Pesquisar No Site
Caraguatatuba propõe Loteria Municipal para investir em saúde social habitação e meio ambiente

Caraguatatuba propõe Loteria Municipal para investir em saúde social habitação e meio ambiente
O governo municipal de Caraguatatuba enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria oficialmente a Loteria Municipal. A proposta tem como objetivo gerar mais recursos para investimentos em áreas como saúde, desenvolvimento social, meio ambiente e construção de moradias populares no município.
De acordo com o prefeito Mateus Silva, a iniciativa segue uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que estados e municípios possam explorar serviços de loteria, desde que respeitem as regras gerais definidas pela União. “É uma oportunidade de transformar um serviço que já existe em outros lugares em benefício direto para a população de Caraguatatuba”, explica o prefeito.
A proposta permite que a loteria municipal seja administrada pela própria administração ou por uma empresa, que será escolhida por meio de concessão pública, seguindo regras rígidas de segurança, transparência e responsabilidade social.
Se instituído, o serviço deve ser oferecido tanto pela internet quanto em pontos físicos autorizados. As empresas interessadas em operar a loteria deverão comprovar capacidade técnica, financeira e atender todas as normas de segurança, além de garantir medidas de prevenção ao vício em jogos.
A maior parte do dinheiro será destinada ao pagamento dos prêmios e dos impostos obrigatórios. O valor restante será usado para custear projetos e serviços públicos, como melhorias no sistema de saúde municipal, construção de moradias populares, ações de desenvolvimento social, projetos de preservação e sustentabilidade ambiental.
O projeto prevê também que a Secretaria Municipal de Fazenda seja responsável por fiscalizar todo o funcionamento da loteria, com exigência de relatórios, auditorias e acompanhamento constante. As regras para os sorteios, pagamentos, prazos e até a publicidade devem ser definidas por decreto após a aprovação da lei, e precisam priorizar a transparência e a proteção dos apostadores.
O projeto de lei foi enviado para análise da Câmara de Vereadores. Se aprovado, a administração municipal deve iniciar os trâmites para regulamentar o funcionamento e abrir o processo de concessão do serviço.
“O que buscamos é uma fonte de recursos que ajude a investir no que realmente importa, saúde, moradia e qualidade de vida para as famílias de Caraguatatuba”, reforça o prefeito Mateus Silva.
Loterias em outras cidades
Desde a liberação pelo Supremo Tribunal Federal, em 2020, alguns municípios brasileiros já implementaram as loterias municipais como forma de arrecadação de recursos. Em São Paulo, cidades como São Vicente e Guarulhos já contam com o modelo, respectivamente desde 2022 e 2021. No Rio de Janeiro, a cidade de Cabo Frio é um exemplo. Maceió (AL), Curitiba (PR), Aracajú (SE) e Salvador (BA) são outros exemplos de municípios que também possuem as loterias.
Veja Também Recentes

Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Três novos ônibus entram em circulação na frota do transporte público de Caraguatatuba
Três novos ônibus foram adquiridos pela empresa Santa Cecília de Turismo Ltda., a SOU Caraguá, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. A ação visa melhorar a qualidade do sistema de transporte público e atende à solicitação do governo municipal, após intensificação na fiscalização pelos Agentes de Fiscalização de Trânsito e

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da