Pesquisar No Site

Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares

Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares

O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à sala de dança do Polo Cultural.

Bueno foi professora de dança da Fundacc por 13 anos, com turmas de baby class, ballet infantil, jazz infantil e juvenil, onde montou dois grupos de dança para competição, Corpus Dance e Korpinhos Dance.

Credenciada pelo conselho regional de educação física, ministrada em dança, atuou como bailarina no corpo de baile em São Sebastião, onde participou de várias competições e vitórias. Também trabalhou na academia Studio D como auxiliar de dança e por por 12 anos  na academia Linha d’água como professora de baby class, ballet e jazz infantil.

“Sou totalmente grata pela trajetória que tive na Fundacc por todos esses anos com tudo que aprendi e com tudo que ensinei.

Sou mais grata ainda por ter alunos que até hoje ainda fazem parte dessa fundação e melhor ainda, atuando como professores e coreógrafos. Para mim é uma imensa honra receber essa homenagem, gratidão a todos”, enfatizou a professora.

Como forma de homenagear e recordar o período, os 11 alunos que fizeram parte desses grupos de competição da professora Carla, fizeram um pocket com alguns trabalhos coreografados por ela, dando ênfase à  geração passada das oficinas culturais. Na sequência, a Escola de Bailados apresentou a coreografia Voo Livre, de Junior Silva, simbolizando essa nova geração de bailarinos.

Ainda estão previstas até o final de 2024 mais duas homenagens, à bailarina e coreógrafa Cristina Neves, ex-diretora do Corpo de Baile de Caraguatatuba e coordenadora da área de dança da Fundacc por 19 anos e à professora de dança do ventre e dança cigana, Suely Loyola (in memorian).

“Fazer esse intercâmbio de gerações foi muito gratificante para todos. Mostrar o quanto a dança é referência no município e o quanto somos gratos a todos os fazedores de cultura que fizeram parte de nossa história. Homenagear essas três figuras da dança do nosso município nada mais é do que representar a leveza, a beleza e garra que essas mulheres representam na dança, deixando um legado de respeito e admiração. Sou muito grato por ter sido cria dessas mulheres, uma me despertou a paixão pela dança e outra que me colocou no caminho da profissionalização. Hoje sou o que sou graças a elas. Muito obrigado. Caraguatatuba reverencia vocês”, afirmou o bailarino e coreógrafo Junior Silva, assessor técnico de dança da Fundacc.

Obra “Pele”

Na ocasião, também foi apresentada ao público, a obra “Pele” realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Caraguatatuba.

Com os intérpretes Carol Moreira e Davi Silva, coreografia Carol Moreira e Davi Silva e textos e adaptações de Davi Silva, “Pele” é uma obra autoral que utiliza a dança como linguagem central para explorar as complexas questões de identidade e as camadas sociais que moldam os indivíduos.

Através da metáfora da pele, o espetáculo investiga como as pessoas são frequentemente definidas por características externas, como origem étnica, gênero, idade e outras marcas impostas pela sociedade.

Combinando elementos do teatro de rua e das danças urbanas, os intérpretes alternam entre vestir e despir camadas simbólicas, revelando a verdadeira essência por trás das aparências. A cada movimento, a performance desafia os estereótipos e questiona as normas sociais, oferecendo ao público uma experiência cultural profunda e instigante. Pele não apenas provoca uma reflexão sobre os rótulos impostos, mas também convida a uma vivência visceral da autenticidade e da liberdade do ser humano.

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo para cadastro reserva em cinco cargos
Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo para cadastro reserva em cinco cargos

O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abriu processo seletivo para formação de cadastro reserva em cinco áreas profissionais. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis exclusivamente pela internet, de quarta-feira a sexta-feira (10 a 12/12) por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/12/2025
Palestra Dialogada debate cultura e ações climáticas nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
Palestra Dialogada debate cultura e ações climáticas nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun

Segue nesta quarta-feira (19), das 18h às 20h, na Videoteca Lúcio Braun, o ciclo de Palestras Dialogadas: Cultura no Coração da Ação Climática – uma produção do Ponto de Cultura Ali Arte, realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A iniciativa reconhece a cultura como um direito fundamental

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/11/2025
XV de Caraguatatuba/Secer disputa final da Copa Ouro sub-20 nesta quarta-feira (26)
XV de Caraguatatuba/Secer disputa final da Copa Ouro sub-20 nesta quarta-feira (26)

O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer disputa a grande final da Copa Ouro Sub-20 – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF) na quarta-feira (26), no estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, em Itaquaquecetuba, às 10h, contra o C.A. Lemense. A campanha do E.C. XV de Caraguatatuba/Secer tem a derrota de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/11/2025
Macc abre exposição “Do papel à arte”, de Maurici Caruso
Macc abre exposição “Do papel à arte”, de Maurici Caruso

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a mostra “Do papel à arte”, o universo criativo do artista plástico Maurici Caruso, reconhecido por transformar papel em esculturas expressivas e cheias de vida. A abertura será no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 18h30 e a entrada é gratuita. A visitação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/11/2025
Corpo de Baile de Caraguatatuba: Edital para seleção de jovens bailarinos está com inscrições abertas
Corpo de Baile de Caraguatatuba: Edital para seleção de jovens bailarinos está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 8 de dezembro (segunda-feira), as inscrições para bailarinos interessados em integrar o Corpo de Baile de Caraguatatuba. O projeto de formação técnica e artística, criado e mantido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba(Fundacc), tem como objetivo capacitar intérpretes da dança, oferecendo profissionalização por meio de aulas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/12/2025