Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Apaixonado pelo ofício de educar, o professor de Geografia, Antônio Carlos Oliveira, o Lula, gosta de inovar no ambiente de trabalho, ou seja, na sala de aula com os alunos. Um dos projetos que anualmente coloca em prática é o Dia da Alimentação Saudável na Escola.
O projeto funciona da seguinte forma: alunos, professores, funcionários trazem frutas diversas, legumes e verduras para uma aula sobre alimentação saudável e também para degustação. Nessa confraternização, os estudantes aprendem e provam sabores que normalmente não fazem parte do seu cotidiano.
Na terça-feira (6) foi o dia dos alunos do 6º anos da EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, onde o professor leciona, participarem de encontro para provarem diversas frutas e sucos feitos com água mineral com gás.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Frutas comuns como banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá e outras exóticas como pitaia, kiwi, mirtilo ou blueberry foram degustadas pelos alunos in natura e também em drinks preparados com água mineral gasosa.
“Sempre via a pitaia, mas tinha medo de experimentar e ser ruim. Hoje consegui, aqui, na escola. Foi bom, um sabor diferente”, disse Heloisa Glícia Baptista, 11 anos.
Já Theo Jordão, 11 anos, também provou pela primeira vez a pitaia, mas achou sem graça. “A pitaia não tem muito gosto, mas o blueberry gostei de ter provado”, declarou.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar. Mesa com várias frutas banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá, legumes e verduras como repolho, cenoura, berinjela, alface, batata, abóbora.
A diretora da unidade escolar, Sandra Medeiros, disse que essa é uma oportunidade das crianças experimentarem frutas e sucos que não consomem em casa. “É um momento de aprendizado, num clima de descontração e troca. A apresentação da alimentação saudável é a partir de uma experiência positiva que agrega e diverte os alunos”, avaliou Medeiros.
O diretor do Departamento de Alimentação Escolar, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha, Manoel Vicente da Silva, o Manu, acompanhou a atividade com a nutricionista, Karen Fernandes da Costa Faria.
“Achei muito interessante a iniciativa do professor e da equipe gestora e acredito que essa ação deva se estender às outras unidades escolares. Também tive a oportunidade de me apresentar aos alunos e contar que nossa equipe de Alimentação Escolar cuida do cardápio diário, servido, com cuidado e carinho para que todos possam ter uma alimentação balanceada nutritiva e saudável”, disse.
A metodologia de Lula é o da “Escola Viva”, onde todos participam para construir um mesmo trabalho em prol de todos. A própria vivência pessoal é transmitida aos educandos.
“Não tomo refrigerante, nenhuma bebida alcoólica e carne há vários anos. Sinto uma diferença grande no meu organismo e na minha disposição com essa dieta. Daí procuro mostrar aos alunos que uma vida saudável vale a pena”, disse.
Além disso, o docente também incentiva os alunos dando notas a mais para os pequenos que não tomam, refrigerante, sucos artificiais, tomam bastante água ao longo do dia para se hidratarem e para os que participam de aulas de inglês on-line gratuita em plataforma e fazem leitura de livros extraclasse.
“Não tiro nota de quem não faz isso. Aos que fazem eu bonifico. No princípio muitos fizeram pela nota a mais. Mas, depois de um tempo, todos incorporam essas ações no seu dia-a-dia por vontade própria. E, no meio disso tudo eu passo os ensinamentos de geografia. Até agora, tem dado muito certo”, afirmou.
#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 20ª edição da Copa Caiçara de Jiu-Jítsu neste domingo (25)
A cidade de Caraguatatuba será palco da 20ª Copa Caiçara de Jiu-Jítsu neste domingo (25), das 8h às 17h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição reúne mais de 30 equipes de diversas cidades, incluindo delegações da cidade de São Paulo e outros estados, além de representantes do

Seminário sobre Alimentação Infantil reúne pais e profissionais em Caraguatatuba
Com grande adesão e participação do público, o Seminário sobre Alimentação Infantil foi promovido em Caraguatatuba na última quarta-feira (28), no salão Monteiro Lobato, sede da Secretaria de Educação, no Indaiá. O evento gratuito teve como foco a promoção da saúde e da nutrição na Primeira Infância. Durante o seminário,

Interessados em cantar no Água Viva Coral têm audições nesta terça e quinta-feira
O Água Viva Coral, de Caraguatatuba, realiza uma nova rodada audições para novas vozes que poderão compor o grupo. O encontro ocorre na próxima terça-feira (10) e na quinta-feira (12) das 18h às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo Whatsapp (43) 9

Caraguatatuba encerra Jogos Regionais da Melhor Idade com 70 pontos e conquista 17 medalhas
Caraguatatuba brilhou na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) e encerrou sua participação com 70 pontos e a 8ª colocação geral entre os 37 municípios participantes da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A cidade foi a melhor colocada do Litoral Norte. A competição reuniu

9ª Semana Nacional de Arquivos inicia nesta terça em Caraguatatuba com programação especial
Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), a partir desta terça-feira (10/6), uma série de atrações especiais. A iniciativa também celebra o