Pesquisar No Site

Abertas inscrições para “Caraguá a Gosto 2025 – origens”

Abertas inscrições para
Abertas inscrições para “Caraguá a Gosto 2025 – origens”

Um dos eventos mais aguardados do ano, o Caraguá a Gosto, chega à sua 20ª edição e celebra a identidade local em diferentes culinárias.

Restaurantes e quiosques já podem se inscrever para o concurso gastronômico a partir de terça-feira (20), até o dia 13 de junho, por meio de formulário on-line ou presencialmente na Secretaria de Turismo.

#PraTodosVerem: Hambúrguer gourmet com pão brioche, alface, tomate, empanado, queijo derretido, hambúrguer bovino e molho cremoso verde. Ao fundo, batatas fritas tipo waffle e um copo com bebida. (Foto: Arquivo/ PMC)

O edital de chamada pública nº 021/2025 já está disponível no Diário Oficial do Município nº 1587, disponível em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/05/Edital_1587.pdf, e visa credenciar estabelecimentos do ramo alimentício para apresentação de prato original, especialmente desenvolvido para o festival, que será realizado de 1º a 31 de agosto.

Em até 30 dias após o encerramento das inscrições será publicado edital complementar com as regras de votação.

Categorias de participação

  • À la carte;
  • Porções;
  • Petiscos de praia;
  • Lanches artesanais;
  • Pizzas;
  • Sobremesas;

O destaque desta edição vai para a categoria petiscos de praia, exclusivo para os quiosques. Outra novidade é na categoria À la carte, principal categoria, que originou o evento, ganhará destaque com a composição de menu completo, snedo entrada e prato principal. Os chefes desta categoria serão convidados para eventos especiais durante o mês e receberão clientes ocultos, profissionais do setor.

#PraTodosVerem: Imagem de uma bebida servida em xícara branca com borda decorada com chocolate e farofa de amendoim. A bebida está sobre um pires retangular de cerâmica com detalhes ondulados, e ao redor da xícara há grãos de café dispostos decorativamente (Foto: Arquivo/ PMC)

Os estabelecimentos devem estar registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), cadastur.turismo.gov.br, e cada um pode inscrever apenas uma receita original e exclusiva.

O comitê técnico poderá ajustar a categoria de inscrição ou, caso não seja atingido o número mínimo de quatro estabelecimentos por categoria, poderá juntar categorias que sejam de certa forma relacionadas.

Documentação exigida

  • Ficha de inscrição (Anexo I);
  • Declaração de não empregar menor (Anexo II);
  • Cópia do CNPJ e contrato social;
  • Cópia de RG e CPF do responsável legal;
  • Alvarás de funcionamento e de vigilância sanitária;
  • Comprovante Cadastur válido;
  • Termo de Permissão de Uso (somente quiosques);
  • Cardápio atual do estabelecimento;

Estabelecimentos com débitos em eventos anteriores junto à Secretaria de Turismo não serão habilitados.

Novidade

O Sebrae, parceiro do evento, por meio da Secretaria de Governo, vai oferecer quatro oficinas para os inscritos:
17/06 – Engenharia de Cardápios
24/06 – Gestão e Liderança
03/07 – Inovação e ferramentas de IA para Alimentação Fora do Lar
08/07 – Técnicas e práticas de apresentação de pratos: dos ingredientes à finalização

O lançamento do evento Caraguá a Gosto está previsto para o dia 15 de julho.

Seleção e resultado

A seleção ficará a cargo de um comitê técnico composto por docentes do Curso de Gastronomia da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, que vai avaliar originalidade, exclusividade e ineditismo das receitas. O resultado dos habilitados será divulgado no dia 10 de junho, no site oficial www.caraguatatuba.sp.gov.br .

Etapas seguintes

  • Pagamento da taxa (R$ 1 mil) – até o 3º dia útil após a publicação do resultado, via depósito no Banco do Brasil (Ag. 1741-8; CC 130.137-3; FUNDTUR, CNPJ: 46.482.840/0001-39).
  • Agendamento de foto e vídeo dos pratos – em até sete dias após aprovação da inscrição.
  • Proibição de venda antecipada – pratos não podem ser comercializados antes de 1º de agosto de 2025.
  • Relatório de vendas – informar quantidade de pratos vendidos entre 10 e 15 de setembro de 2025, pelo e‑mail turismo@caraguatatuba.sp.gov.br .

Serviço

Inscrições para 20ª edição do Caraguá a Gosto

Data: 20 de maio a 13 de junho

Formulário on-line: https://forms.gle/xzBkbcDq7cxdxJdP7

Inscrição presencial: Secretaria Municipal de Turismo – Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 25 – Centro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

De 1º a 31 de agosto, moradores e visitantes já poderão experimentar os diferentes pratos do catálogo e votar no sabor que melhor traduz a riqueza cultural e gastronômica da cidade.

Secretaria de Comunicação Social – 20/5/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo

Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/10/2025
Governo do Estado encerra inscrições para guarda-vidas temporários em Caraguatatuba na segunda-feira
Governo do Estado encerra inscrições para guarda-vidas temporários em Caraguatatuba na segunda-feira

As inscrições gratuitas do processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo seguem até a próxima segunda-feira (20), das 9h às 18h, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá ou on-line

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2025
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir da próxima segunda-feira (27), no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a 14ª edição do FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. A entrada é solidária com a doação de um kg de alimento não perecível, que será

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2025
Cine Sarau segue na próxima semana com exibição de filmes e roda de conversa sobre Sustentabilidade Marinha e Costeira
Cine Sarau segue na próxima semana com exibição de filmes e roda de conversa sobre Sustentabilidade Marinha e Costeira

Segue na próxima quinta-feira (16/10), às 20h, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, o Cine Sarau – projeto que tem como proposta transformar pátios escolares em espaços de aprendizado e engajamento, utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de saberes e de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/10/2025
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades

A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/10/2025