Pesquisar No Site
Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, que neste ano recebe aulas de audiovisual.

#PraTodosVerem: Professor orienta aluno durante aula de bateria (Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc)
Foram inscritos 5,5 mil alunos de diferentes idades, em modalidades variadas, nas áreas de Teatro e Arte Circense; Dança; Literatura; Música; Artes Plásticas; Artesanato; Folclore e Tradições Populares; e Audiovisual, Fotografia e Novas Mídias. A fundação recebeu a inscrição de projetos de mais de 240 artistas orientadores, dos quais 70 foram contratados.
As aulas são gratuitas e democratizam o acesso da população ao aprendizado e incentivam novos talentos, além de contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e intelectual de cada indivíduo. Os interessados em se inscrever devem procurar o polo cultural mais próximo e verificar as modalidades oferecidas, assim como a disponibilidade de vagas.

#PraTodosVerem: Aula observa professor que toca violino em uma das oficinas culturais da Fundacc (Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc)
Novas modalidades
As novidades deste ano são na área de Folclore e Tradições Populares, com as oficinas de maracatu e de agbê, oferecidas no bairro Barranco Alto. O maracatu consiste em uma manifestação cultural brasileira que envolve música, dança e cortejo, utilizando os instrumentos alfaia, agbê, caixa de bateria e agogô.
Já a oficina “Agbê: Tocar, Dançar, Cantar e Encantar”, aborda os toques do instrumento (que é uma espécie de chocalho do maracatu, uma cabaça revestida de miçangas), e vivências corporais envolvendo as danças de maracatu e do agbê, toque e dança dos orixás e outros ritmos presentes nos núcleos de tradição e cultura popular. Ambas as modalidades são a partir de 9 anos de idade.

#PraTodosVerem: Professor mostra partitura para aluno durante aula de piano (Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc)
Boas-vindas e capacitação
Os artistas orientadores selecionados foram recebidos no dia 7/3, no auditório do polo cultural do Centro, pelo presidente da Fundacc, Adba Cuba, e pelos coordenadores técnicos. O encontro contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, e da ex-presidente da Fundacc e atual secretária municipal de governo, Eloíza Andrade Antunes.
Na ocasião, os artistas orientadores receberam as boas-vindas da equipe e participaram de uma palestra sobre MEI (Microempreendedor Individual), com Cauê Rubio, da Secretaria de Governo e representante do Sebrae.
Veja Também Recentes

Defesa Civil participa de simulado de acidente em túnel na Tamoios
Simulado na Tamoios testa resposta a acidentes com gás segunda (26) Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou do 7º Simulado de Acidente com Produtos Perigosos promovido pela Concessionária Tamoios, na segunda-feira (26), 23h, no interior do maior túnel rodoviário do Brasil (Túnel ¾ – Antônio de Queiroz Galvão), na

Caraguatatuba garante pódios e segue na disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A cidade de Caraguatatuba segue firme na fase regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18), com destaque para a classificação do voleibol feminino à grande final e o vice-campeonato conquistado pelo xadrez masculino. A competição ocorre nas cidades do Vale do Paraíba. No último sábado (17), a equipe feminina

Fundo Social de Caraguatatuba participa de encontro da Amvale Mulher em Pindamonhangaba
A presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, participou do Encontro Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte – Amvale Mulher, realizado em Pindamonhangaba, quinta-feira (29). No encontro foram apresentados os projetos, ações e produtos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de

Circuito Mares reúne mais de seis mil pessoas em Caraguatatuba com provas inéditas
Caraguatatuba foi sede, no último fim de semana (7 e 8), da 3ª fase do Circuito Mares 2025 – Etapa Éter, na praia da Cocanha. O tradicional festival multiesportivo reuniu provas de águas abertas, aquathlon, corrida rústica, stand-up paddle e paddleboard, e movimentou a cidade com cerca de três mil

Caraguatatuba mantém bom desempenho nos Jogos da Melhor Idade e segue em novas disputas
Caraguatatuba segue com ótimo desempenho na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com a conquista de 15 medalhas em diversas modalidades. A competição reúne atletas com 60 anos ou mais de 37 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e segue até 7 de junho,