Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres idosas e com deficiência.

#PraTodosVerem: A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Márcia Denise Gusmão Coelho, apresenta a 2ª Pré-Conferência sobre políticas públicas para mulheres na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). (Foto: Bianca Castilho/PMC).
Organizada pela equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC), a reunião marcou o início de uma série de encontros descentralizados com o objetivo de ampliar a escuta ativa e garantir maior participação popular na construção de políticas públicas para as mulheres no município.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, as pré-conferências visam levantar propostas e identificar os principais desafios enfrentados pelas mulheres em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, segurança, acessibilidade e inclusão. As contribuições serão sistematizadas e levadas para a conferência principal, que ocorrerá no dia 11 de julho com os seguintes Eixos Temáticos:
Eixo 1: Autonomia e igualdade no mundo do trabalho;
Eixo 2: Educação inclusiva, não sexista, não-racista, não-homofóbica e não- lesbofóbica;
Eixo 3: Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos;
Eixo 4: Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;
Eixo 5: Mulheres em Espaços de Poder e Decisão.
As representantes conduziram a escuta das demandas das participantes e promoveram um ambiente de diálogo, acolhimento e escuta coletiva. Participaram da abertura do evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Márcia Denise Gusmão Coelho; a vice-presidente, Sandra Úrsula Spinelli Marcelino e a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Priscila Moraes Lopes.
“A presença e o envolvimento de todas mostram a força do diálogo e da construção coletiva. Acredito que a conferência principal, marcada para o dia 11 de julho, será um grande sucesso! Seguimos juntas na luta por direitos, igualdade e políticas públicas mais eficazes para todas as mulheres”, declarou a presidente do Conselho.
A vice-presidente do conselho, Sandra Marcelino, frisou a importância de novas sugestões e propostas trazidas pelas participantes durante os encontros. “Juntas, vamos construir um futuro com mais respeito, igualdade e oportunidades para todas as mulheres de Caraguatatuba”, ressaltou.
Programação de Junho
Dia 16 (segunda-feira)
9h
Local: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba
Endereço: Av. Alagoas, 539 – Indaiá
Público-alvo: Público feminino em geral, com foco em residentes da Região Central
14h
Público-alvo: Voltado às trabalhadoras da rede de atendimento à mulher no município, com o objetivo de promover o debate e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e garantia de direitos das mulheres.
18h
Local: Videoteca “Lucio Braun” – Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, Praça do Caiçara
Endereço: Av. Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Público Alvo: Aberto ao Público, em especial, às mulheres trans e à comunidade LGBTQIA+
Dia 17 (terça-feira)
9h
Local: Comunidade Terapêutica Restitui Feminina
Endereço: Av. Antônio Francisco Pascoal Peliciare, 199 – Canta Galo
Público-alvo: Mulheres acolhidas no local
14h
Local: Lar São Francisco de Assis
Endereço: Emilio Marcondes Ribas, 150 – Perequê-Mirim
Público-alvo: Público feminino em geral, especialmente da Região Sul.
Dia 18 (quarta-feira)
9h
Local: CIAM – Centro Integrado de Atendimento à Mulher
Endereço: Av. Luiz Claudio do Prado, 400 – Indaiá
Público-alvo: Público feminino em geral, especialmente da Região Central
14h
Local: CRAS Jetuba
Endereço: Av. Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Público-alvo: Público feminino em geral, especialmente da Região Norte.
Secretaria de Comunicação – 12/6/2025
Veja Também Recentes

Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,

Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho termina dia 31 de julho
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de julho presencialmente até dia 31 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama 27 aprovados de nove cargos do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração convocou mais 27 aprovados de nove funções do Concurso Público de 2023 até sexta-feira (4/7), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. Foram convocados quatro agentes administrativos (38º colocado/ 8º e 9º

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações