Pesquisar No Site
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba, que completa 168 anos de emancipação político-administrativa no dia 20/4. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

#PraTodosVerem: Palestrante Rosangela Dias da Ressurreição (Gianni D’Angelo/Fundacc)
A palestra, que será ministrada pela Dra. Rosangela Dias da Ressurreição e pela líder religiosa Lu Chiata “Mametu Messamburá”, é voltada a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na cultura afro, religiosidade e políticas públicas de gestão documental. O tema da palestra é título do segundo capítulo do livro “Arte e Cultura: Novos horizontes na contemporaneidade” – coletânea que reúne quatro estudos que exploram, sob diferentes perspectivas, a intrínseca relação entre memória, cultura e identidade.
O estudo que será abordado na palestra, de autoria da Dra. Rosangela, explora uma das partes da exposição “Ecoar” do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, a Ancestralidade Africana, desenvolvida pelas ceramistas Claudia Canova, na produção dos tambores, e por Lu Chiata, com a instalação “Entre Minkisi, Voduns e Orixás” – foco principal do estudo. A análise destaca a interseção entre arte e religião, enfatizando o poder simbólico e transformador dos objetos religiosos.
A iniciativa é uma realização do Governo Municipal, Arquivo Municipal e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Administração. O Salão Monteiro Lobato está localizado na Secretaria Municipal de Educação, na Av. Rio de Janeiro, nº 860, no bairro Indaiá. Mais informações: (12) 3897-5662.
Sobre as palestrantes
Dra. Rosangela Dias da Ressurreição
Caiçara de São Sebastião, é professora aposentada da Secretaria de Educação do estado de São Paulo. Tem licenciatura e bacharelado em História e é mestre em História Social. É teóloga e doutora em Ciência da Religião pela PUC/SP. É autora dos livros “São Sebastião – Transformações de um povo caiçara”, “A fé visível – Religiosidade popular e cotidiano caiçara no litoral norte paulista”, e de diversos artigos, sendo o mais recentes deles, o segundo capítulo da coletânea “Arte e Cultura: Novos horizontes na contemporaneidade”, intitulado “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”.
Lu Chiata
Lu é também “Mametu Messamburá” – líder religiosa e codirigente da Inzo Kibela Zambirí, um Candomblé de Caboclo, localizado no bairro Rio Claro, em Caraguatatuba. Natural de Guarulhos, é psicóloga, casada e mãe de 5 filhos. Lu Chiata, que é ceramista desde 2004, começou como paneleira do bairro São Francisco, em São Sebastião. No decorrer dos anos, deu aulas, realizou exposições individuais e coletivas, principalmente como membro do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, no qual integra desde 2016.
Serviço
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”
Dia 10/4 – quinta-feira – 14h30
Secretaria Municipal de Educação l Av. Rio de Janeiro, nº 860, no Indaiá
Gratuita l Livre
Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.