Pesquisar No Site
2ª Feira de Economia Criativa e Caiçara prevê mais de 50 estandes e extensa programação cultural em Caraguatatuba
2ª Feira de Economia Criativa e Caiçara prevê mais de 50 estandes e extensa programação cultural em Caraguatatuba
Entre os dias 21 e 24 de agosto, a Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, recebe a segunda edição da Feira de Economia Criativa e Caiçara. O evento gratuito é uma realização do Coletivo Forró de Todos, com o apoio do governo municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo (via edital PNAB/2024).
Com mais de 50 estandes e 30 atrações culturais, a feira reúne artesanato, moda, gastronomia, produtos naturais, artes visuais, design sustentável, música e tradições caiçaras. Este ano, o evento dobrou de tamanho em relação à edição anterior, o que reafirma o crescimento da cena criativa local.
Mais que uma feira, a ação é um espaço de valorização e fomento à cultura caiçara e à produção criativa local, com o objetivo de dar visibilidade aos produtores da região e fortalecer os laços entre cultura, identidade, economia e território.
Entre os destaques da programação artística, estão os shows das bandas Filosofia Reggae, Cidade Verde Sounds, Peixelétrico e Raiz do Sana, que sobem ao palco ao lado de artistas independentes da cena local. O evento também celebra manifestações tradicionais com apresentações de Fandango Caiçara e Puxada de Rede, além de performances de palhaçaria, poesia e dança.
A feira conta ainda com uma exposição coletiva com produtos de artesanato e trabalhos de artes visuais e manuais, o que valoriza a cultura caiçara e os saberes tradicionais da região. Com foco na acessibilidade e na inclusão, o evento conta com espaço kids com atividades lúdicas para as crianças, ambiente pet friendly para acolher também os animais de estimação do público, e a presença de intérpretes de libras, para garantir o acesso de todos à programação cultural.
Além disso, haverá traslado gratuito dos bairros Tabatinga e Perequê, com ônibus por ordem de chegada. O público também é convidado a participar de uma ação solidária, com a doação de 1 litro de leite, que será destinado ao Fundo Social de Caraguatatuba. Mais informações pela página no Instagram: @forrodetodos.
Programação artística completa:
Dia 21/8 – Quinta-feira
13h30 – Abertura oficial da feira
14h – DJ Trezeroots (Brasilidades)
15h – Exibição do filme “Caraguá! Essa cidade também é Surf”
17h – DJ Trezeroots (Brasilidades)
19h – Puxada de Rede (Tambores de São Pedro)
19h30 – Banda Tribo Caiçara
21h – Banda Bichos da Costeira
Dia 22/8 – Sexta-feira
14h – Apresentação da Exposição “Artes Caiçaras”
14h30 – DJ Trezeroots (Brasilidades)
15h30 – Exibição do filme “Caraguá! Essa cidade também é Surf”
17h – DJ Trezeroots (Brasilidades)
18h – Banda Manauê
19h30 – Kayla Makena (Crias do Kemet)
21h – Filosofia Reggae
Dia 23/8 – Sábado
11h – Fandango Caiçara – Cia. Aleluia
12h – Roda de Capoeira (Simbora Vadiar)
13h – DJ Trezeroots (Brasilidades)
14h – Fandango Caiçara – Cia. Cantagalo
15h – Banda Saquaritá
16h30 – Trio Praiano
18h – Banda Praieira (25 anos)
19h30 – Raiz do Sana
21h – Cidade Verde Sounds
Dia 24/8 – Domingo
11h – Fandango Caiçara – Cia. Aleluia
12h – Roda de Capoeira (Simbora Vadiar)
13h – DJ Trezeroots (Brasilidades)
14h – Fandango Caiçara – Cia. Cantagalo
15h – Banda Saquaritá
16h30 – Trio Praiano
18h – Banda Praieira (25 anos)
19h30 – Raiz do Sana
21h – Cidade Verde Sounds
Ficha Técnica
Produção: Coletivo Forró de Todos l Coordenação Geral: Thiago Ferrarezi l Produção Artística: Maria Diogo l Produção Executiva: Gislaine Pacheco l Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo l Apoio: Governo Municipal, Secretaria de Turismo e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes
Prefeitura mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com Educação no bairro Casa Branca
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (19), uma passeata educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Branca e contou com a participação de estudantes
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda
Programa Ruas da Esperança realiza novas abordagens e encaminhamentos em Caraguatatuba
As ações do Programa Ruas da Esperança seguem diariamente em Caraguatatuba, com foco no acolhimento humanizado, orientação social, garantia de direitos e atendimento digno às pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, por meio das equipes de abordagem social, com apoio integrado da
Inscrições para editais da PNAB – Ciclo II seguem até dia 8 de junho
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) segue com inscrições abertas até o dia 8/6 (segunda-feira) para os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II. As publicações foram lançadas no dia 25 de maio e marcam o início das ações da política cultural
Secretaria Municipal de Governo, Fundacc e Sebrae promovem curso de comunicação e captação de recursos para projetos
A Secretaria Municipal de Governo, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Sebrae de São José dos Campos realizam nos dias 28 e 29 deste mês, dentro da Semana dos Microeempreendedores Individuais, o curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto
