Pesquisar No Site
Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba
Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba
Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (14), no Salão Monteiro Lobato, a mostra do Projeto Robótica e a final Geogame 2025, dois importantes projetos municipais da rede de ensino do município.

#PraTodosVerem – Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba (foto: Luís Gava/PMC)
O encontro apresentou trabalhos que estenderam ao longo de todo o ano, coordenados pelo professor e responsável pelo setor da Informática Educacional (Robótica), Ernesto dos Santos Neto, e pela professora de geografia e Apoio Pedagógico (Geogame), Beatriz Gabelini, integrando metodologias ativas, pensamento computacional e o uso pedagógico das tecnologias digitais.
A final reuniu estudantes de diversas unidades escolares e contou com a presença da secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões, e o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Alexandre Costa.
“Retomamos este ano os projetos de tecnologia com o compromisso de fortalecer o Ensino Fundamental 2 e valorizar o potencial dos nossos professores e estudantes. O Geogame e a Robótica mostram, de forma muito concreta, como o trabalho interdisciplinar amplia a aprendizagem e abre novas possibilidades dentro e fora da sala de aula. Estar aqui hoje já representa um diferencial na trajetória de cada estudante. É resultado do esforço das equipes escolares, do apoio pedagógico e da dedicação dos profissionais que acreditam na inovação. Para os próximos anos, queremos que mais escolas tenham acesso a esses recursos tão importantes. Acreditamos no potencial dos nossos estudantes e sabemos que iniciativas como estas fazem a diferença no desenvolvimento da nossa rede”, disse a secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões.
“São eventos fantásticos. A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e inseri-la no contexto educacional dos nossos estudantes é fundamental. Tenho certeza que ciência fará vocês pessoas incríveis. Quando oferecemos aos nossos estudantes a oportunidade de aprender tecnologia de forma prática, criativa e integrada ao currículo, ampliamos horizontes e preparamos uma nova geração para os desafios da vida. Que essa experiência inspire cada um a continuar inovando e construindo o futuro da nossa cidade”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Alexandre Costa.
A Robótica Educacional, iniciada em maio, formou novas turmas distribuídas em três unidades escolares: EMEF Prof. Euclydes Ferreira, EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz e CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz. Inserida em um programa maior de tecnologia, a iniciativa segue os princípios da Metodologia STEAM — Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — e da Cultura Maker, que incentiva criatividade, autonomia e aprendizagem por meio da prática, da experimentação e da resolução de problemas reais.
Com essa abordagem integrada, os alunos ampliaram a compreensão sobre tecnologia e fortaleceram habilidades como colaboração, raciocínio lógico e autoria. O projeto também dialoga diretamente com a Competência Geral da BNCC voltada à Cultura Digital, que orienta a formação dos estudantes para o uso crítico, ético e criativo das tecnologias.
Também na sexta-feira (14), ocorreu a final do Geogame 2025, competição municipal de Geografia que mobilizou alunos do 6º ao 9º ano de 10 escolas da rede. O jogo online avalia acertos e tempo de resposta na identificação de territórios e localizações, estimulando raciocínio espacial, interpretação geográfica e rapidez na tomada de decisões.
Ao longo do processo, os participantes receberam orientação de professores de Geografia e História e passaram por seletivas nas unidades escolares. O caminho até a final evidenciou empenho, disciplina e domínio de conceitos importantes para a compreensão do território e das dinâmicas socioespaciais. Nesta edição, 20 estudantes entre 11 e 14 anos representaram suas escolas na disputa decisiva.
Saiba mais: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Secretaria de Comunicação Social 17/11/2025
Veja Também Recentes
Imunização contra HPV e atualização vacinal de crianças e adolescentes segue até o fim de outubro
Caraguatatuba deu início a uma nova etapa da campanha de imunização contra o HPV voltada a adolescentes entre 15 e 19 anos, além da atualização das cadernetas de vacinação de crianças e jovens com menos de 15 anos. As ações seguem até 31 de outubro em escolas públicas, particulares e
Festival BikeCine exibe filmes com energia sustentável em Caraguatatuba
Já pensou em um cinema totalmente movido a bicicletas? Esta é a proposta do BikeCine – um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da EDP, Caraguatatuba recebe pela primeira vez o projeto no dia 15/11 (sábado), na Praça
Liga Litoral Norte de Futevôlei espera mais de 150 atletas em Caraguatatuba no fim de semana
No próximo fim de semana (22 e 23 de novembro), Caraguatatuba terá mais uma grande disputa esportiva que promete movimentar as areias da Arena Serramar Shopping. É a primeira edição da Liga Litoral Norte de Futevôlei, que deve reunir mais de 150 competidores. A programação foi organizada para contemplar diferentes
Centenas de atletas participam da 2ª Corrida de Rua pela Saúde do Homem em Caraguatatuba
Caraguatatuba reuniu centenas atletas de 18 cidades na 2ª edição da Corrida de Rua pela Saúde do Homem, realizada no último domingo (9), com largada e chegada em frente à Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia). O evento destacou a importância da prevenção e
Casal é preso com porções de cocaína pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um casal foi preso por tráfico de drogas no bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, no início da noite de quarta-feira (5). A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo na região. Na Rua Inês de Fátima, os agentes avistaram um homem que, ao perceber a aproximação
