Pesquisar No Site
Caraguatatuba atualiza regras da Zona Azul com ampliação de vagas tecnologia e fiscalização digital

Caraguatatuba atualiza regras da Zona Azul com ampliação de vagas tecnologia e fiscalização digital
As regras do sistema rotativo eletrônico pago em vias públicas de Caraguatatuba, conhecido como Zona Azul, foram atualizadas. A medida amplia a cobertura, moderniza a operação e estabelece novos critérios para uso, tarifas, isenções e fiscalização.

#PraTodosVerem: Placas de Identificação do Serviço de Zona Azul na cidade de Caraguatatuba. (Foto: Luis Gava/PMC).
A nova regulamentação está disciplinada no Decreto nº 2.214/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município desta segunda-feira (2/6). O sistema passa a contar com 1,6 mil vagas para automóveis e 755 para motocicletas, motonetas e ciclomotores, distribuídas em diversas ruas e avenidas da área central e adjacências. A cobrança ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. A tarifa é de R$ 3 por hora para automóveis e R$ 1,50 por hora para motos. O tempo máximo de permanência em uma mesma vaga é de duas horas consecutivas.
Entre as novidades, está a implementação de duas vagas exclusivas para veículos elétricos e a criação de áreas de curta duração, conhecidas como “vaga rápida”, com até 20 minutos gratuitos mediante uso de pisca-alerta. Também passa haver tolerância de 20 minutos após o estacionamento para que o usuário ative o tíquete digital.
A emissão do tíquete pode ser feita por aplicativo de celular, portal web, QR Code fixado na sinalização (parquímetro virtual) ou em pontos de venda credenciados. O comprovante é 100% digital e dispensa a necessidade de retorno ao veículo.
O prefeito Mateus Silva destaca que a atualização fortalece a mobilidade urbana e garante mais transparência. “Essa reestruturação vem para que o sistema funcione de forma mais eficiente, moderno e justo. A arrecadação será auditada, o controle será digital e oferecerá mais segurança e comodidade ao cidadão”, afirmou.
Fiscalização e penalidades
A fiscalização será feita por monitores ou por tecnologia OCR embarcada em veículos da concessionária. Em caso de uso irregular da vaga – como ausência de tíquete, tíquete expirado ou tempo excedido – será emitido um Aviso de Irregularidade Digital (AID), com prazo de 24 horas para regularização.
Caso não haja o pagamento dentro do prazo, será lavrado auto de infração com base no Código de Trânsito Brasileiro. O valor para regularização da irregularidade corresponderá a dez vezes a tarifa de uma hora, mais o valor de duas horas de uso da vaga. Todo o valor arrecadado com a chamada “Taxa de Pós-Ocupação” será destinado integralmente ao Fundo Social de Caraguatatuba.
Isenções e regras específicas
Ficam isentos do pagamento:
- Veículos oficiais da União, Estados, Município, Câmara Municipal e Fundações Municipais, em serviço e devidamente identificados;
- Táxis, durante embarque, desembarque ou nas vagas destinadas;
- Veículos de pessoas com deficiência (PCD), com cartão físico ou digital válido, exclusivamente nas vagas sinalizadas.
Os veículos de idosos deverão pagar a tarifa normalmente e devem utilizar apenas as vagas específicas, com o cartão de identificação obrigatório.
Implantação e operação
A empresa responsável pelo serviço tem até 30 dias, a contar da publicação do decreto, para implantar e adequar toda a sinalização horizontal e vertical nas áreas indicadas. O sistema também deve contar com canais de atendimento e orientação aos usuários, bem como diversas formas de pagamento, como PIX, cartão de crédito e dinheiro em espécie nos pontos físicos de venda. O decreto completo está disponível para consulta no site oficial do governo municipal de Caraguatatuba.
Secretaria de Comunicação Social – 2/6/2025
Veja Também Recentes

Paratletas da Natação de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba, do programa Inclusão e Movimento, que agrega as secretarias dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso, de Esportes, Educação e Saúde, participam dos Jogos Escolares do Estado, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no Centro de

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 26º Festival do Camarão em Caraguatatuba
Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 26º Festival do Camarão na noite da última quarta-feira (16/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. A festividade, que celebra a cultura tradicional caiçara, é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em

Caraguatatuba recebe primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes com palestras e competição classificatória
Caraguatatuba será palco de um dos eventos mais aguardados do universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), marcado para o dia 26 de julho (sábado), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 10h. A

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência