Pesquisar No Site
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes.

#PraTodosVerem Alunos estão sentados repetindo os movimentos solicitados pelo professor Leandro Lopes. Eles levantam a perna esquerda com o auxílio das mãos cruzadas por baixo (Fotos: JC Curtis/PMC)
Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal, coordenação motora, força e alongamento com os participantes.
Os movimentos são feitos com bastão, bolas, com as pessoas sentadas ou de pé. A metodologia foi desenvolvida por Lopes no decorrer da vivência como profissional de Educação Física.
“Ministro as aulas há um ano, no Ciapi e tem pessoas que estão comigo desde o início. A diferença no caminhar, no equilíbrio e coordenação e segurança pessoal desses alunos é perceptível”, ressaltou.

#PraTodosVerem O professor Leandro Lopes está entre duas alunas da aula de Prevenção a Risco e Queda. Ele comanda movimentos e elas repetem junto com outros alunos que estão no salão do Ciapi. (Fotos: JC Curtis/PMC)
Dona Marli Meji, 78 anos, é uma das beneficiadas. “Caía muito em casa, na rua, antes de começar nessa aula. Era muito sedentária. Agora minha respiração melhorou, parei de cair à toa e socializo com outros participantes”, contou.
A colega Maria Helena Silveira, 65 anos, também sofria com o mesmo problema de tombos e tropeções. “Os exercícios que fazemos com o Leandro são ótimos para nos ajudar a fortalecer o corpo e ter mais habilidade para fazermos nossos afazeres do dia-a-dia sem acidentes”, afirmou.
Para quem já é cadastrado na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e tem interesse em participar dessa aula, basta levar à secretaria do Ciapi o RG, CPF, comprovante de residência, carteira do SUS com as vacinas em dia, atestado médico que a pessoa está apta a realizar atividade física e solicitar uma vaga.
Clique aqui para conhecer mais sobre esse trabalho.
Secretaria de Comunicação Social – 28/4/2025
Fotos: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor