Pesquisar No Site
Comunidade religiosa de Caraguatatuba participa de roda de conversa sobre violência contra mulher

Comunidade religiosa de Caraguatatuba participa de roda de conversa sobre violência contra mulher
Uma roda de conversa sobre violência contra a mulher foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Caraguatatuba, na última semana. A ação, que ocorreu na Associação Matinata, entidade ligada à Umbanda, localizada no bairro Cidade Jardim, teve o objetivo de levar o debate sobre a violência doméstica às comunidades religiosas e promover informação, acolhimento e fortalecimento da rede de proteção às vítimas.
Durante o encontro, a equipe técnica do CREAS abordou temas como os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, os canais de denúncia disponíveis e as formas de acolhimento e encaminhamento adequadas para vítimas de violência. A atividade buscou ampliar o diálogo com lideranças e membros da associação.
Segundo a coordenadora do CREAS, Patrícia Aparecida Silva Coelho, ações como essa são essenciais para aproximar o serviço da população e fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero. “É muito importante que as comunidades religiosas estejam informadas e preparadas para acolher e orientar mulheres em situação de violência. Cada conversa, cada espaço de escuta, contribui para salvar vidas e romper ciclos de agressão”, destacou a coordenadora.
Os participantes puderam esclarecer dúvidas, trocar experiências e refletir sobre o papel e o compromisso da comunidade com a promoção dos direitos das mulheres e o combate a todas as formas de violência. A ação integra as atividades contínuas desenvolvidas pelo CREAS em parceria com instituições da sociedade civil e, reforçam a conscientização sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher em Caraguatatuba.
O CREAS é um serviço público de assistência social que atende famílias e pessoas em situação de risco ou com direitos violados. A instituição oferece orientação, acolhimento, apoio jurídico e encaminhamento aos serviços disponíveis no município.
Com iniciativas como essa, o CREAS busca transformar os espaços religiosos em locais de informação, prevenção e acolhimento, além de estimular a reflexão coletiva e a atuação conjunta no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Secretaria de Comunicação Social – 14/10/2025
Veja Também Recentes

Ponto facultativo do Dia do Servidor Público é antecipado para dia 27 de outubro em Caraguatatuba
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro. O ponto facultativo relacionado à data foi antecipado para o dia 27 de outubro (segunda-feira) no âmbito das repartições públicas municipais de Caraguatatuba. O atendimento ao público continua na terça-feira (28), às 8h30, no Paço Municipal, e no

3ª parcela do ISS Fixo e das taxas de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira
A terceira parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (22/9). O restante do tributo pode ser pago nos dias 20 de outubro, 24 de novembro e 22 de dezembro. Os carnês digitais com a taxa

Hospital Regional do Litoral Norte é premiado por destaque na notificação de doadores de órgãos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), em Caraguatatuba, recebeu o prêmio “Destaque em Taxas de Notificação de Órgãos 2025”, em reconhecimento ao trabalho da Equipe Hospitalar de Doação para Transplante (E-DOT). A premiação valoriza o compromisso dos profissionais na sensibilização de famílias e na viabilização

Orquestra do Theatro São Pedro apresenta ópera Itinerante ‘Cinderela’ neste sábado com entrada solidária
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (11/10), às 19h, a ópera itinerante ‘Cinderela’, de Pauline Viardot (1821 – 1910), com a Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de São Paulo. Sob regência de Fabrícia Medeiros e direção cênica de Julianna Santos, a obra tem entrada solidária

Sarau Literário é atração neste domingo no Parque Juqueriquerê
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove neste domingo (21/9), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um sarau literário repleto de atividades abertas ao público. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição.