Pesquisar No Site
Estudantes de Caraguatatuba constroem e lançam foguetes com garrafas PET para Olimpíadas de Conhecimento
Estudantes de Caraguatatuba constroem e lançam foguetes com garrafas PET para Olimpíadas de Conhecimento
Uma aula diferente marcou a quarta-feira (7) dos estudantes do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba, região norte de Caraguatatuba. Após a construção, os alunos participaram do lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, em uma atividade que uniu ciência e diversão no Campo do Jetuba.
A iniciativa integra o programa “Mentes Brilhantes”, da Secretaria Municipal de Educação, que busca preparar os estudantes para as Olimpíadas do Conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e a Obafog (Olimpíada Brasileira de Foguetes).
A atividade contou com a presença da secretária de Educação, Roselii Morila, e do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, filho do patrono da unidade escolar. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática).
“Fiquei encantada com a destreza dos nossos estudantes durante o lançamento dos foguetes. É emocionante ver como eles aplicaram, com tanto entusiasmo, o conhecimento que foi compartilhado pelos professores, que, aliás, deram um show de dedicação. Também não posso deixar de destacar o papel essencial dos nossos professores de apoio pedagógico, que caminham lado a lado com as escolas para tornar projetos como este possíveis. Já estamos sonhando com as próximas etapas, com novas iniciativas que envolvam a disciplina e o universo da astronomia, inspirando ainda mais nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Roseli Morilla.

#PraTodosVerem Alunos soltam ‘foguetes’ de garrafa PET no Campo do Jetuba (Foto: Divulgação/PMC)
Neste ano, dez escolas da rede municipal participam da OBA e da Obafog, com estudantes do 6º ao 9º ano. “Após as aulas teóricas e a montagem dos ‘foguetes’, hoje é a base de lançamento, onde eles (alunos) preenchem esse ‘foguete’ com água e lançam. Depois, nós medimos a distância que os ‘foguetes’ atingiram e conferimos a classificação para selecionarmos os representantes para a Olimpíada Nacional”, explicou o professor de Ciências, Rafael Silva.
A construção do ‘foguete’ envolveu garrafas PET de até 2 litros, papelão para as aletas e uma bexiga com água no interior. O lançamento foi feito com um dispositivo de PVC acoplado a uma bomba de ar.

#PraTodosVerem Alunos soltam ‘foguetes’ de garrafa PET no Campo do Jetuba (Foto: Divulgação/PMC)
O aluno do 6º ano, Rafael Moreira Moraes, de 11 anos, participou da atividade e ficou muito feliz com o aprendizado. “Nós ficamos surpresos com o resultado. Alguns ‘foguetes’ voaram bem alto, foi muito legal. Nós aprendemos sobre as garrafas PET e como elas têm aerodinâmicas diferentes. Foi muito divertido”, afirmou.
Segundo a equipe de Apoio Pedagógico, a prova teórica da OBA será aplicada até 16 de maio nas escolas. No mesmo prazo, será realizada a medição dos foguetes da Obafog, cujo alcance mínimo para classificação nacional é de 150 metros.
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba intensifica ações de acolhimento social e manutenção de espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na manhã de quarta-feira (27), mais uma ação integrada do programa “Pontes para o Futuro”. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza de espaços públicos e o atendimento às pessoas em situação de rua com oferta de encaminhamento para serviços de acolhimento
Vigilância Sanitária de Caraguatatuba orienta farmácias sobre mudanças no controle de receitas eletrônicas
Farmácias e drogarias de Caraguatatuba devem se adequar às novas regras previstas para o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), plataforma voltada ao controle eletrônico de receitas de medicamentos sujeitos a controle especial. O sistema é regulamentado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 1.000/2025, da Agência Nacional de
Secretaria de Governo promove mais de 30 atendimentos na unidade móvel do Sebrae para orientar empreendedores de Caraguatatuba
A presença de uma unidade móvel do Sebrae na Praça do Caiçara em Caraguatatuba na quarta-feira (27), possibilitou o atendimento de mais de 30 micro e pequenos empreendedores do município que buscaram informação sobre formalização de negócio, abertura de empresa, declaração de imposto de renda, linhas de crédito, entre outros
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições de processo seletivo on-line para contratação de estagiários de 37 cursos
As inscrições do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba terminam no dia 27 de maio (quarta-feira), no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O Edital 01/2026 da seleção está disponível na Edição 1.867 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta terça-feira
Caraguatatuba abre Semana do Bebê e do Brincar com debate sobre Primeira Infância
A abertura da Semana do Bebê e do Brincar transformou o Teatro Mario Covas em um espaço de diálogo sobre infância, educação e cuidado na noite de segunda-feira (11). O evento reuniu profissionais da rede municipal, especialistas e autoridades para discutir práticas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros
