Pesquisar No Site
1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual

1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual
Projetar a cidade para os próximos 30 anos e transformar Caraguatatuba em um epicentro logístico do Litoral Norte e região por sua grande capacidade de expansão. Essa é uma meta da atual gestão municipal que foi amplamente debatida durante a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Caraguatatuba, realizada na última quarta-feira (23).

#PraTodosVerem Auditório do prédio da Fundacc, no antigo Módulo, Centro. Plateia cheia de homens e mulheres de várias idades, participantes da 1ª Conferência Municipal da Cidade. (Fotos: Luís Gava/PMC)
Na abertura do evento, o prefeito, Mateus Silva, ressaltou que o município é o único que possui uma capacidade grande de expansão e por sua localização geográfica pode abrigar grandes projetos de setores distintos da economia.
“Estamos aqui para discutir o futuro que queremos para Caraguatatuba. Temos uma cidade plana, acessível. Temos a pretensão de rearborizá-la, implantar um sistema de drenagem eficaz, com a preservação dos recursos hídricos e da Mata Atlântica. Todos os presentes engrandecem essa discussão e tenho certeza que sairão excelentes ideias e projetos nas discussões”, ressaltou o prefeito.
A organizadora do evento, Eloíza Andrade Antunes, secretária de Governo, ressaltou o protagonismo dos participantes e a alta qualificação dos palestrantes para discutirem os cinco eixos propostos: 1- Habitação e Urbanismo; 2 – Infraestrutura e Mobilidade; 3 – Meio Ambiente; 4 – Cidades Inteligentes; e 5 – Governança e Participação Social.
“Essa conferência faz parte de um plano maior e nos permitirá levantarmos nossas vulnerabilidades e como saná-las. Sabermos onde obter e alocar os recursos e elaborarmos um plano que nos permita um desenvolvimento social, urbanístico e ambiental. A sociedade civil tem grande importância nesse debate para que elaboremos um plano de crescimento para Caraguatatuba que contemple a sustentabilidade, a inclusão e qualidade de vida aos munícipes”, afirmou Eloíza.

#PraTodosVerem A doutora Letícia Barroso,arquiteta e urbanista apresenta uma palestra. Sentados estão Eduardo Trani e a secretária de Habitação, Fátima Rangel. (Fotos: Luís Gava/PMC)
Palestras
A conferência foi realizada no período da manhã e à tarde no auditório e salas, no auditório Módulo, no Centro.
As palestras foram divididas com temas que contemplassem os cinco eixos.
No Eixo 1, foram abordados os temas ” Moradia Digna”, “Equidade e Justiça Socioterritorial”, e “Espaços Públicos Inclusivos”, com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, o arquiteto urbanista, Eduardo Trani, e com a doutora Letícia Barroso, arquiteta e urbanista.
Os conteúdos, “Serviços Públicos de Transporte de Qualidade”, “Mobilidade Sustentável”, e “Redes e Sistemas Viários”, foram discutidos no Eixo 2, pela engenheira química e especialista em mobilidade urbana e transição energética, Renata Narsib Teixeira de Andrade Marson, e pelo arquiteto e urbanista com MBA em Gestão de Projetos e cursos avançados, Robson Martins, diretor do Departamento de Urbanismo de Caraguatatuba.
No Eixo 3, as palestras foram “Saneamento Ambiental – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana”, “Desenvolvimento Econômico com Justiça Socioambiental”, e “Áreas Verdes e Áreas Protegidas”.
com o arquiteto e urbanista, Paulo André Cunha Ribeiro, especialista em Gestão e Educação Ambiental; e a bióloga marinha, Danielle Almeida de Carvalho, mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros.
As palestras do Eixo 4 foram “Transformação Digital”, “Sistemas de Monitoramento”, e “Plataformas Colaborativas”.
com Oswaldo Lirolla, especialista em Tecnologia e Gestão Urbana, com foco em seguranças de dados e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em projetos de cidades inteligentes; e a geóloga, Gabriella Labate Frugis, mestre e doutora pela USP, com atuação na Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Ilhabela.
Projetos Integrados e Instrumentos de Planejamento Local e Regional foram os temas do Eixo 5 com a bióloga, Andrée de Ridder Vieira, especialista em Gestão Ambiental; e o gerente regional do Sebrae, em São José dos Campos, Paulo Cereda, especialista em Desenvolvimento Econômico.
Para o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado o evento é essencial para que os munícipes repensem sua cidade em um novo modelo. “O objetivo é tornarmos as cidades sustentáveis, resilientes, inteligentes com qualidade de vida” reforçou Eduardo Trani.
O gerente regional do Sebrae destacou a importância da entidade estar presente nessa discussão para que os trabalhos realizados por ela, em parceria com a prefeitura, atendam, plenamente, as expectativas da administração pública.
“O prefeito Mateus Silva tem dado uma demonstração que está chamando todas as áreas para o diálogo. Isso é fundamental para a construção de um futuro onde todos se sintam representados”, avaliou Paulo Cereda.
Propostas aprovadas para a etapa estadual
Eixo 1 – Habitação e Urbanismo: Implantar parques e áreas de lazer servindo como drenagem urbana e espaços culturais – 15 parques lineares ligando os bairros e acompanhando os rios da cidade.
Eixo – Infraestrutura e Mobilidade: Ligação entre transporte coletivo e rotas acessíveis, com utilização de micro-ônibus e ônibus elétricos.
Implantação de sistema de transporte sobre trilhos, aquaviário e aeroviário.
Eixo 3 – Meio Ambiente: Instalação de mais ecopontos na cidade para devido descarte dos resíduos sólidos junto com a iniciativa de implementação de um consórcio regional para tratamento de resíduos sólidos com cobertura dos quatro municípios do Litoral Norte e Paraibuna.
Implementação de educação ambiental vertical em todas as áreas, no legislativo, executivo, judiciário e nas escolas.
Eixo 4 – Cidades Inteligentes: Infraestrutura com soluções baseadas na natureza para mitigação de riscos de inundação e deslizamentos.
Criação do aplicativo ‘Vigilância comunitária de risco’ onde a população reporta o risco com breve descrição, fotos e mapa base para gerenciamento dos apontamentos.
Eixo 5 – Governança e Participação Social: Criação de um projeto de formação em manejo junto às comunidades visando a revitalização de áreas de restinga, manguezais, criação de parques e praças urbanas e incentivo e fortalecimento de hortas comunitárias.
No encerramento dos trabalhos foram eleitos treze delegados que representarão a cidade na etapa estadual, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho, deste ano.
A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes, disse que a missão foi muito bem cumprida com a participação da sociedade civil e representantes do poder público e conferencistas.
“Nos debates propostos foram levantadas várias questões, ideias e soluções para transformar Caraguatatuba na cidade em que queremos viver. Foi um encontro riquíssimo, onde conseguimos extrair as melhores propostas para apresentarmos na etapa estadual. Agradeço o apoio e parceria da secretária de Habitação Fátima Rangel, da comissão organizadora, por funcionários de diferentes secretarias e representantes da sociedade civil”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 25/4/2025
Fotos: Luís Gava
Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação