Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa de reunião sobre Alerta e Preparação para Emergências Locais em relação ao gasoduto no município

Caraguatatuba participa de reunião sobre Alerta e Preparação para Emergências Locais em relação ao gasoduto no município
O Governo Municipal, por meio de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa do Cidadão, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, juntamente com colaboradores da Petrobras/UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato), Universidade de Taubaté (UniTau), empresa de energia EDP São Paulo e do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, participou de um encontro, nessa quarta-feira (22), na sede da Defesa Civil, no bairro Tinga.
Foram apresentadas as ações de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (Apell) da Petrobras, em 2024, para moradores dos bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina e Jardim Aruan, localidades por onde passam os dutos da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA).
Essas reuniões ocorrem desde 2011, mensalmente, interrompidas somente durante a pandemia de Covid-19, com o objetivo de discutir, informar, aperfeiçoar e multiplicar o plano de contingência, caso ocorra algum acidente nos dutos.
“Caso aconteça alguma emergência e necessidade de evacuação, os moradores desses bairros já sabem os locais para onde devem se dirigir. A Defesa Civil é imediatamente acionada para dar suporte”, explicou o coordenador do órgão, capitão Oduvaldo Romano.
De acordo com a jornalista de socioeconomia da Gerência de Meio Ambiente da UTGCA, Elizabeth Dalcin, que conduziu os trabalhos, hoje, a meta para 2025 é alcançar um maior engajamento com a comunidade; promover o fortalecimento do grupo de voluntários; participação de um representante de cada bairro nas reuniões mensais; manter o site do Apell atualizado; criar um Instagran do Apell; envolver novos parceiros sempre que necessário e realizar treinamentos e simulados.
“Os riscos são mínimos, mas temos que estar preparados a qualquer momento”, declarou Dalcin.
Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais – Apell
O Apell Caraguatatuba é uma parceria entre Petrobras, Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santamarina.
O processo Apell funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade, formando o Grupo Coordenador.
O Grupo Coordenador reúne-se mensalmente para acompanhar o processo, planejar treinamentos e simulados, analisar cenários de risco, entre outras ações.
UTGCA
A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) está instalada no município paulista de Caraguatatuba. A unidade tem capacidade para processar diariamente até 20 milhões de m³ de gás natural, oriundo de diversas plataformas, interligadas à plataforma do Mexilhão (PMXL-1), instalada, aproximadamente, a 140 quilômetros da costa. De lá, o produto chega à UTGCA por meio de um gasoduto.
O gás processado na UTGCA dá origem a três produtos: o gás natural, que tem uso industrial, residencial e veicular; o GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha); e o C5+ (condensado), parte líquida do gás.
Depois do processamento na UTGCA, outro gasoduto, o Gastau, leva o gás natural até a cidade de Taubaté (SP), onde é lançado na malha de gasodutos da Petrobras, seguindo para distribuição. O C5+ segue em carretas até a Refinaria Henrique Lage (Revap) em São José dos Campos (SP). Já o GLP, desde dezembro de 2015, passou a ser enviado para São José dos Campos por meio do oleoduto Caraguatatuba-Vale do Paraíba (Ocvap I).
Serviço
Em caso de emergência nos dutos de gás da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), ligar para 168 ou para Defesa Civil no 199 ou (12) 3882-1055 ou 3883-8913.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Divulgação GCM/PMC
Veja Também Recentes

Educação para Relações Étnico-Raciais entra na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba
Caraguatatuba introduziu este ano no Ensino Fundamental 1 do 1º ao 5º ano, na grade curricular, a disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). Essa disciplina destina-se a promover o conhecimento e o respeito às diferentes culturas dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros e africanos; entender e valorizar a importância do protagonismo

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de tentativa de estupro no Travessão
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atenderam uma ocorrência de crime de tentativa de estupro no bairro Travessão, região sul da cidade, na manhã de sábado (15). De acordo com o boletim de ocorrência, houve um chamado por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI) para atender uma

Documentário e bate-papo com escritoras sobre literatura e protagonismo feminino são atrações neste sábado
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de Literatura, realiza neste sábado (8/3), uma tarde de Literatura e Protagonismo Feminino. A programação tem início às 16h, com a exibição do documentário “A Jornada da Heroína”, na

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de violência doméstica
Durante patrulhamento pela região central na noite do último domingo (23), os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com o auxílio do Centro de Operações Inteligentes (COI), observaram ocorrência de violência doméstica. Ao chegarem ao local, a equipe foi informada de que o indivíduo encontrava-se divorciado da esposa e