Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza 1ª Oficina de Construção e Lançamentos de Foguetes na próxima semana

Caraguatatuba realiza 1ª Oficina de Construção e Lançamentos de Foguetes na próxima semana
Na próxima segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba promove a 1ª Oficina Preparatória para Construção e Lançamento de Foguetes.

PraTodosVerem Três alunas da EMEF Professor Auracy Mansano disparam um foguete feito de garrafa pet com jato d’água em um gramado.
A atividade será realizada no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria de Educação e tem como objetivo qualificar os participantes para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Modalidade Lançamento de Foguetes (Obafog), prevista para ocorrer entre os dias 24 e 27 de novembro deste ano.
A atividade contará com dinâmicas práticas e motivacionais, com foco na construção e no lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, no intuito de despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de ciência e tecnologia.
A oficina disponibilizará 100 vagas, sendo 40 vagas para professores da rede municipal interessados em iniciar a capacitação, 30 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, convidados pela 19ª Obafog e 30 vagas para acompanhantes responsáveis.
Na ocasião, também será realizado o anúncio oficial e homenagem aos alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica edição 2025. Este ano, foram conquistadas 43 medalhas – nove de ouro, 16 de prata e 18 de bronze.
A oficina faz parte do projeto Maratona Mentes Brilhantes, no qual em sua página pode ser encontrada informações a respeito da construção em lançamento de foguetes (Astromania/Obafog 2025), além de informações a sobre as escolas que conquistaram medalhas este ano.
https://gestao-escolar.educacao.caraguatatuba.sp.gov.br/mentes-brilhantes/vitrine.
Confira o nome dos alunos medalhistas no link abaixo.
https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/07/Medalhistas-OBA-da-rede-municipal-de-Caraguatatuba.pdf
Secretaria de Comunicação – 23/7/2025
Veja Também Recentes

Espetáculo à luz de velas “Starlight Concert” é destaque no Teatro Mario Covas em julho
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 24 de julho (quinta-feira), às 21h, o espetáculo “Starlight Concert”. Em sua mais recente edição, o concerto celebra a trajetória de grandes compositores, no qual mistura a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica.

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 26º Festival do Camarão em Caraguatatuba
Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 26º Festival do Camarão na noite da última quarta-feira (16/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. A festividade, que celebra a cultura tradicional caiçara, é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira