Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Apaixonado pelo ofício de educar, o professor de Geografia, Antônio Carlos Oliveira, o Lula, gosta de inovar no ambiente de trabalho, ou seja, na sala de aula com os alunos. Um dos projetos que anualmente coloca em prática é o Dia da Alimentação Saudável na Escola.
O projeto funciona da seguinte forma: alunos, professores, funcionários trazem frutas diversas, legumes e verduras para uma aula sobre alimentação saudável e também para degustação. Nessa confraternização, os estudantes aprendem e provam sabores que normalmente não fazem parte do seu cotidiano.
Na terça-feira (6) foi o dia dos alunos do 6º anos da EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, onde o professor leciona, participarem de encontro para provarem diversas frutas e sucos feitos com água mineral com gás.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Frutas comuns como banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá e outras exóticas como pitaia, kiwi, mirtilo ou blueberry foram degustadas pelos alunos in natura e também em drinks preparados com água mineral gasosa.
“Sempre via a pitaia, mas tinha medo de experimentar e ser ruim. Hoje consegui, aqui, na escola. Foi bom, um sabor diferente”, disse Heloisa Glícia Baptista, 11 anos.
Já Theo Jordão, 11 anos, também provou pela primeira vez a pitaia, mas achou sem graça. “A pitaia não tem muito gosto, mas o blueberry gostei de ter provado”, declarou.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar. Mesa com várias frutas banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá, legumes e verduras como repolho, cenoura, berinjela, alface, batata, abóbora.
A diretora da unidade escolar, Sandra Medeiros, disse que essa é uma oportunidade das crianças experimentarem frutas e sucos que não consomem em casa. “É um momento de aprendizado, num clima de descontração e troca. A apresentação da alimentação saudável é a partir de uma experiência positiva que agrega e diverte os alunos”, avaliou Medeiros.
O diretor do Departamento de Alimentação Escolar, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha, Manoel Vicente da Silva, o Manu, acompanhou a atividade com a nutricionista, Karen Fernandes da Costa Faria.
“Achei muito interessante a iniciativa do professor e da equipe gestora e acredito que essa ação deva se estender às outras unidades escolares. Também tive a oportunidade de me apresentar aos alunos e contar que nossa equipe de Alimentação Escolar cuida do cardápio diário, servido, com cuidado e carinho para que todos possam ter uma alimentação balanceada nutritiva e saudável”, disse.
A metodologia de Lula é o da “Escola Viva”, onde todos participam para construir um mesmo trabalho em prol de todos. A própria vivência pessoal é transmitida aos educandos.
“Não tomo refrigerante, nenhuma bebida alcoólica e carne há vários anos. Sinto uma diferença grande no meu organismo e na minha disposição com essa dieta. Daí procuro mostrar aos alunos que uma vida saudável vale a pena”, disse.
Além disso, o docente também incentiva os alunos dando notas a mais para os pequenos que não tomam, refrigerante, sucos artificiais, tomam bastante água ao longo do dia para se hidratarem e para os que participam de aulas de inglês on-line gratuita em plataforma e fazem leitura de livros extraclasse.
“Não tiro nota de quem não faz isso. Aos que fazem eu bonifico. No princípio muitos fizeram pela nota a mais. Mas, depois de um tempo, todos incorporam essas ações no seu dia-a-dia por vontade própria. E, no meio disso tudo eu passo os ensinamentos de geografia. Até agora, tem dado muito certo”, afirmou.
#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Veja Também Recentes
Atletas de Caraguatatuba conquistam pódios e garantem convocação para Campeonato Brasileiro de BMX
A equipe de BMX de Caraguatatuba teve participação de destaque na 4ª Etapa do Campeonato Paulista da modalidade, no último sábado (20), em Jarinu (SP), conquistando pódios e resultados importantes em diferentes categorias. O principal resultado veio com Matheus Santos, que conquistou o título da categoria Boys 13 anos e
Prefeitura intensifica fiscalização e amplia combate ao descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba reforçou as ações de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em todo o município durante o mês de junho. O objetivo da Secretaria de Serviços Públicos é combater uma das principais causas de degradação dos espaços públicos, proteger o meio ambiente, e promover mais limpeza
Capacitação reforça segurança alimentar e qualifica manipuladores de alimentos em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação. O curso foi ministrado pela nutricionista
Líderes no serviço público de Caraguatatuba concluem treinamento Conexão Liderança
O treinamento “Conexão Liderança”, iniciativa da Secretaria de Governo, Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) São José dos Campos, reuniu cerca de 30 servidores públicos em cargos de liderança, em três dias de
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira (17)
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três aprovados de duas funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17/7), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
