Pesquisar No Site
Reunião do setor pesqueiro discute temporada da tainha na região
Reunião do setor pesqueiro discute temporada da tainha na região
Cerca de 80 pessoas entre pescadores, representantes do setor pesqueiro e autoridades se reuniram para tratar das diretrizes da próxima temporada de pesca da tainha. O encontro foi realizado na última sexta-feira (29), na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba.
A reunião contou com a participação de integrantes dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além de associações, colônias de pesca, representantes do setor pesqueiro regional e da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba. Prefeituras das demais cidades do Litoral Norte também marcaram presença.
Foram discutidas diretrizes e regras que deverão ser seguidas na temporada, bem como os cuidados necessários para garantir a manutenção da espécie em abundância, a biodiversidade marinha e a sobrevivência das comunidades pesqueiras. Outro ponto abordado foi a revisão de portarias e regulamentos que impactam diretamente a pesca artesanal na região.
O espaço também foi destinado para os participantes darem depoimentos sobre as experiências e desafios que vivenciam na pesca artesanal, que é atividade fundamental para a tradição e a economia local.
De acordo com os organizadores, reuniões como esta são essenciais para compreender a realidade de quem vive da pesca e para construir uma gestão mais justa e sustentável, em que as decisões são construídas a partir do diálogo e dos conhecimentos científico e empírico.
Secretaria de Comunicação 2/9/2025
Veja Também Recentes
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser
12ª edição do Navegar Experience fortalece turismo náutico e reúne moradores e visitantes em Caraguatatuba
A 12ª edição do Navegar Experience consolidou mais uma vez o sucesso da iniciativa em Caraguatatuba no último domingo (28), com atividades gratuitas de esporte, lazer, turismo e contato com a natureza. Realizado sempre no último domingo de cada mês, o projeto integra o calendário oficial de eventos do município
PAT de Caraguatatuba oferece 96 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (29). Ao todo, estão disponíveis 96 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura
Caraguatatuba mobilizou as forças de segurança e equipes de fiscalização para uma nova etapa da Operação Caraguá Segura entre a tarde de sexta-feira (10) e madrugada de sábado (11), com ações de fiscalização de trânsito, abordagens, averiguação veicular, combate à criminalidade e vistoria de estabelecimentos. A primeira etapa ocorreu na
Desconto de 10% no pagamento à vista do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na segunda-feira
A cota única do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento (para profissionais autônomos estabelecidos ou não), com 10% de desconto no pagamento à vista, vence na próxima segunda-feira (13/7). Os carnês on-line estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada
