Pesquisar No Site
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) junto do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI).

#PraTodosVerem: Idosos participam da Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa no Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar(CCTI)
O encontro reuniu dezenas de idosos e contou com a presença da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Ivy Malerba.
Esta foi a última das cinco plenárias realizadas nas regiões central, sul e norte. As reuniões contaram com a participação do público em geral, além de profissionais que contribuem ativamente na execução das políticas públicas para a população idosa.
“A participação de todos é fundamental para termos um diagnóstico e conhecermos quais são as maiores necessidades e as propostas à partir do ponto de vista de quem está vivendo efetivamente o processo do envelhecimento e seus impactos” explica a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Ivy Malerba.
Idosos que participaram da pré-conferência contribuíram com propostas. Foi o caso do morador Rodoaldo Graciano, de 82 anos, que destacou a importância de melhorias no tratamento de água e esgoto do município. “Caraguatatuba conta com idosos nas periferias sem água potável e sem tratamento de esgoto. O município e o Governo do Estado (Sabesp) precisavam intervir para oferecer uma qualidade de vida melhor para essas pessoas”, disse.
“A Saúde precisa de uma reestruturação e ter os idosos como prioridade. Não é só a questão do atendimento, mas também os exames mais complexos e as especialidades. Precisamos de algo que seja mais específico para o idoso”, disse Valquíria de Moraes.
Vale ressaltar que as pré-conferências visam a 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 7 de maio, no salão do Centro Integrado à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 9h às 16h30.
A Conferência, cujo tema é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, será dividida em cinco eixos: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de Políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfretamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, Caraguatatuba conta com 134.875 habitantes e destes, 22 mil são idosos, ou seja, 16% da população local.
Secretaria de Comunicação – PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de