Pesquisar No Site
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano.

#PraTodosVerem: Foto aérea de piscina suja em residência abandonada (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados para verificar a situação. Quando identificados criadouros, os moradores recebem orientações para eliminar os focos e manter a limpeza. No caso de descumprimento, é emitido um auto de infração, com 10 dias para regularização. Persistindo a irregularidade, o imóvel pode ser multado entre 50 e 1.000 VRM, com valores que ultrapassam R$ 4 mil.
Até o momento, em 2024, foram emitidos 74 autos de infração, 57 multas, 19 advertências e 144 termos de orientação. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guilherme Garrido, a prioridade é conscientizar a população sobre a necessidade de manter os ambientes limpos, garantindo a saúde das famílias e da comunidade.
Os números de dengue este ano em Caraguatatuba apresentam crescimento preocupante. São 13.283 casos e três óbitos, em comparação com 591 casos e nenhum óbito em 2023. Os casos de chikungunya também aumentaram, passando de um em 2023 para 33 em 2024, exigindo atenção especial da população devido às diferenças nos sintomas em relação à dengue.
A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) revelou um índice de 2,9%, colocando o município em situação de alerta. A região Centro-Sul apresentou o maior índice, com 4,9% (situação de risco), destacando bairros como Jardim Britânia, Praia das Palmeiras, Ponta Santa Marina, Golfinhos, Morro do Algodão e Porto Novo.
A Prefeitura intensifica ações com o uso de drones para fiscalizar imóveis abandonados, eliminação de criadouros e aplicação de inseticidas em imóveis residenciais e comerciais com casos positivos.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça a necessidade de intensificar a limpeza em períodos de chuvas e altas temperaturas, condições que favorecem a proliferação do mosquito.
Disque Dengue
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.
Veja Também Recentes
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para seleção de interessados em participar do 2º Flica – Festival Literário de Caraguatatuba, que será realizado no dia 24 de outubro (sábado), das 13h às 21h, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro. A inscrição é gratuita
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba
Na madrugada de domingo (20), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foram informados por um munícipe que circulava pelas imediações em uma motocicleta, que havia presenciado disparos de arma de fogo efetuados para o alto por um indivíduo que conduzia um Chevrolet Cruze, de cor branca, em via
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas
