Pesquisar No Site
Caraguatatuba adere à Campanha Nacional “Pule, Brinque e Cuide”

Caraguatatuba adere à Campanha Nacional “Pule, Brinque e Cuide”
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, no âmbito das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), aderiu à campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide”, uma iniciativa do Governo Federal lançada pelo Comitê Nacional Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação tem como objetivo reforçar a proteção de crianças e adolescentes durante as festividades do Carnaval 2025.
A campanha visa combater a exploração sexual com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra abusos e também reforça a luta contra a exploração do trabalho infantil, para garantir que as crianças possam brincar e se divertir durante o Carnaval, sem serem forçadas a trabalhar.
O secretário de Assistência Social Arthur Bruller destaca que a campanha traz algumas orientações e alertas importantes: “Reforça a importância de não permitir que menores consumam bebidas alcoólicas durante as festividades”.
A técnica do Aepeti, Gabriela Garcia, disse que, durante essa festa, também ocorrem situações preocupantes, como o trabalho infantil e a exploração sexual.
“Destaco a importância de conscientizar a população sobre esses problemas e incentivar o uso dos canais de informação e denúncia. Erradicar o trabalho infantil é um desafio complexo que envolve não apenas questões sociais, mas também um compromisso com a dignidade humana. Que possamos aproveitar o Carnaval para nos divertir, mas também para cuidar e proteger nossas crianças e adolescentes. Vamos nos unir nessa causa”, ressaltou.
Como é comum que crianças se percam durante o Carnaval, a campanha orienta ainda, aos responsáveis, a colocarem identificação, como pulseiras, com o nome do responsável e o telefone, para facilitar o processo de localização caso se percam.
Serviço
O Disque 100 está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados, para receber denúncias de violações de direitos. Para os casos de trabalho infantil estaremos com o Serviço Especializado em Abordagem Social no telefone (12) 99784-9860 ligação ou mensagem pelo Whatshapp das 8h às 21h.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil
A Secretaria de Assistência Social promoveu duas importantes ações de conscientização contra o trabalho infantil em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na última quinta-feira (12). As atividades mobilizaram crianças, adolescentes, adultos e comerciantes, e reforçou o compromisso do município na proteção dos direitos da infância e