Pesquisar No Site
Prefeitura intensifica ações contra hanseníase no ‘Janeiro Roxo’

Prefeitura intensifica ações contra hanseníase no ‘Janeiro Roxo’
Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (20) uma série de atividades para o combate à hanseníase. Até o fim do mês, a Secretaria de Saúde da Prefeitura realiza palestras, orientações, distribuição de materiais informativos, busca ativa e investigações.
As ações ocorrem em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), comércios e residências. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, seus sintomas, formas de contágio e a importância do diagnóstico precoce.
A programação começou no dia 14, com uma palestra sobre sinais e sintomas da hanseníase na UBS Ademir Reis, no Perequê-Mirim. Nesta segunda-feira (20), a UBS Casa Branca e a UBS Jaraguazinho promoveram palestras sobre o tema, enquanto agentes comunitários realizaram busca ativa de sintomáticos e distribuíram materiais informativos nas regiões próximas.
Na EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, no bairro Porto Novo, agentes entregaram formulários investigativos para identificação de possíveis casos. Na UBS José Maurício Borges, no Perequê-Mirim, profissionais de saúde orientaram a população, mediram a pressão arterial e distribuíram panfletos no bairro Rio do Ouro.
A hanseníase, também chamada de lepra, é uma infecção crônica causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta a pele e os nervos periféricos. O tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e essencial para evitar sequelas e a transmissão da doença.
Confira a programação completa:
20/1 a 31/1 – Busca ativa de sintomáticos, panfletagem e orientações: manhã e tarde – Área de abrangência Centro
20/1 a 30/1 – Palestra sobre hanseníase: 8h – UBS Casa Branca
21/1 – Palestra sobre hanseníase: 10h – UBS Tinga
21/1 – Palestra sobre hanseníase: 14h – UBS Rio do Ouro
22/1 – Panfletagem e orientações sobre sinais, sintomas e tratamento da hanseníase: 8h – UBS Ademir Reis (Perequê-Mirim)
22/1 – Palestra “Prevenção da hanseníase”: período da manhã – UBS Morro do Algodão
23/1 – Palestra sobre hanseníase: 8h – UBS Tinga
23/1 – Ponto de verificação de Pressão Arterial, orientações e panfletagem: 8h – área de abrangência Rio do Ouro
23/1 – Orientações sobre hanseníase e tratamento: 14h às 15h – UBS Massaguaçu
24/1 – Palestra e orientações: 14h – UBS Tinga
24/1 – Palestra no grupo de renovação de receita sobre hanseníase: 14h – UBS Centro
24/1 – Palestra “Sinais de alerta a hanseníase”: 14h – UBS Getuba
25/1 – Palestra do Dia Mundial de combate a hanseníase: 14h – UBS José Maurício Borges
27/1 – Palestra “Formas de contágio e fluxo de atendimento”: 9h – UBS Golfinho
28/1 – Panfletagem: 9h – área de abrangência no Tinga
28/1 – Panfletagem e orientação nos comércios: período da manhã – área de abrangência no Tinga
28/1 – Palestra no grupo de renovação de receita sobre hanseníase: 14h – UBS Centro
29/1 – Palestra “Prevenção da hanseníase”: período da manhã – UBS Morro do Algodão
29/1 – Palestra no grupo de renovação de receita sobre hanseníase: 14h – UBS Centro
30/1 – Roda de conversa sobre hanseníase: 14h – CRAS Casa Branca
30/1 – Porta aberta – Avaliação médica de busca ativa de manchas: Dia todo – UBS Casa Branca
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27) O

Secretaria de Urbanismo promove capacitação técnica com Polícia Militar e fortalece ações de fiscalização
A Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba iniciou, na terça-feira (24), uma capacitação técnica voltada à Polícia Militar (PM), com foco na aplicação do Código de Posturas do Município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23. A formação segue até sexta-feira, dia 27, no auditório do 20º Batalhão de

Produtores rurais de Caraguatatuba comercializam produtos em Feira Agroecológica da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato
Mais uma Feira Agroecológica foi realizada na última quinta-feira (26) pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), com a presença de produtores rurais de Caraguatatuba. Os produtores rurais da cidade voltaram a comercializar seus produtos diretamente aos trabalhadores. Os itens eram provenientes da agricultura familiar cultivados de forma

Espetáculo à luz de velas “Starlight Concert” é destaque no Teatro Mario Covas em julho
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 24 de julho (quinta-feira), às 21h, o espetáculo “Starlight Concert”. Em sua mais recente edição, o concerto celebra a trajetória de grandes compositores, no qual mistura a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica.

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).