Pesquisar No Site
Caraguatatuba entrega títulos de regularização fundiária para moradores de núcleos nos bairros Praia das Palmeiras e Tinga
Caraguatatuba entrega títulos de regularização fundiária para moradores de núcleos nos bairros Praia das Palmeiras e Tinga
Para os moradores do Núcleo Recanto da Luz, na Praia das Palmeiras, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, o melhor presente que receberam neste final de ano foi o título de regularização fundiária registrado em cartório.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita, os vereadores Vera, Marcelo e Cássia, João Batista Santos, que recebeu o título de regularização fundiária, o prefeito Mateus Silva, a secretária de Habitação, Fátima Rangel e a adjunta, Sophia Esteves.
A entrega foi realizada no salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, no Indaiá, prefeito Mateus Silva, a secretária de Habitação, Fátima Rangel, a adjunta, Sophia Esteves, a equipe da secretaria e vereadores, na segunda-feira (22).
O casal Elias e Maria José Pereira, 65 e 60 anos, respectivamente, esperou desde 1996 para que isso acontecesse. “A alegria é grande. Estou emocionado”, disse Elias. Sua esposa complementou: “Não imaginava que esse dia realmente chegaria. Foram quase 30 anos tentando a regularização e, agora, saiu”, ressaltou.
Morador há mais de 20 anos, no Núcleo Recanto da Luz, aos 71 anos, João Batista Santos, ao receber seu documento declarou: “Hoje estou muito feliz e realizado com este acontecimento”.
Para André Norberto Alves Gonçalves, 67 anos, esse é um sonho realizado para ele e os irmãos, que teve início com os pais, em 1977. “Meus pais tinham apenas um contrato de compra e venda. Com a ajuda da equipe da Secretaria de Habitação, resgatamos esse contrato e conseguimos a tão sonhada regularização. É um sentimento de alívio porque, a partir deste momento, temos a comprovação que o local é nosso. É uma sensação maravilhosa”, resumiu.

#PraTodosVerem Da esquerda para a direita, os vereadores Vera, Marcelo e Cássia, o casal Lúcia Inês Miranda e André Norberto Alves Gonçalves, com o prefeito Mateus Silva, a secretária de Habitação, Fátima Rangel e a adjunta, Sophia Esteves.
O prefeito Mateus Silva, ao cumprimentar e entregar o título a um por um dos beneficiados, disse que esse foi um momento de grande alegria para administração municipal. “Esse documento já registrado em cartório trará segurança e prosperidade a vocês. Agradeço a toda equipe da Secretaria de Habitação pelo empenho e dedicação. Continuaremos a avançar nessa questão da regularização fundiária no município em 2026”, afirmou Silva.
A Secretária de Habitação, Fátima Rangel, disse que a entrega foi um presente duplo, tanto para quem recebeu quanto para o governo municipal. “O prefeito e nossa equipe trabalharam muito para que isso se concretizasse. Realmente foi um presente de final de ano para todos os envolvidos. A regularização fundiária assegura o direito à propriedade, financiamentos bancários, valorização na venda e instalação de infraestrutura urbana.
“A regularização é um conjunto de ações jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam garantir o direito à moradia e à posse legal dos terrenos ocupados por famílias, além de promover a inclusão das áreas informais no contexto urbano formal”, detalhou.

#PraTodosVerem Os vereadores Marcelo, Bigode, Cássia, Vera, o casal Elias e Maria José Pereira, que receberam o título de regularização, o prefeito Mateus Silva, a secretária de Habitação, Fátima Rangel e a adjunta, Sophia Esteves.
Importante destacar que a Secretaria de Habitação continua realizando um levantamento dos demais núcleos com essas características de viabilidade para inserção no cronograma e início dos trabalhos. Todos os núcleos em andamento serão divulgados, com realização de trabalho em campo para coleta de dados pela equipe da Secretaria de Habitação.
A secretária de Habitação acrescentou ainda que os núcleos com pendências ou questões ambientais, serão trabalhados em parceria com o governo estadual, dentro do Programa Cidade Legal.
O cidadão que queira informação sobre o processo de regularização fundiária pode entrar em contato com a Secretaria de Habitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Avenida Guaporé, 955, bairro Indaiá, pelo telefone (12) 3885-1600 ou pelo e-mail: habitacao@caraguatatuba.sp.gov.br.
Prestigiaram a solenidade os vereadores Islando Ramos (Bigode), Marcelo Pereira, Vera Morais, Vilma Teixeira e Cássia Gonçalves.
Secretaria de Comunicação Social – 22/12/2025
Fotos Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas recebe show de comédia e espetáculo de dança na próxima semana
A programação do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, conta com duas atrações imperdíveis na próxima semana. Na sexta-feira (20/2), o humorista Diogo Almeida apresenta o show “Volta às Aulas” em duas sessões, às 19h30 e às 21h30. No dia seguinte (21/2), o público está convidado a prestigiar o II Espetáculo de
Projeto Animação no Bairro leva sessões gratuitas de cinema infantil ao Residencial Getuba
O Centro Comunitário do Residencial Getuba, na região norte de Caraguatatuba, recebe nos próximos sábados, nos dias 24 e 31/1, às 18h, o projeto Animação no Bairro, com exibições gratuitas de longas-metragens animados. As sessões são gratuitas. A ação cultural, voltada ao público infantil, promove o acesso ao cinema em
“Carnaguá 2026” promete diversão e destaca campanhas de respeito e segurança em Caraguatatuba
Um dos eventos mais aguardados do calendário turístico de Caraguatatuba, o Carnaval, atrai foliões de todos os lugares para aproveitar os blocos, músicas típicas e eventos de tradição na cidade. Mas este ano também reforça certas prioridades. O respeito às mulheres e o bom convívio devem prevalecer. Por isso a
Novas viaturas da GCM reforçam segurança de Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) recebeu seis novas viaturas em substituição aos veículos utilizados no ano passado. A frota da corporação conta, atualmente, com sete carros e sete motos para ações contínuas e estratégicas voltadas à segurança pública. Na apresentação da nova frota a vários integrantes da GCM,
Alunos do curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais iniciam aulas práticas
Os alunos que iniciaram, no dia 20 de janeiro, o curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos e Prediais em Caraguatatuba passaram pelas aulas teóricas com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Alderson Mamede, e desde a semana passada já estão com “a mão
