Pesquisar No Site
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes.

#PraTodosVerem: Casal segura cachorro caramelo adotado no colo. Moça sorri para foto (Fotos: Dony Machado/PMC)
A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas e SOS Pet Caraguá, além da parceria com o Shopping Serramar, que cedeu o espaço para a realização do evento.
O objetivo principal da feira foi promover a adoção responsável de animais que, em muitos casos, foram vítimas de maus-tratos, abandono ou outras situações de vulnerabilidade. As adoções proporcionam a chance de um novo lar para os animais resgatados e garantem que eles recebam o amor e o cuidado de uma família responsável.
Algumas pessoas contaram suas experiências. O casal Lucas e Elaine, por exemplo, ficou com uma cachorra adulta que chamaram de Lana. “Nós fomos adotados, não adotamos”, comentou Elaine. Após o casamento, o casal sentia que faltava algo em sua rotina. “Mesmo depois de perder um cachorro, eu pensei que não queria mais, mas o sentimento de que algo faltava nunca foi embora. Foi então que decidimos adotar, e o que sentimos pela Lana foi instantâneo. Ela é a nova integrante da família”, completou.
Já Marcela, de 20 anos, também esteve presente na feira e adotou uma gatinha. A jovem explicou que entende o quanto a adoção faz diferença, especialmente ao adotar um animal mais velho. “Eu decidi adotar porque entendo o quanto os animais precisam de uma adoção, principalmente os adultos, que são mais difíceis de encontrar um lar. Eu levei uma gatinha de 1 ano e 5 meses para dar um novo lar para ela”, destacou.
Empresas parceiras que comercializam ração e acessórios para cães e gatos também tiverem espaço para oferecer seus produtos.
Adoção
O CCZ acolhe animais resgatados de diferentes situações de risco, como abandono, maus-tratos e acidentes. Após o resgate, os animais passam por cuidados veterinários, recebem vacinas e tratamentos necessários para a recuperação de sua saúde. Esse processo assegura que eles estejam prontos para serem adotados de maneira responsável.
A unidade realiza mensalmente feiras de adoção, como a de sábado, mas também está aberta durante a semana para quem deseja conhecer os animais disponíveis para adoção. Para adotar, é necessário que o interessado tenha mais de 18 anos e apresente documentos como RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, é importante ressaltar que o processo de adoção tem como foco o bem-estar tanto dos animais quanto das famílias que os recebem, buscando garantir um vínculo saudável e duradouro.
Quem não pôde comparecer à feira de sábado tem a possibilidade de adotar animais nas próximas edições dos eventos ou diretamente no CCZ. Essas feiras acontecem periodicamente, oferecendo uma nova chance de encontrar um amigo de quatro patas.
Secretaria de Comunicação – 8/4/2025
Fotos: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão