Pesquisar No Site
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam 5,3 mil atendimentos do semestre no Procon de Caraguatatuba

Reclamações financeiras e de internet fixa marcam 5,3 mil atendimentos do semestre no Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 5.342 procedimentos formalizados dos 10.739 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho. Desse total, 5.397 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

#PraTodosVerem: Funcionária do Procon de Caraguatatuba atende consumidor na recepção (Foto: Dony Machado/PMC)
Os balanços de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho foram dominados por queixas sobre o envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
O fornecedor não compareceu em 162 das 575 audiências de conciliação agendadas desde janeiro. Em julho, o Procon formalizou 179 consultas simples, oito atendimentos preliminares e emitiu 264 cartas de informações preliminares (CIPs).
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 15 funcionários.
O atendimento ao público do Procon de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Rua Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
BALANÇO DO PROCON DA PREFEITURA DE CARAGUATATUBA DE 2025
Janeiro
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 985/ ATENDIMENTOS REALIZADOS – 1.955/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 94/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 07
Fevereiro
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 1.077/ ATENDIMENTOS REALIZADOS – 2.167/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 92/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 02
Março
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 834/ ATENDIMENTOS REALIZADOS – 1.684/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 104/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 58
Abril
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 727/ ATENDIMENTOS REALIZADOS – 1.463/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – Financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 96/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 26
Maio
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 677/ ATENDIMENTO REALIZADOS – 1.372/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – Financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 93/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 48
Junho
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 591/ ATENDIMENTO REALIZADOS – 1.185/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – Financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 55/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 08
Julho
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 451/ ATENDIMENTO REALIZADOS – 913/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – Financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 41/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 13
TOTAL
ATENDIMENTOS FORMALIZADOS – 5.342/ ATENDIMENTO REALIZADOS – 10.739/ ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS – Financeiros e internet fixa/ AUDIÊNCIAS AGENDADAS – 575/ AUDIÊNCIAS SEM O FORNECEDOR – 162
Secretaria de Comunicação Social – 12/8/2025
Veja Também Recentes

Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e

Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos registra crescimento em visitações no primeiro semestre de 2025
O primeiro semestre de 2025 marcou novos recordes no monitoramento de visitação no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Com 16.644 visitantes – um aumento real de 34,32% em relação mesmo período no ano anterior, contabilizou público espontâneo, visitas educativas ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), atividades da

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da

Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba
Em alusão às ações do Agosto Dourado, Caraguatatuba vai promover o “VII Fórum de Aleitamento Materno: A Base da Sustentabilidade” no dia 15 de agosto. Os Interessados devem garantir a inscrição até a próxima terça-feira, dia 12, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/vii-forum-de-aleitamento-materno-a-base-da-sustentabilidade/3055275?share_id=copiarlink. O evento será realizado no auditório ‘Maristela de Oliveira’, na