Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho.

#PraTodosVerem: Todos os participantes, estudantes, jurados, professores, secretários municipais e prefeito posam para foto (Foto: Hugo Labanca/PMC)
A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona de 50 horas, durante as quais os alunos dos cursos técnicos e superiores do IFSP ficaram alojados na unidade e trabalharam exclusivamente no desenvolvimento de soluções digitais voltadas ao crescimento do setor turístico da cidade.
As propostas foram apresentadas na segunda-feira (7), no auditório do instituto, para uma banca composta por seis jurados. Após as exposições, a equipe “Cocanha” foi anunciada como a grande vencedora, seguida pelas equipes “Juqueriquerê” e “Ilha do Tamanduá”, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
As equipes, formadas por estudantes de diferentes cursos, dividiram-se entre as áreas de programação, design e pesquisa, com o objetivo de desenvolver soluções digitais capazes de melhorar a experiência turística em Caraguatatuba, tanto para os moradores quanto para os visitantes.

#PraTodosVerem: Aluna Manuela Otávio da Silva apresenta projeto Caraguata Tour na final do 1º Hackahton (Foto: Hugo Labanca/PMC)
Manuela Otávio da Silva, aluna do primeiro semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e integrante da equipe vencedora “Cocanha”, descreveu a experiência como desafiadora, mas valorosa. “Foi uma experiência de resistência. Dormi apenas algumas horas, mas ver que conseguimos criar algo que pode beneficiar a cidade compensou o esforço. Ainda não caiu a ficha de que minha equipe foi a vencedora.” afirmou.
A equipe que se destacou em primeiro lugar apresentou soluções sustentáveis para o desenvolvimento do turismo na cidade, de forma tecnológica. Com um projeto que integra informações de pontos turísticos, eventos, e ações promovidas de maneira que chegue à população e aos visitantes por uma plataforma integrada.
João Gabriel, da equipe “Ilha do Tamanduá”, ficou em terceiro lugar no desafio e destacou a importância da colaboração entre os membros durante o evento. “A pressão do tempo e a colaboração entre nós foram fundamentais. Aprendemos muito sobre como lidar com um projeto real e a dinâmica de trabalho em equipe. Temos muito a agradecer aos professores e aos mentores também pelo suporte”, comentou.

#PraTodosVerem: Alunos reunidos durante atividade do 1º Hackahton (Foto: Hugo Labanca/PMC)
A equipe apresentou uma proposta para criar interfaces e um protótipo de plataforma que disponibilize informações sobre eventos turísticos de forma fácil e navegável, tanto para moradores quanto para turistas. Além disso, a plataforma foi pensada para ser acessível ao poder público e a terceiros, permitindo que eles possam cadastrar e atualizar os eventos da cidade.
Durante todo o processo, os participantes contaram com a orientação de mentores do IFSP, que ofereceram suporte técnico, além de especialistas da secretaria de Turismo. A infraestrutura ofertada pelo Instituto também foi destacada como essencial para o sucesso do evento, com laboratórios de informática, internet de alta velocidade e áreas de descanso para os estudantes.
A Secretaria de Turismo teve participação ativa no desenvolvimento da atividade. Em seu discurso de encerramento, a secretária Bianca Colepicolo ressaltou o impacto positivo para a cidade. “O Hackathon é uma oportunidade única de integrar as ideias criativas dos jovens com as necessidades reais da cidade. Estamos muito felizes com o resultado e confiantes de que esta será apenas a primeira de muitas iniciativas conjuntas como esta. E o evento foi possível graças a parceiros muito importantes.”

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva ao lado de Coordenadora do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas – campus Caraguatatuba, Juliana Matheus Grégio Pereira e secretária de Turismo. Os três estão no palco do auditório do Instituto Federal (IFSP) e falam para os alunos sentados na plateia (Foto: Hugo Labanca/PMC)
A avaliação dos projetos foi realizada por uma banca composta por representantes do IFSP, da Secretaria de Turismo e por especialistas técnicos. Os jurados do evento foram o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, a Coordenadora do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas – campus Caraguatatuba, Juliana Matheus Grégio Pereira, Secretário Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Alexandre da Costa, Diretor Executivo do INOVA do IFSP, Eder José da Costa Sacconi, Gerente geral do Hampton Hotel, Viviane Macedo e Diretor da iiBrasil Inteligência e Informação, Diogo Ferreira.
O prefeito Mateus Silva parabenizou os participantes. “Ver tantos jovens dedicados à nossa cidade é uma grande honra. Este evento marca o início de uma série de ações que vão moldar o futuro de Caraguatatuba. E a inovação deve ser o ponto de partida para uma cidade mais conectada e preparada para os desafios do futuro”, declarou.
O 1º Hackathon do IFSP evidenciou o talento e a criatividade dos estudantes, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da parceria entre as instituições educacionais e o poder público. Com o apoio de empresas como Magic City, Wet’n Wild, Serramar Shopping, Espeticho, Atlantic Burguer e IIBrasil, que forneceram alimentação e infraestrutura, a organização do evento proporcionou um ambiente propício para o aprendizado e a inovação.
Fotos do evento (crédito: JC Curtis/PMC) – https://drive.google.com/drive/folders/1Bo0Wj4gmYnRO0OJxpXezs0_THYpz2fzH?usp=sharing
Fotos do evento (crédito: Hugo Labanca/PMC) – https://drive.google.com/drive/folders/18Z1CAiDo_OjOH2eycOb4KXXf2tSDf1iz?usp=sharing
Fotos do evento (crédito: Hugo Labanca/PMC) – https://drive.google.com/drive/folders/1Sgto96lXezN0pNclZctiiHRsljneo1iM?usp=sharing
Secretaria de Comunicação Social – 8/7/2025
Foto: Hugo Labanca e JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto prepara empresários para Festival Gastronômico
Teve início na terça-feira (17), uma série de encontros presenciais com temas estratégicos, voltados aos empreendedores donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município. A “Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto” tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento. O curso é

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Secretaria de Serviços Públicos segue com limpeza descentralizada em diversos bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba executa na segunda semana de junho a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Tinga, Jetuba, Capricórnio, Massaguaçu e Praia da Cocanha, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha, Martim de Sá

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

Mais de 600 atletas participam da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu, no domingo (22), a VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição foi realizada na praia Martim de Sá e reuniu mais de 600 nadadores de 65 cidades. Apesar