Pesquisar No Site
O setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação comemora o fechamento do ano com a final da 4ª Edição do Chef Caraguá
O setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação comemora o fechamento do ano com a final da 4ª Edição do Chef Caraguá
Nesta segunda-feira, a equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação promoveu a última degustação dos três pratos que foram para a final do concurso Chef Caraguá. A receita de hoje foi o “Pernil à La Focesi”, elaborado pelas cozinheiras, Helena Isvaldo Rodrigues Batista, Tatiane Macedo Rosa e Iracema Castilho Fernandes Moreira, da EMEF Profª Jane Urbano Focesi.
Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares, além de promover uma alimentação saudável. A receita vencedora passa a integrar o cardápio da rede municipal de ensino no próximo ano letivo.
A receita de hoje é feita com um purê de batata bem leve e temperado com o pernil bem desfiado. Acompanha salada de couve e cenoura bem raladinhas, tomate cereja, arroz e feijão.
Antes de chegar neste prato específico, as cozinheiras desenvolveram três pratos, que foram submetidos à equipe gestora da unidade escolar. Daí ganhou o “Pernil à La Focesi”, nome escolhido para homenagear a escola.
O resultado final será divulgado no dia 30, deste mês, em cerimônia no anfiteatro da Fundacc do Centro, às 8 horas. O evento contará com sorteio de brindes para todas as cozinheiras participantes.
Receberão premiação em dinheiro e troféu pela participação as cozinheiras responsáveis pelas três melhores receitas classificadas pela comissão julgadora e avaliadas pelos estudantes.
Diversas ações durante o ano
Além da competição, a equipe do setor de Alimentação Escolar promoveu várias atividades voltadas ao bem-estar das crianças e estudantes da rede municipal.
Uma delas foi o Projeto Caraguá + Saudável (Educação Nutricional), voltados aos 1.335 estudantes dos 2º anos, do Ensino Fundamental. Essa proposta tem o objetivo de promover, entre as crianças, o conhecimento sobre o que é uma alimentação saudável e conscientizá-las a respeito das consequências de uma alimentação inadequada e os riscos que o sobrepeso e a obesidade podem trazer à saúde. Também foi elaborado um folder informativo, distribuído aos estudantes que passaram pelo projeto.
O setor de Alimentação Escolar atende ainda por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba), a Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente – Soaproc no CEI “Golfinho Amigo”; a MEIMEI do Morro do Algodão; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Guarda-Mirim. Para todas essas unidades são enviados cardápios e alimentação escolar, seguindo assim o padrão da rede municipal.
No decorrer do ano de 2024, foram servidas um total 11.800.840 refeições, divididas em: 4.587.440 para os Centros de Educação Infantil (CEI); 1.340.400 para as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), período parcial; 5.139.200 para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), período parcial; 716.800 para as EMEF, período integral, que são a EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), EMEF Professor Luiz Silvar do Prado (Casa Branca) e EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (Tinga); além 17.000 refeições para alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os cardápios são elaborados pela equipe técnica de nutricionistas do setor, tendo como base a utilização de gêneros alimentícios in natura ou minimamente processados, respeitando as referências nutricionais necessárias ao bom desenvolvimento escolar, os hábitos alimentares e a idade das crianças e estudantes. Assim como a proibição do uso de açúcar para crianças menores de três anos que tem se cumprido e a redução do consumo de açúcar para maiores de três anos.
As referências nutricionais são calculadas cumprindo a Resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE para cobrir as necessidades nutricionais durante o período letivo, respeitando a idade das crianças e estudantes. A Rede Municipal atende crianças estudantes de 0 a 14 anos além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Como exemplos do cardápio servido nos Centros de Educação Infantil, há no café da manhã, a partir das 8h, suco de uva ou de laranja ou leite integral com cacau 100%, com biscoito de polvilho ou pão com manteiga. No almoço, às 10h30, no menu há omelete com cenoura ralada, abobrinha e cheiro verde; ou frango com abóbora e brócolis; pernil com mandioca; frango com abobrinha; escondidinho de carne moída com purê de batata; sempre acompanhados pelo arroz com feijão. Para sobremesa há variedade de frutas dependendo do dia da semana: mamão, laranja, maçã e banana. O lanche da tarde, servido às 13h, segue a diretriz alimentar do café da manhã; e o jantar, às 15h30, com as variedades do cardápio do almoço.
Nas EMEIs, EMEFs o café da manhã é às 9h, com leite integral com flocos de milho, sem açúcar; ou leite integral com café adoçado 7% e pão com manteiga; ou suco de laranja integral com biscoito polvilho ou pão com manteiga ou pipoca. O almoço, às 11h e o jantar às 16hh30, tem alternância de omelete com cenoura ralada abobrinha cheiro verde, arroz e feijão, franco com abóbora e brócolis, tomate, arroz feijão, pernil mandioca cheiro verde óleo, arroz feijão salada de repolho com cenoura, macarronada com carne moída, polpa de tomate, cenoura salada alface e tomate. Estrogonofe de frango, arroz feijão e batata temperada. De sobremesa geralmente é servida uma fruta. Aos estudantes da EJA é servido o jantar com cardápio similar ao oferecido aos estudantes das EMEFs.
A equipe do setor de Alimentação Escolar é composta pelas nutricionistas, Andrea Musiejko, Andréia Gonçalves Romão e Fernanda Nunes Pereira; as técnicas, Karina Tavares Magalhães e Rafaela de Almeida Souza; o chefe de setor, José Maria Pereira da Silva; e o supervisor Luís Ângelo de Castro. Compõe o suporte da alimentação das crianças e estudantes as nutricionistas da empresa Verdemais, responsáveis pelas cozinheiras das unidades escolares, Erika Faria Juliana Maria Bruniera Fonseca e Giovana Marchi.
Para o supervisor da Alimentação Escolar, Luiz Ângelo de Castro, a rede municipal de ensino de Ensino de Caraguatatuba compromete-se com uma alimentação de qualidade para todos, uma vez que a alimentação escolar está além do direito assegurado.
“Acredito que a alimentação proporcionada, hoje, tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e estudantes, influenciando diretamente na saúde, aprendizagem e desempenho escolar”, afirmou Castro.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também
Prefeitura de Caraguatatuba orienta quiosques para garantir organização e boas práticas na temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou nesta semana uma ação preventiva nos quiosques da cidade para orientar os comerciantes sobre boas práticas e procedimentos durante a temporada de verão. Fiscais estão visitando os estabelecimentos e reforçando orientações sobre horários de funcionamento, limpeza diária das praias
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Centro de Atendimento do Poço da Anta
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba finalizou a revitalização do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis na última quinta-feira (14/11), no bairro Poço da Anta, na região Sul do município. O espaço comunitário foi entregue pelo prefeito
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição