Pesquisar No Site
Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.
O governo municipal, por meio da secretaria de Governo, em parceria com as secretarias de Habitação, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, de Urbanismo e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso realizou, na quarta-feira (12), a primeira reunião preparatória para a 1ª Conferência Municipal das Cidades, neste semestre.
A coordenadora do evento, a secretária de Governo, Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, destacou a relevância dessa convenção para a cidade e explicou que haverá conferências em nível municipal e estadual, onde serão levantadas as principais propostas de cada estado, que serão apresentadas no encontro nacional. E também sobre o papel dos conselheiros, tanto da sociedade civil quanto do poder público, que devem se reunir periodicamente para preparar a 1ª Conferência.
A diretora do Departamento de Programas Habitacionais, a arquiteta, Lilian Domingos de Souza, detalhou o passo a passo para a elaboração desse fórum de debates, de acordo com diretrizes da cartilha da 7ª Conferência Estadual das Cidades, cujo tema é “Construir cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”.
A secretária de Habitação, Fátima Rangel, acrescentou que as diretrizes consolidadas na 1ª Conferência serão base para a reestruturação do Plano Diretor do município.
Para o presidente da associação de moradores do bairro Pontal Santa Marina, Erick Minotti, a 1ª Conferência deve ter ampla participação popular para contribuir com o crescimento da cidade. A presidente da Associação dos Moradores dos Bairros de Massaguaçu e Região (Ambmar), Denny Barbosa, presidente, acrescentou que será importante para o desenvolvimento urbano do Litoral Norte.
O biólogo Roque Alves Pereira também espera que os munícipes entendam que a participação deles nas elaborações de políticas públicas para a cidade é fundamental e que os gestores e facilitadores da conferência realmente coloquem a população como protagonista.
Representantes escolhidos
Gestores Públicos – Secretária de Governo – Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Andrade, secretária de Governo; Secretaria de Habitação – Fernanda de Andrade Cassiano, agente administrativa; Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – Ana Carolina Muri Simões, secretaria adjunta de Meio Ambiente; Secretaria de Urbanismo – Marina Araujo Poloni de Amaro, agente administrativa; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Proteção ao cidadão – Bruno do Prado Savassa, diretor de Proteção ao Cidadão.
Câmara Municipal de Caraguatatuba – vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos.

#PraTodosVerem Sala de reunião na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira. Participantes da primeira reunião sobre o 1ª Conferência Municipal das Cidades estão sentados durante a explanação do evento.
Movimento Populares – Associação dos Amigos do Bairro do Pontal Santa Marina – Erick Minotti, presidente. Associação comunitária AMBMAR – Denny Barbosa, presidente. Primeira Associação do Distrito de Porto Novo – Claúdio Benedito Guarnieri, presidente.
Trabalhadores na forma de entidade sindical – Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba – Alexandra Fachini.
Empresários relacionados ao desenvolvimento urbano – Oswaldo Lirolla Maciulateis Júnior.
Entidades profissionais, acadêmicas e conselhos profissionais – Associação dos Arquitetos e Urbanistas de Caraguatatuba – Renata Jussara Borges. Voluntários – Soraya de Ângelis Victor Santos, Roque Alves Pereira.
ONG com atuação na área de Desenvolvimento Urbano – ONG Maranata Ecologia – Maria das Marcês Rojas Marin Serra. Voluntário – Edivaldo Silveira da Cruz.
Secretaria de Comunicação Social 14/3/2025
Fotos: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes

Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado
No próximo sábado, dia 5, a partir das 16h, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove uma festa julina em parceria com entidades socioassistenciais parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba. Haverá várias barracas com bebidas e comidas

Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba passou por capacitação sobre como usar o bafômetro homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), durante uma blitz para combater a alcoolemia por parte dos condutores de veículos. O treinamento,

Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

Estabelecimentos gastronômicos são selecionados para 20ª edição do Caraguá a Gosto
Foram divulgados os estabelecimentos gastronômicos selecionados para participar da 20ª edição do Caraguá a Gosto, que neste ano traz o tema ‘Origens’. No total, 52 estabelecimentos foram habilitados para participar do maior festival gastronômico do Litoral Norte, distribuídos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas.

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres