Pesquisar No Site

Cineclube de setembro tem programação especial em homenagem ao centenário de Lúcio Braun

Cineclube de setembro tem programação especial em homenagem ao centenário de Lúcio Braun
Cineclube de setembro tem programação especial em homenagem ao centenário de Lúcio Braun

Em homenagem ao centenário de Lúcio Braun – montador de filmes da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo/SP – a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) promove em setembro uma programação audiovisual especial. O projeto Cineclube exibirá toda terça-feira, às 18h, na Videoteca Municipal, que leva seu nome, uma seleção de clássicos do cinema editados e produzidos por ele, como ‘Nadando em Dinheiro’ (Mazzaropi) e ‘O Cangaceiro’ (Lima Barreto).

As sessões têm entrada gratuita e a programação pode ser verificada abaixo. A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897-5660 ou www.fundacc.sp.gov.br.

Sobre Lúcio Braun
Lúcio Braun nasceu em São Paulo em 28 de janeiro de 1925 e faleceu em Caraguatatuba em 17 de janeiro de 2000. Em 1948 trabalhou como desenhista da Metalúrgica Matarazzo, quando o engenheiro-chefe, Franco Zampari, depois de fundar o ‘TBC – Teatro Brasileiro de Comédia’, criou a Cia. Cinematográfica Vera Cruz. Braun foi então trabalhar em São Bernardo do Campo como desenhista e assistente do diretor de estúdio Carlo Zampari.

Durante sua trajetória, desenhou as fundações e alicerces de vários estúdios. Em 1950, foi transferido para o Departamento de Edição Cinematográfica, pois Carlo Zampari achou que tinha muita habilidade manual e sensibilidade e, na opinião dele, esses eram os principais requisitos para um bom montador. Braun trabalhou então sob as ordens de Oswald Haffenricchter, inglês trazido da Europa por Alberto Cavalcanti para chefia de montagem da Vera Cruz, onde editou filmes como: ‘O Cangaceiro’, ‘Chão Bruto’ e ‘Sinhá Moça’, entre outros, tendo recebido por duas vezes o prêmio ‘Saci’ de cinema, por melhor montagem.
O estúdio produziu e distribuiu filmes de 1949 a 1954. Foi também montador e diretor de filmes publicitários, tendo sido laureado com cinco prêmios ‘Governador do Estado’. Em 1980 aposentou-se e mudou-se para Caraguatatuba, cidade que frequentava desde a juventude.

Foi membro fundador da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba; membro do Conselho Municipal de Saúde; do Conselho Municipal de Cultura; e posteriormente, membro do Conselho Deliberativo da Fundacc, onde foi coordenador da Comissão Setorial de Cinema, Foto e Vídeo. Caraguatatuba prestou-lhe uma homenagem póstuma por meio de Decreto, nominando com seu nome, a Videoteca Municipal em 10 de junho de 2002.

Serviço

Exibições de Filmes na Mostra Centenário Lúcio Braun l Cineclube

Às terças-feiras – 18h

Videoteca Lúcio Braun l Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguatatuba

Gratuito

Confira a programação:

Dia 2/9 – ‘Nadando em Dinheiro’ (Mazzaropi) l Classificação: 10 anos

Dia 9/9 – ‘Na Senda do Crime’ (Flaminio Bollini Cerri) l Classificação: 14 anos

Dia 16/9 – ‘O Cangaceiro’ (Lima Barreto) l Classificação: 14 anos

Dia 23/9 – ‘Sinhá Moça’ (Tom Payne, Oswaldo Sampaio) l Classificação: Livre

Dia 30/9 – ‘Sai da Frente’ (Mazzaropi) l Classificação: 10 anos

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

MCDH (2)
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário premiado na 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos nesta sexta

A Videoteca Lúcio Braun, no centro de Caraguatatuba, exibe nesta sexta-feira (26), às 19h, o documentário “Pau d’Arco” (2025), dirigido pela jornalista e documentarista Ana Aranha. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A sessão integra a programação da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/06/2026
Profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre pré-natal em Caraguatatuba
Profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre pré-natal em Caraguatatuba

Enfermeiras e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba participaram, na sexta-feira (19), de uma capacitação sobre pré-natal realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. Ao todo, 22 profissionais participaram da atividade. A capacitação foi conduzida pelas coordenadoras do Centro de Referência da Mulher

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/06/2026
Humorista Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!” no Teatro Mario Covas dia 26 de junho
Humorista Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!” no Teatro Mario Covas dia 26 de junho

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 26 de junho (sexta-feira), às 20h, o show de comédia “Desculpa eu ter vindo!” com o humorista Matheus Ceará. podem ser adquiridos pelo  link https://tinyurl.com/392h4yc2 ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/06/2026
Caraguatatuba conquista quatro medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu
Caraguatatuba conquista quatro medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu

A equipe de jiu-jítsu de Caraguatatuba conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu, realizada em Barueri (SP), no último domingo (24). Representados pelo professor Jonata Souza, os destaques ficaram por conta de Isabelly Guerreiro e Bruno Vicente, que subiram ao

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/05/2026
Encontro na Sepedi reúne representantes da rede de combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência
Encontro na Sepedi reúne representantes da rede de combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência

Dentro da programação da Campanha Junho Violeta, voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, do Conselho Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 17/06/2026