Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o mês na sede da Secretaria de Turismo.

#PraTodosVerem: Exposição é composta por máscaras que representam indígenas de diferentes etnias brasileiras (Foto: Divulgação/PMC)
A instalação reúne 32 máscaras que representam indígenas de diferentes etnias brasileiras, além de nove objetos cerâmicos e uma fotografia. Dispostos em formato circular, os elementos criam uma experiência imersiva, que remete ao interior de uma grande oca. O objetivo é valorizar a riqueza cultural dos povos originários, resgatando seus costumes e tradições.
O arte-ceramista Carlo Cury, integrante do Grupo Ubuntu, busca expandir a obra com máscaras das 305 etnias indígenas brasileiras, que já estão listadas no tapete central da exposição. A modelagem detalhada e a aplicação do engobe – tinta especial composta por argila e óxidos naturais – aproximam o público dessa herança cultural e incentivam a reflexão sobre nossas raízes.

#PraTodosVerem: Exposição é composta por máscaras que representam indígenas de diferentes etnias brasileiras (Foto: Divulgação/PMC)
Mais do que uma representação visual, A Grande Maloca destaca a influência indígena na identidade brasileira, presente na língua, na culinária, nos costumes e na arte. A exposição convida os visitantes a uma vivência educativa, promovendo o reconhecimento da diversidade e da complexidade dessas culturas.
Exposição Percurso
Antes de A Grande Maloca, a Secretaria de Turismo recebeu, entre 17 de fevereiro e 5 de março, a mostra Percurso, também do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas. Inspirada na cerâmica arqueológica da Tradição Tupiguarani, a exposição reuniu 16 peças e atraiu cerca de mil visitantes de 43 municípios, quatro estados e dois países, consolidando a sede da Secretaria como um importante espaço cultural e turístico.
Serviço
A Grande Maloca
De 1º a 30 de abril
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h | Sábados e domingos, das 10h às 16h
Secretaria de Turismo de Caraguatatuba – Av. Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, Centro
Entrada gratuita
Secretaria de Comunicação Social 1º/4/2025.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Fundação CASA de Caraguatatuba recebe equipe da Secretaria de Assistência Social para alinhamento de serviços
Para fortalecer o atendimento e ações integradas com a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Caraguatatuba, foi realizada uma visita técnica das equipes de Assistência Social do município na última quinta-feira (29). Durante o encontro, os representantes da pasta participaram de uma apresentação institucional e discutiram o

Feira Agroecológica reúne produtores locais para comercialização de produtos sustentáveis em Caraguatatuba
Na última quinta-feira (15), produtores rurais de Caraguatatuba participaram da Feira Agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, no bairro Pontal de Santamarina. O evento foi realizado nas dependências da unidade e teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Foi

Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores
A campanha de vacinação contra brucelose será retomada em junho, em Caraguatatuba, com foco nos rebanhos bovinos de pequenos produtores. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e tem como objetivo fortalecer a produção familiar, garantir a saúde animal e reduzir os impactos econômicos provocados

Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves