Pesquisar No Site

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba,  recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) junto do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI).

#PraTodosVerem: Idosos participam da Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa no Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar(CCTI)

O encontro reuniu dezenas de idosos e contou com a presença da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Ivy Malerba.

Esta foi a última das cinco plenárias realizadas nas regiões central, sul e norte. As reuniões contaram com a participação do público em geral, além de profissionais que contribuem ativamente na execução das políticas públicas para a população idosa.

“A participação de todos é fundamental para termos um diagnóstico e conhecermos quais são as maiores necessidades e as propostas à partir do ponto de vista de quem está vivendo efetivamente o processo do envelhecimento e seus impactos” explica a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Ivy Malerba.

Idosos que participaram da pré-conferência contribuíram com propostas. Foi o caso do morador Rodoaldo Graciano, de 82 anos, que destacou a importância de melhorias no tratamento de água e esgoto do município. “Caraguatatuba conta com idosos nas periferias sem água potável e sem tratamento de esgoto. O município e o Governo do Estado (Sabesp) precisavam intervir para oferecer uma qualidade de vida melhor para essas pessoas”, disse.

“A Saúde precisa de uma reestruturação e ter os idosos como prioridade. Não é só a questão do atendimento, mas também os exames mais complexos e as especialidades. Precisamos de algo que seja mais específico para o idoso”, disse Valquíria de Moraes.

Vale ressaltar que as pré-conferências visam a 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 7 de maio, no salão do Centro Integrado à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 9h às 16h30.

A Conferência, cujo tema é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, será dividida em cinco eixos: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de Políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfretamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, Caraguatatuba conta com 134.875 habitantes e destes, 22 mil são idosos, ou seja, 16% da população local.

Secretaria de Comunicação – PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos
Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou os 87 primeiros aprovados de sete cursos do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 e mais um do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/07/2026
Prefeitura de Caraguatatuba define jornada especial dos servidores com deficiência ou com dependentes PCDs
Prefeitura de Caraguatatuba define jornada especial dos servidores com deficiência ou com dependentes PCDs

A Prefeitura de Caraguatatuba definiu as regras para a concessão de jornada especial de trabalho reduzida aos servidores públicos municipais com deficiência ou que tenham sob sua dependência pessoa com deficiência, com o Decreto nº 2.508/2026, que regulamenta o benefício previsto na Lei Complementar Municipal nº 145, de 19 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/07/2026
CaraguaPrev recadastra segurados inativos aniversariantes de agosto até dia 31
CaraguaPrev recadastra segurados inativos aniversariantes de agosto até dia 31

Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de agosto precisam fazer a prova de vida anual obrigatória até dia 31 (segunda-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/08/2026
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou, na sexta-feira (31), a solenidade de posse dos novos conselheiros representantes da Sociedade Civil e do Poder Público para a gestão 2026/2029. O evento ocorreu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/08/2026
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/07/2026