entre os participantes e fortalecimento do empreendedorismo. O Programa Padaria Artesanal é totalmente financiado pela iniciativa privada, inclusive a doação dos equipamentos para Caraguatatuba veio por parte da Associação Brasileira de Supermercados, a Abras”, destacou Lu Alckmin.
O prefeito Mateus Silva ressaltou a importância do programa que marca presença em 18 estados da federação. “É uma honra grande recebermos a senhrora Lu Alckmin, uma referência de atuação social, no país e no estado de São Paulo, e idealizadora do projeto para reinaugurarmos essa atividade no município. Tenho certeza que a nossa Padaria Artesanal será de grande valia para geração de emprego e renda na nossa cidade e para todos que farão o curso”, afirmou.
Três monitores do Fundo Social de Caraguatatuba, Eduardo César Acita, Larissa Alves dos Santos e Patrícia Chagas dos Santos participaram do treinamento, no Sindicato dos Padeiros de São Paulo, na capital paulista, no bairro Bela Vista, para serem monitores. Os cursos serão ministrados a partir do próximo mês, gratuitamente, na padaria artesanal, no Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba”, no bairro Morro do Algodão.
Veja Também Recentes
Semana de Valorização da Pessoa Idosa traz show gratuito da cantora Wanderléa na Praça da Cultura
Wanderléa, uma das vozes que marcaram a Jovem Guarda, se apresenta nesta quinta-feira (1º), às 19h, na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Aos 82 anos, a cantora leva ao palco sucessos como “Foi Assim”, “Sentado à Beira”, “Ternura”, “Prova de Fogo” e “Pare o Casamento”. A entrada é gratuita. Ao
Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba se destacam em desafios de matemática, ciência e astronomia
A curiosidade virou competição e o conhecimento rendeu troféus para 39 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. Eles foram premiados na quarta-feira (23), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia do projeto Mentes Brilhantes 2026, que reuniu disputas de Matemática e Geografia, além de atividades de Astronomia e da Mostra
Teatro Mario Covas apresenta comédia com Dihh Lopes e Márcio Donato nesta sexta
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (9/10), às 20h, o espetáculo “A Série B dos Quatro Amigos”, estrelado pelos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato. Os ingressos custam a partir de R$ 40, com opção de entrada promocional, e podem ser adquiridos através do link https://tinyurl.com/dvbsyhhb. Integrantes
Conselho da Mulher de Caraguatatuba aprova proposta de ampliação da participação da sociedade civil
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) aprovou a proposta de ampliação de sua composição, com destaque para a criação de duas vagas destinadas a mulheres pessoas físicas, sem exigência de vínculo com instituições, e duas para representantes da sociedade civil organizada, como associações civis. O projeto
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região
As equipes femininas de basquete Sub-12 e Sub-15 de Caraguatatuba conquistaram dois pódios no Campeonato Paulista de Basquete da 3ª Região, promovido pela Federação Paulista de Basketball (FPB). As disputas ocorreram no dia 3 de outubro, no Ginásio da CTI, em Taubaté. Na categoria Sub-12, Caraguatatuba enfrentou São Bernardo na
